Seguimento Meteorológico Livre 2019



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Muito calor previsto para amanhã , em especial no norte, com os termômetros a poderem chegar aos 30°c em alguns locais, enquanto que no sul em alguns pontos pouco passará dos 20°c, desta vez os papéis a inverterem-se, mesmo assim há quem ache que está muito frio.:cold:

Já não é como antigamente. Quando o pessoal vinha ao Algarve para apanhar sol e calor, agora está mais calor no Porto do que nos Algarves. :D

Vi, a previsão no Portugal em Directo e como hoje não deu com o meteorologista pensei que previsão doida com 27ºC para o Porto e 30ºC para Braga. Mas, afinal a previsão está correcta. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Estou em crer que a média das máximas até ao momento estará abaixo da média ou será somente impressão minha??

Máximas de 15 entre terça e quinta e depois uns dia já quentinho para compensar o frio. .
É os dias quentinhos para anular a chuva que se avizinha !
 
Última edição:

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
595
Local
Queijas/Oeiras
Analise do inverno na Europa em termos de precipitação, claro que o nosso foi extremamente seco.
Fonte : Severe weather europe

7lr3WIx.png
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estou em crer que a média das máximas até ao momento estará abaixo da média ou será somente impressão minha??

Máximas de 15 entre terça e quinta e depois uns dia já quentinho para compensar o frio. .
É os dias quentinhos para anular a chuva que se avizinha !

Sim, a média das máximas está abaixo do normal, não é impressão tua. E, para quem não sabe, os tais dias quentinhos na Páscoa estão relacionados com a chuva que depois virá na segunda. :rain: :calor: Devido a um ciclone no meio da Península Ibérica, o vento irá rodar de Leste, provocando o efeito Fohen (Não tenho trema aqui no meu teclado. Peço desculpa.) na região Norte, daí os 27ºC previstos para o Porto e os 30ºC para Braga. Só que esse quentinho também irá transportar a tão desejada chuva. :)
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
overview_20190422_00_061.jpg

Prevista a chegada de uma frente fria na terça mas maiores acumulados de precipitação previstos na quarta-feira (segunda frente) especialmente na hora de almoço, com o Norte do país a ter maiores acumulados. Ouvi falar aqui no fórum da possibilidade de neve ou cotas a 600m de neve, mas os modelos a indicarem muito pouca neve acumulada, só mesmo na serra do Gerês é mais propício.
Instabilidade avizinhando-se :rain:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Bom dia ..
Os acumulados são muito generosos para o norte e centro com valores acima dos 50 mm previstos para Quarta feira.
No sul no total do evento não deverá acontecer mais do que 20 mm de acumulado.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Ponto da situação relativamente aos modelos:
- terça a quinta: tempo instavel com vento, chuva, neve, trovoada e tempo muito frio face à altura do ano.
- a partir de sexta feira: subida muito acentuada da temperatura ... Cerca de 12 a 13 graus. Tempo estável com 90% dos modelos a indicar máximas da ordem dos 30 a 32 graus. O Modelo Ecm não indica máximas superiores a 27 graus.
Recordo que os máximos absolutos deste mês rondam os 30 a 31 graus.
Na minha opinião ate prova em contrário o modelo ecm deverá ser aquele que deverá prevalecer no final.
No início de Maio prevê se uma nova descida da temperatura.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E depois de uma noite, madrugada, e manhã de aguaceiros fracos a moderados, e como existe pessoas que me dizem que já não querem mais chuva, e que já chega para agora, continua tudo na mesma, ou seja, não se ve água em lado nenhum, a correr, nem sequer em valas, pelo meio do terrenos, pois será preciso ainda muito mais água.
Os solos até podem estar já bem húmidos, mas não ainda em profundidade, ao ponto de abastecer os lençóis freáticos dos poços, ou para aumentar em quantidade a corrente que os maiores ribeiros levam.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
E depois de uma noite, madrugada, e manhã de aguaceiros fracos a moderados, e como existe pessoas que me dizem que já não querem mais chuva, e que já chega para agora, continua tudo na mesma, ou seja, não se ve água em lado nenhum, a correr, nem sequer em valas, pelo meio do terrenos, pois será preciso ainda muito mais água.
Os solos até podem estar já bem húmidos, mas não ainda em profundidade, ao ponto de abastecer os lençóis freáticos dos poços, ou para aumentar em quantidade a corrente que os maiores ribeiros levam.
Agora esquece! Maio já promete vir quente e seco... Dentro da normalidade portanto. Na generalidade do Sul do país o que choveu foi pouco e onde choveu foi muito localizado. Ainda assim no geral ficará na média ou próximo disso mas a média também não é nada de especial e a seca já era grande à entrada do mês.
A meu ver esta chuva é insuficiente mesmo para as espécies autócnes que terão dificuldades a partir de Agosto (não há água em profundidade). É preciso que Maio seja húmido e não muito quente!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Ponto da situação relativamente aos modelos:
- terça a quinta: tempo instavel com vento, chuva, neve, trovoada e tempo muito frio face à altura do ano.
- a partir de sexta feira: subida muito acentuada da temperatura ... Cerca de 12 a 13 graus. Tempo estável com 90% dos modelos a indicar máximas da ordem dos 30 a 32 graus. O Modelo Ecm não indica máximas superiores a 27 graus.
Recordo que os máximos absolutos deste mês rondam os 30 a 31 graus.
Na minha opinião ate prova em contrário o modelo ecm deverá ser aquele que deverá prevalecer no final.
No início de Maio prevê se uma nova descida da temperatura.
O GFS foi muito fraco este mês! Pelo GFS a seca já tinha acabado à muito com as suas cut offs mirabolantes previstas a médio/longo prazo que depois vai anulando progressivamente.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Agora esquece! Maio já promete vir quente e seco... Dentro da normalidade portanto. Na generalidade do Sul do país o que choveu foi pouco e onde choveu foi muito localizado. Ainda assim no geral ficará na média ou próximo disso mas a média também não é nada de especial e a seca já era grande à entrada do mês.
A meu ver esta chuva é insuficiente mesmo para as espécies autócnes que terão dificuldades a partir de Agosto (não há água em profundidade). É preciso que Maio seja húmido e não muito quente!

Pois é, vamos ver o que o mes de Maio no irá reservar, quanto á chuva, ou em termos de calor, sim esta chuva é melhor do que nada, mas claro que já não vem remediar o mal, que já está feito.
Vamos ter de saber racionar e bem a água.
 
  • Gosto
Reactions: Tonton e joselamego