Agricultura

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde, gostaria de saber se alguém conhece uma forma eficaz de combater a traça das crucíferas (plutella xyllostella) em estufa que afeta couves. Já apliquei pesticidas e bacilos e não foi eficaz. Alguem sabe se a utilização de armadilhas luminosas, feromonas, plantas repelentes ou plantas-armadilha são eficazes ?
zQDSHVv
6gWSVWc
IMG-20190416-112222.jpg
IMG-20190416-102350.jpg

Eu estou na área da agricultura biológica, e sei que essa variedade de couve é mais susceptível, pois as asua folhas são mais apetitosas, se tivesses animais, do tipo galinhas ou patos, eles próprios dão uma grande ajuda, no combate a pragas, eu próprio antes de ter os patos, chegava a apanhar diariamente mais de 2 quilos de caracóis á mão, pois eles devoravam-me tudo, e agora nunca mais tive problemas, pois tenho um "predador".
Aconselhava-te a retirar todas as lagartas que vás observando, de modo a conter a praga e não deixar proliferar.
Li algures que o sabão negro também é uma ajuda.
Eu nunca trabalhei com bacilius, mas não deixa de ser estranho, não teres tido um bom resultado no controlo.
 
  • Gosto
Reactions: belem


Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Batatas plantadas há aproximadamente 2 meses, estão a desenvolver-se muito bem, já resistiram a granizadas (ainda que com alguns estragos) e a geadas (que felizmente foram leves).

46745761465_8c51d0c803_b.jpg

Variedade "stemster" plantada no fim de Fevereiro:
46937338444_6d524fd34c_b.jpg

47661419361_371c4b2cae_b.jpg

Variedade "kennebec" e "picasso":
33784063608_8e355b8823_b.jpg

"Picasso", plantadas na segunda metade de março:
32718737397_05754d24a3_b.jpg

33784053578_f7d998b9bb_b.jpg

As cebolas este ano infelizmente estão a ser muito atacadas pelo grilo-toupeira, estragaram-me quase metade do cebolo que plantei inicialmente, sendo que tive que voltar a plantar. Entretanto continuam a "atacar", mas com menos frequência...
46745754275_3641e2e84e_b.jpg

Alfaces:
46937341144_54b487de83_b.jpg
40694898023_e46f63cabf_b.jpg
32718741507_42c891755f_b.jpg
40694898733_f9e1669e9c_b.jpg
32718743387_b13b19f2a0_b.jpg
46937335424_0fa7a89cff_b.jpg

Ia plantar neste fim de semana pimentos e tomates, mas com o frio e a chuva que se avizinha, decidi adiar para outra altura. É quando o tempo deixar :P
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
As batatas estão bem bonitas e vigorosas, mais um bocado e está logo aí a provar uma batata nova.
O grilo toupeira que falas, será o que se chama vulgarmente de ralo.
Belas alfaces, e adorei ver a 1ª de repolho, parece quase uma cópia de couve coração.

http://faroleco.blogspot.com/2016/03/visitantes-ralo.html
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Between e remember

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Batatas plantadas há aproximadamente 2 meses, estão a desenvolver-se muito bem, já resistiram a granizadas (ainda que com alguns estragos) e a geadas (que felizmente foram leves).

46745761465_8c51d0c803_b.jpg

Variedade "stemster" plantada no fim de Fevereiro:
46937338444_6d524fd34c_b.jpg

47661419361_371c4b2cae_b.jpg

Variedade "kennebec" e "picasso":
33784063608_8e355b8823_b.jpg

"Picasso", plantadas na segunda metade de março:
32718737397_05754d24a3_b.jpg

33784053578_f7d998b9bb_b.jpg

As cebolas este ano infelizmente estão a ser muito atacadas pelo grilo-toupeira, estragaram-me quase metade do cebolo que plantei inicialmente, sendo que tive que voltar a plantar. Entretanto continuam a "atacar", mas com menos frequência...
46745754275_3641e2e84e_b.jpg

Alfaces:
46937341144_54b487de83_b.jpg
40694898023_e46f63cabf_b.jpg
32718741507_42c891755f_b.jpg
40694898733_f9e1669e9c_b.jpg
32718743387_b13b19f2a0_b.jpg
46937335424_0fa7a89cff_b.jpg

Ia plantar neste fim de semana pimentos e tomates, mas com o frio e a chuva que se avizinha, decidi adiar para outra altura. É quando o tempo deixar :P
Bela horta, parabéns

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Between e Pedro1993

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Bela horta, parabéns

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Muito obrigado! :)


As batatas estão bem bonitas e vigorosas, mais um bocado e está logo aí a provar uma batata nova.
O grilo toupeira que falas, será o que se chama vulgarmente de ralo.
Belas alfaces, e adorei ver a 1ª de repolho, parece quase uma cópia de couve coração.

http://faroleco.blogspot.com/2016/03/visitantes-ralo.html

Sim, é o chamado "ralo", gosta muito de raízes infelizmente, espero que não tenha roído muito as batatas :angry: Essa primeira alface é da variedade "grandes lagos", forma um coração muito denso e resiste muito bem ao calor (e por isso ao espigamento). Tem a contrariedade de ter um ciclo tardio, mas a espera compensa :thumbsup:
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boa noite.

Tenho uma dúvida que não consigo arranjar resposta e aproveito para a colocar aqui caso alguém tenha mais experiência na área do que eu...

Tenho vindo a plantar algumas árvores de fruto à cerca de um ano para cá. Uma ameixeira e uma cerejeira plantadas na primavera passada, agora com o surgimento das novas folhas, criaram vários rebentos (pequenos ramos) ao longo do seu fino tronco. Estou a falar de pequenas árvores com cerca de 1,5 metros, sensivelmente. Elas estavam com a estrutura "normal" de uma árvore com o seu tamanho e a sua idade até há umas semanas, mas no último mês, após floração e agora com o rebentamento das folhas é que surgiram estes pequenos ramos ao longo do tronco. Estes pequenos ramos retiraram a forma "normal" que a árvore deveria apresentar e apresenta assim muita folhagem ao longo do tronco.
Sendo que já passou a época de poda destas árvores, será benéfico cortar estes pequenos ramos nesta altura? A ameixeira tem pela primeira vez 5 ou 6 frutos e o meu pai diz que cortar estes rebentos do tronco nesta altura seria benéfico para a árvore ter mais "força" para criar os frutos... no entanto tenho receio de ser um pouco tarde para efetuar estes pequenos cortes nas árvores.

Pode parecer uma pergunta um pouco de amador, mas com as outras árvores plantadas nunca me surgiu este problema :lol:
 
  • Gosto
Reactions: Between

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
do que sei é normal as arvores são podadas para dar fruto e não beleza no primeiro ano não se deve deixar produzir pois tira força a árvore para criar raiz e a poda é consoante a espécie, por exemplo os pessegueiros so dão flor em rama nova por isso podar na altura errada pode ser mau, nas macieiras são os ramos mais grossos e com crescimento lateral que dão a flor, a ameixieira é parecida ao pêssego
 
  • Gosto
Reactions: Between

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa noite.

Tenho uma dúvida que não consigo arranjar resposta e aproveito para a colocar aqui caso alguém tenha mais experiência na área do que eu...

Tenho vindo a plantar algumas árvores de fruto à cerca de um ano para cá. Uma ameixeira e uma cerejeira plantadas na primavera passada, agora com o surgimento das novas folhas, criaram vários rebentos (pequenos ramos) ao longo do seu fino tronco. Estou a falar de pequenas árvores com cerca de 1,5 metros, sensivelmente. Elas estavam com a estrutura "normal" de uma árvore com o seu tamanho e a sua idade até há umas semanas, mas no último mês, após floração e agora com o rebentamento das folhas é que surgiram estes pequenos ramos ao longo do tronco. Estes pequenos ramos retiraram a forma "normal" que a árvore deveria apresentar e apresenta assim muita folhagem ao longo do tronco.
Sendo que já passou a época de poda destas árvores, será benéfico cortar estes pequenos ramos nesta altura? A ameixeira tem pela primeira vez 5 ou 6 frutos e o meu pai diz que cortar estes rebentos do tronco nesta altura seria benéfico para a árvore ter mais "força" para criar os frutos... no entanto tenho receio de ser um pouco tarde para efetuar estes pequenos cortes nas árvores.

