Sismos Portugal 2019



fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
A atividade sísmica na ilha de São Miguel está a decrescer, refere Rui Marques, presidente do CIVISA.

Segundo declarações ao jornal Açoriano Oriental, Rui Marques, explica que, desde ontem (terça-feira) que o CIVISA tem registado um ligeiro incremento da atividade sísmica no setor central da ilha de São Miguel, “mais precisamente no flanco este do vulcão do fogo”.

“Este aumento da atividade que se registou de forma ligeira teve um tendência crescente, tendo atingido um pico entre as 19 horas de ontem e a 1 hora da manhã de quarta-feira, desde então estamos com uma tendência decrescente”, frisou Rui Marques.
https://www.acorianooriental.pt/noticia/atividade-sismica-na-ilha-sao-miguel-a-decrescer-298665

O Secretário Regional da Saúde deslocou-se, ao início da manhã de hoje, ao Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em Ponta Delgada, para se inteirar da evolução da atividade sísmica que tem sido registada na zona central da ilha de São Miguel.

Rui Luís assegurou que o Governo dos Açores está a acompanhar desde a primeira hora esta situação, através de 'briefings' periódicos entre o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA.

No âmbito deste acompanhamento, as câmaras municipais, os serviços municipais de Proteção Civil e as corporações de bombeiros estão também notificados para o acompanhamento desta atividade sísmica, adiantou o Secretário Regional, que apelou à população para que se mantenha informada e siga os conselhos de segurança do SRPCBA recomendados para estes casos.
https://www.prociv.azores.gov.pt/noticias/ver.php?id=2108

O mais relevante da notícia, é a foto, que contem a localização dos epicentros do episódio sísmico..em que a marcado a amarelo deverão ser sísmos nas últimas semanas/meses e a vermelho, sismos recentes. Só com printscreens de imagens de televisão e fotos de imprensa é que consigo saber +- o que se passa debaixo dos meus pés :buh:

Pela imagem, veem-se dois focos epicentrais, a a NE da Lagoa do Fogo e perto da Lagoa do Congro.

big1554294636.jpg


Esta "Crise" zona do Congro srá de Origem tectónica ou magmática?
Sem acesso a mais dados, GPS, mais dados sísmicos, monitorização de gases..acho que só se pode especular. Mas existe um componente tectónica (fronteira de placas tectónicas) muito importante naquela zona da ilha, e acredita-se que a zona foi sujeita a intrusão magmática em 2005~2007, com mais alguns períodos associados a movimentações magmáticas (deformação GPS, sismos de baixa frequência).

Quem pode responder a isso será o CIVISA, mas não acredito que tenham certeza do que seja, a zona toda é muito complexa. Uma crise de origem tectónica pode eventualmente provocar uma crise sísmica de origem magmática (rocha a fragmentar-se com a movimentação de magma), e vice versa.

É mais um episódio sísmico na zona , que provavelmente irá estabilizar daqui a uns dias..mas o curioso é que estes episódios estão localizados numa pequena zona, e com os sucessivos episódios sísmicos a ocorrer, dá que pensar, se existe algo a "fermentar" por ali...
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Esta "Crise" zona do Congro srá de Origem tectónica ou magmática?

Segundo o CIVISA, a sismicidade é origem tectónica.

Sismos em São Miguel são de origem tectónica

A zona central da ilha de São Miguel está a registar desde segunda-feira um incremento da atividade sísmica, com eventos de origem tectónica de baixa magnitude, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
“Há um aumento da atividade sísmica desde 01 de abril (segunda-feira), tendo-se registado um maior incremento desde a tarde de terça-feira, mas nas últimas horas há uma diminuição da atividade sísmica”, afirmou o presidente do CIVISA, Rui Marques, à agência Lusa.

Segundo explicou o responsável, desde o fim de segunda-feira que “há um ligeiro incremento da atividade sísmica, embora o maior incremento nesta zona central da ilha de São Miguel se tenha registado” desde o final da tarde de terça-feira.

“Os sismos estão associados a esta zona do maciço vulcânico central da ilha de São Miguel, o vulcão do Fogo, mas a assinatura que têm é de origem tectónica”, referiu ainda Rui Marques, sinalizando que na manhã de hoje “os valores da sismicidade estão ligeiramente acima dos valores normais”.

Até ao momento foram sentidos cinco sismos pela população, mas de baixa magnitude, o último dos quais às 05:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de hoje.

O vulcão do Fogo é uma das zonas consideradas mais ativas a nível de sismicidade do arquipélago dos Açores.

“Nos últimos anos, o vulcão tem tido um maior número de crises sísmicas e de incremento de atividade do que as restantes zonas”, lembrou ainda o presidente do CIVISA, admitindo também que, “face ao padrão de sismicidade que se está a registar, a probabilidade de haver um novo sismo sentido pela população é elevada”.

Ainda assim, adiantou, “a registar-se algum sismo sentido pela população, e dentro deste padrão, deverá ser um sismo de baixa magnitude”.

Rui Marques indicou ainda à Lusa que “o sismo de maior magnitude até ao momento foi de 2,8” na escala de Richter e explicou que grande parte destes eventos são sentidos dada a sua “proximidade às zonas urbanas”.

O secretário regional da Saúde deslocou-se, ao início da manhã de hoje, ao CIVISA, em Ponta Delgada, “para se inteirar da evolução da atividade sísmica que tem sido registada na zona central da ilha de São Miguel”, segundo informou o executivo açoriano.

Rui Luís, citado numa nota enviada pelo Governo açoriano, refere que o executivo “está a acompanhar desde a primeira hora esta situação, através de ‘briefings’ periódicos entre o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA”.

