Seguimento Moçambique 2019

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Já vi grupos de escuteiros a organizarem recolhas de bens que serão depois entregues à Cruz Vermelha Portuguesa. A Cruz Vermelha Portuguesa também está a aceitar donativos: Os donativos podem ser efetuados para o IBAN PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4, através do multibanco, entidade 20 999, referência 999 999 999 ou online neste site aqui. Fonte.

Certo é que muita gente poderá estar reticente em alinhar nestas campanhas depois da barraca que foi o caso dos incêndios de 2017.

Muito obrigada.
Ajudar é quase sempre um risco mas, digo eu, um risco que vale a pena correr dadas as circunstâncias.
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Outra notícia que me ficou "entalada" na garganta foi a ajuda da União Europeia... 3,5 milhões de Euros. Este valor em Portugal nem para uma pequena obra pública, como uma pequena escola primária, chega, e envia-se para um dos países mais pobres do mundo a atravessar uma das maiores calamidades ambientais de sempre um valor desses? A União Europeia como uma das maiores organizações mundiais não devia dar o exemplo? Mas alguém me consegue explicar o que é que um país como Moçambique consegue melhorar significativamente com 3,5 milhões de euros? Nem para comprar medicamentos urgentes no país é suficiente, quanto mais para melhorar saneamento e cuidados de saúde...

A UE não é a única organização a enviar ajuda. Inúmeras ONGs já estão a contribuir.

Os governos de Portugal, RU, Bélgica, Índia e EAU (por exemplo) também já se comprometeram.

É compreensível que a malta fique desejosa de enviar contentores de dinheiro mas como é habitual por aquelas andanças, mais dinheiro não significa necessariamente mais coisas feitas. Moçambique está a atravessar um período muito difícil devido à corrupção (entre outros problemas).

UE mantém suspensão do apoio ao Orçamento do Estado moçambicano
 
Última edição:

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,143
Local
Abrantes
Muito obrigada.
Ajudar é quase sempre um risco mas, digo eu, um risco que vale a pena correr dadas as circunstâncias.

Em vista da história recente Portuguesa( "um pais do 1º mundo" ) , a conclusão é :
Instala-se a corrupcção e o dinheiro nunca chega a quem precisa.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Em vista da história recente Portuguesa( "um pais do 1º mundo" ) , a conclusão é :
Instala-se a corrupcção e o dinheiro nunca chega a quem precisa.

São opiniões. No entanto, com o meu dinheiro faço o que entender melhor e, neste caso, o que entendo melhor é ajudar dentro das minhas parcas possibilidades. Ainda que não tenha dúvidas nenhumas que há quase sempre histórias, essa do 'não vale a pena porque nunca chega nada a quem precisa' também pode ser usada como desculpa para não ajudar nada nem ninguém. Não sou de dar indiscriminadamente, até porque não tenho dinheiro para isso, mas há causas e situações que merecem a minha particular atenção. A minha associação local de proteção animal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o BA quando se proporciona (apesar da inenarrável Jonet) e catástrofes do género desta são exemplos.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores


5BsHmOx.gif
 
  • Gosto
Reactions: rokleon

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Há 2 sistemas tropicais no Índico. Como tal, o ciclone que afetará o norte de Moçambique será nomeado como Kenneth ou Lorna.

Há ainda incerteza no que concerne à trajetória logo após o landfall. Os modelos também divergem, e muito, na previsão da intensidade.

É muito provável que o ciclone ganhe rapidamente intensidade.

anim_uzc2.gif


Há que esperar mais um pouco para haver mais certeza (JTWC, 9z)

GIVEN THE FAVORABLE ENVIRONMENTAL CONDITIONS ALONG THE PROJECTED TRACK OF TC 24S, TOGETHER WITH THE CURRENT STATE OF CONVECTIVE ORGANIZATION, THE INTENSITY FORECAST WAS RAISED SIGNIFICANTLY SINCE THE LAST WARNING.
A PEAK INTENSITY OF 90 KNOTS IS EXPECTED TO BE REACHED BY TAU 48. A PERIOD OF RAPID INTENSIFICATION IS ALSO LIKELY, SUGGESTING THAT THE PEAK INTENSITY COULD POTENTIALLY BE EXCEEDED IN THE HOURS PRIOR TO LANDFALL.