Seguimento Europa - 2019

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Somosierra (Madrid). Auto-estrada A-1

D3ZKZ8XUwAEEh4f.jpg






P.S.:
 
Última edição:


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Lá por casa acumulou hoje 4,3 mm, elevando o total do evento para os 20,3 mm.

Aqui por Granada, Espanha, chove, chove, chove, chove, chove, chove... :sono: Desde as 20:00 espanholas (19:00 em Portugal) que não pára de chover. O acumulado deve rondar os 50 mm, de certeza absoluta. Tinha que calhar em época de férias. :angry:

E, pelo que eu estou a ver nos modelos, esta chuva é para durar, pelo menos até à madrugada de segunda. :( A orografia é tramada! :lol:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Aqui por Granada, Espanha, chove, chove, chove, chove, chove, chove... :sono: Desde as 20:00 espanholas (19:00 em Portugal) que não pára de chover. O acumulado deve rondar os 50 mm, de certeza absoluta. Tinha que calhar em época de férias. :angry:

E, pelo que eu estou a ver nos modelos, esta chuva é para durar, pelo menos até à madrugada de segunda. :( A orografia é tramada! :lol:

E não é que continua a chover! :uau: Chuva forte e persistente desde as 20:00 de ontem. Às vezes parece que para, mas depois volta a fortificar-se.
De acordo com um nosso amigo, isto nunca é assim. Aliás, raramente chove por aqui. O acumulado anual nem deve chegar aos 250 mm. :(
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Menorca hoje. Várias trombas de água:




Aqui por Granada, Espanha, chove, chove, chove, chove, chove, chove... :sono: Desde as 20:00 espanholas (19:00 em Portugal) que não pára de chover. O acumulado deve rondar os 50 mm, de certeza absoluta. Tinha que calhar em época de férias. :angry:

E, pelo que eu estou a ver nos modelos, esta chuva é para durar, pelo menos até à madrugada de segunda. :( A orografia é tramada! :lol:

Sierra Nevada (Granada)


Urbión (Soria)
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Mais de Menorca





Maiorca



Festival de trombas de água esta manhã

P.S.:
E não é que continua a chover! :uau: Chuva forte e persistente desde as 20:00 de ontem. Às vezes parece que para, mas depois volta a fortificar-se.
De acordo com um nosso amigo, isto nunca é assim. Aliás, raramente chove por aqui. O acumulado anual nem deve chegar aos 250 mm. :(

Granada-Aeroporto. AEMET (567 m):................................... 365 mm (1981-2010). 76 dias de precipitação apreciável.
Granada-Albaicín. Universidade de Granada (730 m):....... 445 mm (1988-2018).
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Tripla tromba de água em Sant Pol de Mar (Barcelona)


Ciclo de vida de uma trovoada unicelular em Barcelona


Sierra Nevada (Granada)


E algumas imagens do meu amigo Álvaro García da área da minha aldeia em Madrid com a neve e a floração e foliação das zelhas (Acer monspessulanum):
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nos últimos dias tem estado um tempo fantástico aqui por Alicante, e visto que amanhã acabam-se as férias, decidi ir à zona de abrangência do @Pek, a Benidorm. E não é com surpresa que descobri isto:
in-tempo-la-torre-mas-alta-de-benidorm-se-vende-por-un-precio-base-de-93-millones.jpg

Créditos de lacritica.eu
Calma, isto não é no Dubai. Este edifício é o Intempo, o maior prédio residencial de Espanha e um dos 6 prédios nesse país a superar os 200 metros, sendo que quatro são em Madrid (todos edifícios de escritórios) e dois em Benidorm. Com que então arranha-céus num cidade de praia, aqui "tão perto" de casa... :hmm:

Esteve um tempo excelente. 19/20ºC de máxima, com sol e vento de sudeste fraco.

Entretanto segui para o Interior e fui até el Castell de Guadalest, uma aldeia típica na Cordilheira Ibérica, a 30 km de Benidorm. O caminho até lá é difícil, por estradas estreitas e cheias de curvas, mas valeu a pena. É uma aldeia parecida com Marvão, construída numa penha calcária e rodeada de rios e montanhas. Tem um castelo em ruínas e um centro histórico bem arranjando. Lá em cima, estava um pouco mais frio. 16,5ºC e vento moderado de sudeste.

el-castell-de-guadalest.jpg

Créditos do blogue Los Pueblos más bonitos de España

Na volta para a costa, ainda passámos por umas fragas, les Fonts de l'Algar. Neste caso, não gostei. Um grupo de privados apoderou-se das fontes naturais para criar uma espécie de "praia fluvial" paga, com uma cancela que fecha a horas diferentes, dependendo da época do ano. :sad:
Les-Fonts-de-lAlgar-11.jpg

Créditos de Desert Morocco Adventure

A seguir, segui caminho para la Vila Joiosa. É uma vila muito pacata, parecida com certas vilas italianas, cheia de cor nas paredes e de esplanadas em cima da praia. Já não preciso de ir a Veneza. :lol:

la-vila-joiosa-servicio-grua.jpg

Créditos de Pavapark

Infelizmente, esta zona tem imensos turistas. Qualquer sítio que se vá é pago e o acesso às praias é controlado. Já tenho saudades das praias selvagens portuguesas. Viva Portugal! :1143::lmao:

Entretanto, ao cair da noite, começaram a aproximar-se frentes de humidade a partir de Oeste. O vento rodou para noroeste e começaram a formar-se nevoeiros. Estavam à pouco 16,5ºC. :cold:
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Sevilha




Archidona (Málaga)


P.S.: Grande relato @"Charneca" Mundial. Apenas uma nota: Guadalest está localizado dentro das Cordilheiras Béticas, a Cordilheira Ibérica é mais para o norte:

- Cordilheiras Béticas
66101665ef428263ae35796d095b1603o.jpg



-Cordilheira Ibérica
d7ace49a933f074d4bb8d3819748c943o.png


Aliás, chuvas torrenciais são esperadas nesta área de Guadalest e arredores nos próximos dias.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Torrevieja (Alicante). Quase 200 mm em 24 horas


Sancti Petri (Cádiz)


Los Filabres (Almería)


Olba (Teruel)


Cidade de Alicante