Seguimento Litoral Centro - Abril 2019



TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Chuva torrencial agora!
Na minha opinião, é importante saber-se a definição de chuva fraca, moderada, forte e muito forte/torrencial:
Intensidade de precipitação é classificada de acordo com a taxa de precipitação:[10]

  • Chuva fraca: quando a taxa é inferior a 5 milímetros por hora (mm/h);
  • Chuva moderada: quando taxa está entre 5 e 25 mm/h;
  • Chuva forte: quando taxa está entre 25 e 50 mm/h;
  • Chuva muito forte: quando taxa é igual ou superior a 50 mm/h.
Fonte

Tendo em conta as imagens de radar, nessa zona no máximo choveu/está a chover moderado. :)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Chuva torrencial agora!
Na minha opinião, é importante saber-se a definição de chuva fraca, moderada, forte e muito forte/torrencial:

Fonte

Tendo em conta as imagens de radar, nessa zona no máximo choveu/está a chover moderado. :)
Essa é a tua tua opinião! Estás cá para ver por acaso? Mas porra é esta? Que é tu para estar a duvidar do que estou a dizer? :mad:
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Chuva torrencial agora!

Essa é a tua tua opinião! Estás cá para ver por acaso? Mas porra é esta? Que é tu para estar a duvidar do que estou a dizer? :mad:
Não é a minha opinião...
Tens aqui outra fonte (IPMA):
b) aguaceiros de chuva

  1. fracos, para valores menores 2 mm/h
  2. moderados, para valores compreendidos entre 2 mm/h e 10 mm/h
  3. fortes, para valores compreendidos entre 10 mm/h e 50 mm/h
  4. violentos, para valores acima de 50 mm/h
Apesar das diferentes definições há um consenso de que chuva torrencial corresponde a um rainrate ≥ 50 mm/h. Na tua zona chegou aos 10/15 mm/h no máximo, isto tendo o radar como fonte.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não é a minha opinião...
Tens aqui outra fonte (IPMA):

Apesar das diferentes definições há um consenso de que chuva torrencial corresponde a um rainrate ≥ 50 mm/h. Na tua zona chegou aos 20 mm/h no máximo, isto tendo o radar como fonte.
Eu não estou a por em causa os valores de rain rate, como é óbvio, mas não tens o direito de por em causa o que estou a reportar! Não estás cá para ver!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde,
Por aqui o acumulado segue muito abaixo do esperado. A minha estação segue com um acumulado de 7,1 mm e outras estações aqui na Península acumulam menos de 5 mm. Espero mesmo que o @Ricardo Carvalho tenha razão, e que esta frente seja apenas o início de uma série delas. :)

Nada disso, tens toda a razão amigo! Acumulados bem abaixo dos previsto, a montanha pariu um rato e grande parte da precipitação ficou no mar, como foi inicialmente modelado! Resta esperar que o pós-frontal salve a coisa ;)
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Forte chuvada agora, por aqui! :rain:

Para variar, no radar, não se nota nada, dir-se-ia chuva fraca :buh:
jfK0jKX.jpg

----
Boas!
Por cá o céu mantém-se bastante nublado mas não chove. Os aguaceiros deverão aumentar de frequência e intensidade à noite.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bem até agora, que fiasco... Como tantos outros, ultimamente...

Ainda não cheguei a casa, vento pelo que a estação reporta há com fartura, mas chuva que e boa, apenas 8.6 mm, para uns 13.8 mm previstos agora... Ainda se vê algo no radar, mas vamos ver...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk