Seguimento Meteorológico Livre 2019

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
É interessante o pequeno vórtice ao largo da costa por trás da frente... sat24

tm3LFd3.png

Bem visto Luis, curiosa formação! ;)
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Obrigado Tonton pelas tuas palavras !
Estou por Monchique e depois irei Beja
Está chover ! Nevoeiro !

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk

Levas ao Sul a chuva e levas o medronho para o Norte! hehehe :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Nós não podemos ter grandes expectativas... Já "nuestros hermanos" ali da costa leste bem podem ir à dechatlon comprar um caiaque :D

Já só estou à espera dos comentários do nosso colega PEK!

Vê lá se trazes as tuas amigas. :D Sem elas, nada feito. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Eu não estou a por em causa os valores de rain rate, como é óbvio, mas não tens o direito de por em causa o que estou a reportar! Não estás cá para ver!
Então pões em causa o radar do ipma?
Por essa hora passava um eco verde claro (8/10 mm/h de rainrate):
45UqCTj.jpg

Chuva torrencial corresponde a um eco laranja/vermelho (>50 mm/h):
KRjQ6WV.jpg

Não é uma questão de duvidar mas pensa na possibilidade de teres os conceitos errados. Existem fatores que podem iludir-nos, por exemplo, o vento pode dar a noção errada de que está a chover muito forte.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Já só estou à espera dos comentários do nosso colega PEK!
"els Nostres Hermans" vão ter mesmo que comprar um caiaque. Estão previstos acumulados estupefactos em apenas uns dias. :w00t:
Em Alcoi, por exemplo, estão previstos 286,4 mm para os próximos 4 dias. É mesmo alucinante. Vários meses de secura e depois... isto! Imaginem se isto acontecesse em Lisboa? Ia tudo por água abaixo, literalmente! :scared:
gfs.php
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
"els Nostres Hermans" vão ter mesmo que comprar um caiaque. Estão previstos acumulados estupefactos em apenas uns dias. :w00t:
Em Alcoi, por exemplo, estão previstos 286,4 mm para os próximos 4 dias. É mesmo alucinante. Vários meses de secura e depois... isto! Imaginem se isto acontecesse em Lisboa? Ia tudo por água abaixo, literalmente! :scared:
gfs.php


Realmente muito preocupante aquilo que poderá acontecer nessa região espanhola nós próximos dias , contudo ainda no final do ano passado passaram por uma situação semelhante , e tudo correu relativamente bem ;) Evento designado como gota fria ! Existem zonas onde o acumulados podem chegar aos 300mm em apenas 3 a 4 dias :shocking: Caso para dizer, uns com tanto, e outros com tão pouco :unsure:.

O9YRUvk.gif
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Creio que a seca nessa zona já foi mitigada no último Outono. Agora levam com mais uma boa rega. No geral o Mediterrâneo foi bem abastecido,
só o sudoeste e interior Peninsular continua à espera do dia "D" ;)

Esses valores aqui eram um desastre, lá são perfeitamente normais! Os espanhóis diga-se o que se disser aprendem com os erros, nós não. No geral são uma sociedade mais evoluída;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Cesar

Nimbostratus
Registo
21 Nov 2016
Mensagens
1,329
Local
Aguiar da Beira
Já alguns dias que o ipma deixou de usar as cartas principais antes de usar as das análises frontais, será nova forma de mostrar essas informações ou é alguma avaria?
E já agora boa Páscoa pessoal.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Oh Algarvio tu é que tinhas umas amigas daquelas que se poêm na praia em valentes poses:D Este tempo é que não come nem deixa comer :lmao:

Afinal, as tuas amigas sempre vieram. :huhlmao:As minhas têm que esperar melhores dias.:D

Creio que a seca nessa zona já foi mitigada no último Outono. Agora levam com mais uma boa rega. No geral o Mediterrâneo foi bem abastecido,
só o sudoeste e interior Peninsular continua à espera do dia "D" ;)

Esses valores aqui eram um desastre, lá são perfeitamente normais! Os espanhóis diga-se o que se disser aprendem com os erros, nós não. No geral são uma sociedade mais evoluída;)

Esses valores no Algarve seriam um desastre, nem é preciso tanto, basta chover o que choveu a 13 de Outubro de 1989, agora para termos um belo cenário. Será que Albufeira já está preparada para algo semelhante ao 1 de Novembro de 2015, na volta está tudo na mesma.

De facto, só o Algarve e a Andaluzia Ocidental ficaram de fora, do Outono torrencial, um dia vai calhar a nós, quando menos esperarmos.