Monitorização Clima de Portugal - 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
Castro Verde em dois dias registou 50 mm de precipitação provavelmente mais do que o Inverno todo.
Passei estes dias percorrendo grande parte do Alentejo ... E olhando aos relatos de alguns pensei que quase não havia água nem pastagens.
Mas olha surpresa pastagens bem altas, muitas vacas felizes, água a meio .. E uma situação perfeitamente normal.
Só com os nossos próprios olhos e que vemos por vezes a realidade ao contrário daquilo que alguns nos fazem crer.
Se a situação estiver pior só se for no interior alentejano.
O litoral algarvio é claramente o que está pior neste momento.
Mas como tem sido habitual Março e ou Abril como sempre os meses da salvação !
Eu por acaso tenho sido um daqueles que tem relatado a situação e ao mesmo tempo que o faço, publico imagens para se ter uma ideia melhor daquilo que estou a dizer, que não é nenhuma mentira.
Sim, provavelmente no interior Alentejano a situação ainda está pior, aliás, atendendo ás percentagens de água do solo, o interior no geral é a zona mais crítica e quanto mais para sul, mais generalizado é. Situação perfeitamente normal? Não acho, mas pronto, cada um com a sua opinião.
Mal de nós se em alguns locais não houvesse algumas pastagens por esta altura do ano, mas em muitos campos, principalmente aqueles que não são semeados quase que não têm erva. Quanto ás Barragens, umas estão piores que outras, a barragem do Caia terminou Março com o mesmo valor do final de fevereiro (32.1%) e é um valor que preocupa.
O mais preocupante não é agora mas sim, aquilo que teremos daqui a uns tempos, sorte é que Abril e Maio possam trazer algo diferente dos meses anteriores e oxalá que sim, pois, pelo menos a 1ª quinzena de Abril está bem encaminhada. Veremos se ameniza alguma coisa.
 
Última edição:


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,718
Local
Loures
Primeiro dia de chuva de Abril 2019.

tNpsnWC.png
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu por acaso tenho sido um daqueles que tem relatado a situação e ao mesmo tempo que o faço, publico imagens para se ter uma ideia melhor daquilo que estou a dizer, que não é nenhuma mentira.
Sim, provavelmente no interior Alentejano a situação ainda está pior, aliás, atendendo ás percentagens de água do solo, o interior no geral é a zona mais crítica e quanto mais para sul, mais generalizado é. Situação perfeitamente normal? Não acho, mas pronto, cada um com a sua opinião.
Mal de nós se em alguns locais não houvesse algumas pastagens por esta altura do ano, mas em muitos campos, principalmente aqueles que não são semeados quase que não têm erva. Quanto ás Barragens, umas estão piores que outras, a barragem do Caia terminou Março com o mesmo valor do final de fevereiro (32.1%) e é um valor que preocupa.
O mais preocupante não é agora mas sim, aquilo que teremos daqui a uns tempos, sorte é que Abril e Maio possam trazer algo diferente dos meses anteriores e oxalá que sim, pois, pelo menos a 1ª quinzena de Abril está bem encaminhada. Veremos se ameniza alguma coisa.

Esta década tem sido terrível no interior alentejano, especialmente no Baixo Alentejo. O montado morreu parcialmente na serra da Vidigueira e na zona de Almodôvar e de Castro Verde. A bacia do Sado tem estado uma desgraça. Ate no Litoral é notório o stress hídrico dos sobreiros. O último ano chuvoso foi 2011.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
Esta década tem sido terrível no interior alentejano, especialmente no Baixo Alentejo. O montado morreu parcialmente na serra da Vidigueira e na zona de Almodôvar e de Castro Verde. A bacia do Sado tem estado uma desgraça. Ate no Litoral é notório o stress hídrico dos sobreiros. O último ano chuvoso foi 2011.
Apenas um cenário idêntico a Março do ano passado colocará a situação da Região Sul na normalidade e esse cenário teria de durar um inverno inteiro. Outubro e Novembro deste ano hidrológico não foram maus, o pior foi aquilo que começou em Dezembro, como aliás, já tem sido hábito nos últimos anos. O último inverno chuvoso aqui no Alto Alentejo foi em 2014, o último ano em que a Barragem do Caia fez descargas. Até ao final do verão, muita água vai escassear, a bacia do Guadiana na generalidade não se vai mostrar numa situação muito crítica principalmente devido ao Alqueva, mas as duas barragens aqui da zona (Abrilongo e Caia) vai ficar abaixo dos 20% certamente. Tal como já disse, resta ter a esperança de que o próximo ano hidrológico não siga a regra dos anteriores.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Ao contrario do que muita gente mal informada pensa, por culpa da forma como se ensinal (mal) Geografia em Portugal no Basico, o Alentejo tem grandes contrastes paisagisticos e climaticos. Ha 2 ou 3 anos estive em Noudar, que e uma regiao ja com alguma precipitacao, uma vez que esta perto dos contrafortes da serra Morena, e fiquei impressionado com a quantidade de azinheiras doentes, ate comentei isto com os funcionarios do parque. Nao ha duvidas que isto se deve nao apenas a accao do fungo mas tambem ao stress hidrico. Tenho pena que ninguem fale disto.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Continuação de tempo quente nos próximos 6 a 8 dias, e acima da média para altura do ano, contudo Abril parece ter a sua máxima feita com 31ºc em Alcácer do Sal no dia 28, e máxima do ano até ao momento!

5sRznCD.png
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
De acordo com o IPMA, Abril foi ameno e chuvoso.

Já se torna cada vez mais raro anomalias negativas neste mês, mas eis que este ano lá deu numa:

E1B1iyj.png


Abril águas mil, felizmente visto que Março foi o que foi:

ynaRdAR.png
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
De acordo com o IPMA, Abril foi ameno e chuvoso.

Já se torna cada vez mais raro anomalias negativas neste mês, mas eis que este ano lá deu numa:

E1B1iyj.png


Abril águas mil, felizmente visto que Março foi o que foi:

ynaRdAR.png

Foi um mês normal, Abril é um mês que tem grande variabilidade climática.
Se fosse só Março, estávamos nós bem! :D Aqui pelo Sudeste do Alto Alentejo, fevereiro só não terminou com 0mm graças a uma frente que atravessou a Região Sul na madrugada de 31/1 e ao pós frontal durante o dia 1. No dia 18, houve outra frente mas dissipou-se antes de chegar a esta zona e não choveu, como em grande parte do território.
Desde o início do ano, a estação que tenho como referência tem um acumulado de 155mm. Antes de Abril tinha 71.4mm. Terrível...
Independentemente dos invernos, sempre foi um mês que deu alguma precipitação. Em 2017 foi o Abril mais seco desde que há registos e só não foi aos -100 de anomalia graças ao último dia.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Portimão não ganhou, Castro Marim é que ganhou com 33.6ºC. Está na página principal do IPMA.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ontem 37,1 graus de máxima em Alcácer.
Bateu assim os 36,6 graus na vizinha Espanha (El Granado, Huelva) também registados ontem.
Título europeu para a fornalha tuga. Lol

34,1 de máxima no Cabo Raso, sem palavras.
A estação está a 20 mts do mar, com clima característico do costa ocidental.
Foi obviamente record de Maio.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Ontem 37,1 graus de máxima em Alcácer.
Bateu assim os 36,6 graus na vizinha Espanha (El Granado, Huelva) também registados ontem.
Título europeu para a fornalha tuga. Lol

34,1 de máxima no Cabo Raso, sem palavras.
A estação está a 20 mts do mar, com clima característico do costa ocidental.
Foi obviamente record de Maio.
Já para não falar da mínima na Roca...21,6°C no extremo ocidental da Europa, senhores :lol: