Seguimento Rios e Albufeiras - 2019

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Depois do que aconteceu em 2017, em que a seca pôs em causa o abastecimento de água às populações e em que se teve de recorrer a camiões cisternas para levar água da Aguieira para a Barragem de Fagilde , operação essa com elevados custos para o país.
Falou-se na altura em muitas soluções para aumentar a capacidade de reserva de água da barragem. Passado este tempo todo ao que parece nada se fez. E afinal nem o paredão da actual barragem oferece segurança para alcançar a cota máxima.

É caso para dizer que se continua a acreditar no "São Pedro", que este não nos falhe!

Reportagem SIC de ontem:

Barragem de Fagilde em Viseu não pode encher porque está velha

https://sicnoticias.pt/pais/2019-04...de-em-Viseu-nao-pode-encher-porque-esta-velha
 


Neves89

Cirrus
Registo
26 Abr 2019
Mensagens
84
Local
Lomba, Gondomar
Bom dia, antes de mais apresentar me sou o Joaquim, sou de Gaia 29 anos. Todas as semanas ando no Douro derivado ao meu trabalho e da última sexta para hoje a barragem do Balsemao em Lamego passou de estar a cerca de 10m da cota máxima para uma situação em que está cheia e a cerca de 15min quando lá passei estava a debitar bem para o Douro. E mesmo o próprio corgo e pinhão ontem também estavam a chegar ao Douro com bastante caudal.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Bom dia, antes de mais apresentar me sou o Joaquim, sou de Gaia 29 anos. Todas as semanas ando no Douro derivado ao meu trabalho e da última sexta para hoje a barragem do Balsemao em Lamego passou de estar a cerca de 10m da cota máxima para uma situação em que está cheia e a cerca de 15min quando lá passei estava a debitar bem para o Douro. E mesmo o próprio corgo e pinhão ontem também estavam a chegar ao Douro com bastante caudal.

Antes de mais bem vindo ao Fórum ..
As barragens do Douro já antes estavam bem fornecidas ... E depois de um Abril em que no alto Minho caiu mais de 200 mm e a norte do mondego temos cerca de 100 a 130 mm ... A maioria das barragens deverá estar cheia.
Mesmo no centro do país as albufeiras certamente melhoraram bastante mesmo no Tejo.
No sul do país apesar dos valores entre os 40 a 60 mm na maior parte dos locais as precipitações foram fracas em geral pelo que as barragens não deverão ter grandes alterações.
No Algarve contrariamente a região Norte e centro as barragens diminuíram o seu caudal.
Um exemplo disso é a barragem do Beliche que no início do mês a cota estava nos 44.54 salvo erro e agora a 24 deste mês este a 44.13!!
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Passei há pouco pela barragem da Aguieira e fiquei admirado pois a água na albufeira estava na linha das árvores. Logo aí fiquei com a ideia que devia estar praticamente cheia. Agora pude confirmar que já está bem atestada para o verão.
39f0aea062050ce9ed2f0a890ffe12db.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Passei há pouco pela barragem da Aguieira e fiquei admirado pois a água na albufeira estava na linha das árvores. Logo aí fiquei com a ideia que devia estar praticamente cheia. Agora pude confirmar que já está bem atestada para o verão.
39f0aea062050ce9ed2f0a890ffe12db.jpg

Bem atestada mesmo! Está nos 97,5%. Foi feita uma boa gestão da albufeira.
A montante, na Serra da Estrela, também está tudo bem preenchido: Caldeirão nos 85%, Vale Rossim 87% e Lagoa Comprida nos 97%.
Muito bom para a bacia do Mondego.

No noroeste também houve recuperação:
Alto Lindoso 73%
Alto Rabagão 64%
E as restantes na casa dos 80%. Excepto Paradela que está nos 11%. Suponho que esteja em manutenção.

Em Lamego, a barragem do Varosa chegou a ter que descarregar na madrugada de 26.
E o Vouga encheu a albufeira de Ribeiradio. Está a 25cm da cota máxima.