“As câmaras municipais, os serviços municipais de Proteção Civil e as corporações de bombeiros estão também notificados para o acompanhamento desta atividade sísmica”, acrescentou o governante, apelando à população para que se mantenha informada e siga os conselhos de segurança do SRPCBA recomendados para estes casos.


lUSA
https://www.azorestoday.com/2019/04...R6Qjiyh68-apvWEq-ZVKAQ4#.XKTMWaUJ318.facebook
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,009
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Agora foi para os lados dos Mosteiros ... Pelos vistos temos animação em vários pontos da falha o que confirma a natureza tectónica dos eventos ...

04-04-2019 15:55
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 14:53 (hora local = hora UTC), do dia 4 de abril foi registado um evento com magnitude 3,3 (Richter) e epicentro a cerca de 16 km a NW de Mosteiros, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Mosteiros e Pilar da Bretanha, concelho de Ponta Delgada.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,009
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Este foi grandinho ...

6-04-2019 09:45

S. Miguel

Sismo sentido na ilha de S. Miguel

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 07: 54 (hora local = hora UTC), do dia 6 de abril foi registado um evento com magnitude 4,3 (Richter) e epicentro a cerca de 13 km a ENE dos ilhéus das Formigas, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) na Povoação (concelho da Povoação). O evento foi ainda sentido com intensidade IV em Ribeira Quente e Faial da Terra (concelho da Povoação), e em Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo), III/IV em Água Retorta e nas Furnas (concelho da Povoação), e nos Fenais da Ajuda e na Maia (concelho da Ribeira Grande), III na Salga (concelho do Nordeste), em S. Brás, Porto Formoso e em Conceição (concelho da Ribeira Grande). O sismo foi também sentido com intensidade II na freguesia de Santo Espírito, ilha de Santa Maria.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.




Fontes

IVAR/CIVISA
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,009
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Mais um ...

06-04-2019 17:00

S. Miguel

Sismo sentido na ilha de S. Miguel

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 16:17h (hora local = hora UTC), do dia 6 de abril foi registado um evento com magnitude 3,7 (Richter) e epicentro a cerca de 17 km a WNW da freguesia dos Mosteiros, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Pilar da Bretanha (concelho e Ponta Delgada). O evento foi ainda sentido com intensidade:
  • III em Mosteiros, Ginetes e Candelária (concelho de Ponta Delgada);
  • II em Feteiras (concelho de Ponta Delgada);
  • II em Rabo de Peixe (concelho de Ribeira Grande).
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes


IVAR/CIVISA
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Tem ocorrido alguma actividade sísmica na zona Oeste do Faial, só na última semana ocorreram mais de 40 sismos >Ml2.0.
Nenhum sismo foi sentido.

wfaial.png


Esta zona 40km Oeste do Faial é palco de alguns períodos de maior sismicidade, com dezenas/centenas de sismos ocorridos no espaço de semanas, sendo que poderão ocorrer alguns sentidos, com magnitude a rondar 3/4.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
acho estranho esta noticia agora, pois isto já tinha sido identificado antes
http://idl.campus.ciencias.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2016/09/Duarte-et-al-2013.pdf de 2013

Tb tinha ficado com a impressão que já se tinha falado numa zona de subducção na zona do sismo de 1755..

Notícia em inglês..
https://www.nationalgeographic.com/...1P8ytX757U3r--YBf98sczuJ_qpUiTOEqu1-KYbCuhTh0

Entretanto a actividade a Oeste do Faial, teve hoje outro pico, com cerca de 10 sismos >Ml2.0..totalizando em 67 sismos nos últimos 30 dias.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,009
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
13-05-2019 00:20
Faial
Sismo sentido na ilha do Faial
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 23:48 (hora local = hora UTC), do dia 12 de maio foi registado um evento com magnitude 3,5 (Richter) e epicentro a cerca de 31 km a W do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) na Praia do Norte (concelho da Horta).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,009
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
15-05-2019 22:45
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 21:19 (hora local = hora UTC), do dia 15 de maio foi registado um evento com magnitude 3,1 (Richter) e epicentro a cerca de 31 km a NW dos ilhéus das Formigas.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Povoação, Faial da Terra e Água Retorta, concelho da Povoação, ilha de S. Miguel.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
A actividade sísmica a W (Oeste) Faial continua desde meados de Abril, com mais de 200 sismos >M2.0, mas sem um pico definido, ocorre sempre meia dúzia de sismos por dia.

Mas esta zona nos últimos 15 anos já teve vários períodos de maior actividade, sendo 2015 um dos mais significativos.
faial.png

2003-2018
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Alguém sentiu? Não sei se foi impressão minha ( provavelmente sim) mas por breves segundos, e a essa hora, senti uma ( muito ligeira e quase imperceptível) vibração no chão aqui em minha casa no Porto, coisa de uns 7/8 segundos :unsure:

2019-06-03.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
https://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=769421

Magnitude ML 3.7
Region WEST OF GIBRALTAR
Date time 2019-06-03 18:16:00.0 UTC
Location 35.75 N ; 9.85 W
Depth 4 km
Distances 315 km NW of Casablanca, Morocco / pop: 3,145,000 / local time: 18:16:00.0 2019-06-03
222 km SW of Faro, Portugal / pop: 41,400 / local time: 19:16:00.0 2019-06-03
162 km SW of Sagres, Portugal / pop: 2,000 / local time: 19:16:00.0 2019-06-03

Com esta intensidade, não deve ter sido sentido.