Pode parecer uma pergunta um pouco de amador, mas com as outras árvores plantadas nunca me surgiu este problema :lol:

Eu tenho mais de 100 árvores de fruto, e é normal no inicio de cada primavera, ou seja no inico da rebentação, surgem sempre esses pequenos galhos, ao longo do troncos, podes tirar sem problema nenhum, porque estão ainda tenros, por vezes até saem só á mão, pois ainda não estão lehnhosos.
Se achares que as árvores são ainda muito novas, deixa-lhe poucos frutos, ou quase nenhuns, o ideal é só deixar a fruta a partir do 3º ano, e fazer sempre alguma monda, de frutos, mesmo assim.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Between

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
do que sei é normal as arvores são podadas para dar fruto e não beleza no primeiro ano não se deve deixar produzir pois tira força a árvore para criar raiz e a poda é consoante a espécie, por exemplo os pessegueiros so dão flor em rama nova por isso podar na altura errada pode ser mau, nas macieiras são os ramos mais grossos e com crescimento lateral que dão a flor, a ameixieira é parecida ao pêssego


Eu tenho mais de 100 árvores de fruto, e é normal no inicio de cada primavera, ou seja no inico da rebentação, surgem sempre esses pequenos galhos, ao longo do troncos, podes tirar sem problema nenhum, porque estão ainda tenros, por vezes até saem só á mão, pois ainda não estão lehnhosos.
Se achares que as árvores são ainda muito novas, deixa-lhe poucos frutos, ou quase nenhuns, o ideal é só deixar a fruta a partir do 3º ano, e fazer sempre alguma monda, de frutos, mesmo assim.

Obrigado pelos esclarecimentos. Acabei por retirar esses pequenos galhos.
Eu plantei nos últimos 2 anos cerca de 30 árvores de fruto diversas (para consumo próprio) e felizmente praticamente todas estão a crescer de forma saudável. A ameixeira em questão este ano teve muita flor, no que resultou em muitos pequenos frutos que, naturalmente, se foram perdendo, sobrando apenas cerca de 10 frutos. Eu próprio retirei ainda 3 desses frutos por estarem em ramos mais "fracos" ou ramos que já tivessem uma outra ameixa. Sobram assim 7 frutos na árvore que, caso não haja nenhuma intempérie, deverão amadurecer. Teria retirado mais frutos caso achasse que a árvore se poderia ressentir, mas esta tem apresentado muita força e tem crescido exponencialmente nos últimos 2 meses desde o inicio da floração, o que é um bom indicio.

Mais uma vez, obrigado pelos esclarecimentos. Voltarei a comunicar caso haja mais dúvidas/novidades ;)
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Hoje decidi arrancar alguns pés de batata, para verificar o quão desenvolvidas estão e, claro, para ter batatas novas para comer. Semeadas no fim de Fevereiro/início de Março. A surpresa e satisfação não podiam ser maiores, ainda por cima sabendo que só agora estão a dar flor, ainda têm muito para desenvolver... :)

Variedade Picasso (à direita), Stemster (no meio), Kennebec (à esquerda).

47713837532_1864ebea0a_b.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje decidi arrancar alguns pés de batata, para verificar o quão desenvolvidas estão e, claro, para ter batatas novas para comer. Semeadas no fim de Fevereiro/início de Março. A surpresa e satisfação não podiam ser maiores, ainda por cima sabendo que só agora estão a dar flor, ainda têm muito para desenvolver... :)

Variedade Picasso (à direita), Stemster (no meio), Kennebec (à esquerda).

47713837532_1864ebea0a_b.jpg

Que bonitas batatas, e ainda gostei mais de ver o mesmo post/ ou foto, em duplicado, aqui e no facebook, foram ambas as publicações as primeiras a aparcer assim que liguei o pc.
 
  • Gosto
Reactions: belem e remember

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Uma jovem romãnzeira em plena floração, e ainda com direito a sessão fotográfica de uma pata.

20190507_160943.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Between