Coleccionadores de Meteoritos



Registo
15 Out 2018
Mensagens
2
Local
Gaeiras
Boa noite,

Tenho um pedaço de metal que chegou do Brasil ou do Zimbabwe (penso que na altura estávamos a receber açúcar do Brasil). Esse pedaço de metal é estranho é ligeiramente magnético, mas não enferruja. Tem uma espécie de nódulo de matéria carbonizada que não faço ideia o que seja. É denso e tem as seguintes características: 33 mm de espessura; 66 mm largura; 97 mm comprimento; e peso 602 gr.

Deixo 3 fotos em PDF com dois tipos de luz.
Cumps
 

Attachments

  • Meteorito PDF.pdf
    389.2 KB · Visto: 94
Registo
15 Out 2018
Mensagens
2
Local
Gaeiras
Ola JDC e os outros,

Como ninguem respondeu, tento outra vez... Eu sou o primeiro (e unico) colecionador certificado IMCA do país e queria encontrar outros colecionadores do país para conversar, vendas ou trocas...
Não hesitem a contactar-me.

Cumprimentos

Fabrice

Boa noite Frabrice,

Tenho um pedaço de metal que chegou do Brasil ou do Zimbabwe (mas na altura estávamos a receber açúcar do Brasil). Esse pedaço de metal é estranho e é ligeiramente magnético, mas não enferruja. Tem uma espécie de nódulo de matéria carbonizada que não faço ideia o que seja. É denso e tem as seguintes características: 33 mm de espessura; 66 mm largura; 97 mm comprimento; e peso 602 gr.

Eu penso que seja um meteorito, mas não tenho a certeza. O aspecto não é o original, penso que está assim por ter passado pelo processo de obtenção de açúcar...

Deixo 3 fotos em PDF com dois tipos de luz.

Cumps

Mário
 

Attachments

  • Meteorito PDF.pdf
    389.2 KB · Visto: 101
Registo
31 Mar 2019
Mensagens
1
Local
Anadia
boas, a muito tempo ao entrar numa vinha deparei com umas pedras estranas iguais ou parecidas com a foto de cima, .pretas vidradas ferrosas como se estivessem a derreter, nesse terreno penso que até tem mais, eu trouxe uma ou duas para casa, onde devo analisar?
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
são meteoritos ferrosos se tiver um magneto pode testar, pois são muito atraídos, os carboniferos são mais raros e difíceis de identificar, pode por um objecto tipo uma moeda para se ter noção do tamanho, alguns podem atingir valores muito simpáticos
 

artlou

Cirrus
Registo
11 Abr 2019
Mensagens
3
Local
vila real
Bom Dia, encontrei este artigo, enterrado a 30cm de profundidade. com dimensões: 9cm comprimento, 6cm largura, e 3cm altura. Pesa 210g e é atraído por íman. quando o desenterrei tinha uma capa muito espessa de ferrugem, pelo que estava enterrado há muito tempo. posso também dizer que no local do achado mais ou menos a mesma profundidade (25 a 30cm) se encontram vestígios da época de D. João V, a partir do ano 1700.
Alguém me sabe dizer se será um meteorito(sidetito)? Não faço colecção, pelo que se tiver valor será para venda.
alguem me pode ajudar? Obrigado
 

Attachments

  • meteorito.pdf
    1.5 MB · Visto: 123

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Bom Dia, encontrei este artigo, enterrado a 30cm de profundidade. com dimensões: 9cm comprimento, 6cm largura, e 3cm altura. Pesa 210g e é atraído por íman. quando o desenterrei tinha uma capa muito espessa de ferrugem, pelo que estava enterrado há muito tempo. posso também dizer que no local do achado mais ou menos a mesma profundidade (25 a 30cm) se encontram vestígios da época de D. João V, a partir do ano 1700.
Alguém me sabe dizer se será um meteorito(sidetito)? Não faço colecção, pelo que se tiver valor será para venda.
alguem me pode ajudar? Obrigado
é sem duvida um meteorito cá para nós off record foi com detector de metais certo? é do tipo ferroso como já disse são os mais comuns ainda assim podem dar uns cobres como já disse se fosse carbonífero teria aí um belo achado mas esses não aparecem nos detectores
 

artlou

Cirrus
Registo
11 Abr 2019
Mensagens
3
Local
vila real
é sem duvida um meteorito cá para nós off record foi com detector de metais certo? é do tipo ferroso como já disse são os mais comuns ainda assim podem dar uns cobres como já disse se fosse carbonífero teria aí um belo achado mas esses não aparecem nos detectores


nao foi com detetor, foi a plantar um olival. mas ja algumas pessoas da aldeia encontraram moedas de d.joao a esta profundidade, pelo que sendo meteorito sera posterior a 1700. também me parece meteorito mas como sao encontrados artefactos da epoca de d.joao nao podera ser algum tipo de fundiçao falhada da epoca? sendo meteorito com este aspeto e peso quanto vale?
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
nao foi com detetor, foi a plantar um olival. mas ja algumas pessoas da aldeia encontraram moedas de d.joao a esta profundidade, pelo que sendo meteorito sera posterior a 1700. também me parece meteorito mas como sao encontrados artefactos da epoca de d.joao nao podera ser algum tipo de fundiçao falhada da epoca? sendo meteorito com este aspeto e peso quanto vale?
pela cor não será antigo e não se esqueça que podem se enterrar ao chocar com o solo, pois do que sei a escoria não possui essa aparência do que sei 4€ por grama