No Zêzere Cabril recuperou. Está nos 70% e Castelo de Bode nos 78%.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Podes ver aqui:

https://snirh.apambiente.pt/

Há dias andei nesse site a ver dados desde 1980, da precipitação no Sul, e é assustador constatar o défice hídrico que se vai acumulando sensivelmente desde 2011. Esta deve ser a década mais seca desde o início do século passado, pelo menos a Sul, e não admira portanto a mortalidade brutal de sobreiros e azinheiras.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Podes ver aqui:

https://snirh.apambiente.pt/

Há dias andei nesse site a ver dados desde 1980, da precipitação no Sul, e é assustador constatar o défice hídrico que se vai acumulando sensivelmente desde 2011. Esta deve ser a década mais seca desde o início do século passado, pelo menos a Sul, e não admira portanto a mortalidade brutal de sobreiros e azinheiras.

É curioso Qd se analisa os dados desta década. Os meses de Inverno serao seguramente nesta década os mais secos... Mas creio que na década de 70 aconteceu exactamente o contrário... Outonos muito secos e invernos muito chuvosos.
As barragens sobretudo da região interior do Alentejo e Algarve perderam alguma da sua capacidade!!
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Bom dia

Já saiu o relatório do snirh relativamente ao mês de Abril.
Tal como eu já suspeitava houve uma forte recuperação nas barragens acima do Mondego e mesmo do Tejo.
Na região do Sul as albufeiras do Sado tb apresentam algumas melhorias.
Nas Albufeiras do Guadiana parece ser onde a situação é pior pois a mesmas perderam ligeiramente alguma capacidade... mesmo assim estão garantidos o fornecimento de água para abastecimento e rega para este verão!!
Finalmente para ilustrar o quanto seco tem sido este inverno por estas bandas as barragens do sotavento algarvio têm vindo continuamente a perder algum do seu armazenamento neste inverno. Casos concretos de beliche e odeleite.
Analisando as previsões dos modelos que apontam para uma primeira quinzena seca e quente no sul veremos como será a evolução das barragens na regiao Sul do país.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Faze
Bom dia

Já saiu o relatório do snirh relativamente ao mês de Abril.
Tal como eu já suspeitava houve uma forte recuperação nas barragens acima do Mondego e mesmo do Tejo.
Na região do Sul as albufeiras do Sado tb apresentam algumas melhorias.
Nas Albufeiras do Guadiana parece ser onde a situação é pior pois a mesmas perderam ligeiramente alguma capacidade... mesmo assim estão garantidos o fornecimento de água para abastecimento e rega para este verão!!
Finalmente para ilustrar o quanto seco tem sido este inverno por estas bandas as barragens do sotavento algarvio têm vindo continuamente a perder algum do seu armazenamento neste inverno. Casos concretos de beliche e odeleite.
Analisando as previsões dos modelos que apontam para uma primeira quinzena seca e quente no sul veremos como será a evolução das barragens na regiao Sul do país.
Não precisas de ver muito... Em principio a perda nas barragens andará a par com o ano passado. Tens é por exemplo o fator dos consumos e evaporação que poderão variar conforme sejam os próximos meses. Por exemplo o ano passado Junho e parte de Julho foram frescos e húmidos, ainda assim não creio que faça assim tanta diferença mais % menos %.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
De facto nas últimas 2 semanas a diferença no nível da água na zona da Aguieira é notável
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Não precisas de ver muito... Em principio a perda nas barragens andará a par com o ano passado. Tens é por exemplo o fator dos consumos e evaporação que poderão variar conforme sejam os próximos meses. Por exemplo o ano passado Junho e parte de Julho foram frescos e húmidos, ainda assim não creio que faça assim tanta diferença mais % menos %.[/QUOTE
Esqueci-me de um pormenor... O ano passado em Maio e mesmo Junho tínhamos caudais nos cursos de água. O ano passado cheguei a banhar-me a meio de Junho na ribeira de Odeleite, próximo à barragem, e ainda com caudal significativo. Pelos gráficos as perdas nesses meses foram baixas.