Seguimento Meteorológico Livre 2019

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
barragem do Pego do Altar, hoje.

já a vi bem pior, mas o ano passado por esta altura estava bem melhor.

i-Papv-Nx-NQIC9nm-Ma09-Celg.jpg

Há um tópico para o seguimento dos Rios e Albufeiras, sugiro que posts lá esta informação para não ficar aqui dispersa no Livre. ;)


https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-rios-e-albufeiras-2019.9926/pagina-2
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
O Fábio alguma vez fez parte deste fórum? Com que nick?

Eu acho que ele faz um bom trabalho, tem é o problema de ser pessimista demais. Isso acontece com muitos membros daqui também.


O Fábio foi membro do MeteoPT durante algum tempo, tinha o nick de Meteofelgueiras, depois penso que mudou para outro. O problema dele é que era demasiado impulsivo e lidava mal quando era chamado a atenção, penso que foi isso que o levou a afastar-se do MeteoPT. Eu sigo a página dele (Luso Meteo) é bastante ponderado nas interpretações que faz aos modelos e não é alarmista.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O Fábio alguma vez fez parte deste fórum? Com que nick?

Eu acho que ele faz um bom trabalho, tem é o problema de ser pessimista demais. Isso acontece com muitos membros daqui também.

Boas , desculpa mas só vi a tua pergunta agora, é já vi que o @MSantos já te respondeu! Mas sim , o Fábio já fez parte desta casa, como grande parte dos "mentores" das páginas sobre meteorologia que andam por ai nas redes sociais, no qual eu não sigo nenhuma, porque não uso as mesmas! Mas respeitando o caminho de cada um, acho que grande parte deles fazem falta a esta casa, cada um à sua maneira, claro, não é só o Fabio! Agora quem cospe no prato onde já comeu e aprendeu já não faz cá falta nenhuma! :unsure:

Grande mudanças nos modelos em tão pouco tempo...
Ontem muito calor . E tempo seco .. Hoje voltou a retirar o calor e dar tempo mais fresco e instavel
´

É verdade, e vamos aguardar pelas próximas saídas , mas a coisa parece querer animar outra vez no inicio da próxima semana, depois de um fim de semana de Primavera ;)


GFS vs ECM ! Cenários diferentes, mas qualquer um interessante de ver os próximos desenvolvimentos, o primeiro a beneficiar bastante o Sul, o segundo os suspeitos do costume! ;) O importante é ir aparecendo cartas que mantenham esta possibilidade viva!

HCsm9Le.gif


oodl8Tn.gif
 
Última edição:

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Não sei se esse comentário era para mim, deduzo que não porque aqui ninguém ofendeu ou teve discursos tóxicos sobre ele. Noto sim , que em certas previsões dele, são um pouco pessimistas demais e isto é só a minha opinião.

Digo-te mais, apesar dele ser um pouco pessimista, é a página de Meteorologia amadora que mais sigo as previsões, porque acho que é dos melhores que andam por aí.
De maneira nenhuma, o comentário não é específico para ninguém, só desejo que o fórum funcione de forma mais harmoniosa possível ;)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,052
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
E pronto... Tanto o GFS como o ECMWF cortaram a precipitação para a próxima semana, apesar de o GFS ter cortado muito mais precipitação que o ECMWF.

Neste momento, parece-me que a chuva da próxima semana deverá afetar sobretudo a parte noroeste da Península Ibérica. No sul pouco deverá chover.

Contudo, a Charneca quase sempre surpreende. Já foram várias as vezes em que os registos de precipitação foram bem maiores que os do resto da Margem Sul, e apenas abaixo dos valores registados na Serra de Sintra/Costa Oeste. :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Creio que as previsões estão a ficar muito interessantes para terça e quarta isto depois das chuvas do inicio do mês terem tido um efeito nulo.
Olhando as previsões esperam se aguaceiros fortes e trovoadas entre terça e quinta feira.
Esta previsão poderá ajudar claramente a encher as barragens dado que estão previstos 70 a 80 mm para a região do interior.
Fantástico !
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
gJUU10E.png

4nC94M3.png


O anticiclone está bastante móvel neste mês. Isto tem acontecido com alguma frequência nos últimos anos.

TaRlHTq.png


Incerto se o padrão continuará relativamente favorável para o continente:

anim_egj3.gif


Relativamente ao mês que vem...

uoNPdIY.gif


... não é aconselhável depender de um só modelo, especialmente a grande distância temporal. Basta ver o que aconteceu com o atual mês:

sYduiMe.gif
 
Última edição: