Seguimento Litoral Norte - Maio 2019



JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,
Aqui tem o vento das ultimas horas.
Noite de inverno muito boa :thumbsup::rain:
wpYTbg0.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pelo facto de não haver mensagens neste tópico a partir das 13:00 de ontem, aposto que o evento aí no Litoral Norte foi bem abaixo do previsto. Estou certo ou não estou certo?
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
A meu ver foi. E ontem durante todo o dia não caiu uma única pinga. A ver vamos se cai alguma pinga de água como está previsto.

Os modelos para prever tempo anticiclonico são quase 100% eficazes. Nós aqui no litoral ja nos tamos a mentalizar para o calor que aí vem. Quanto ao resto (chuva) mais vale ir acompanhando em nowcasting.
 

ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
751
Local
Covas, V N Cerveira
Pelo facto de não haver mensagens neste tópico a partir das 13:00 de ontem, aposto que o evento aí no Litoral Norte foi bem abaixo do previsto. Estou certo ou não estou certo?

Bom dia,

Na realidade está a ser "frustrante". No inicio da semana estavam previstos 64 mm de chuva acumulada nestes dias. Já vai quase no fim e ainda só pingaram 18 mm.

De momento com 13,7ºC, 0,0 mm e 85%HR
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Quando já parecia que o dia iria ser um flop completo, lá começou a chuviscar pelas duas da tarde e assim se manteve por um par de horas, algumas vezes de forma mais intensa; uma morrinha "espessa" e muito persistente. Acumulado nos 3,3mm.

A meio da tarde a chuva deu lugar ao nevoeiro, que ainda por cá anda. Mais um dia com temperaturas amenas; mínima de 12,9ºC e máxima de 15,9ºC. Neste momento estão 14,9ºC.

Deixo algumas fotos que tirei ao final da tarde no Parque da Cidade

Foggy Day. Porto City Park, 09-05-2019
by JoãoP74, on Flickr


Foggy Day. Porto City Park, 09-05-2019
by JoãoP74, on Flickr


Esta simpática família de gansos-do-Egito fez questão de se fazer fotografar... :D

Foggy Day. Porto City Park, 09-05-2019
by JoãoP74, on Flickr


Foggy Day. Porto City Park, 09-05-2019
by JoãoP74, on Flickr


Foggy Day. Porto City Park, 09-05-2019
by JoãoP74, on Flickr
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Ahhh, chuvinha boa!
Mas que dia invernoso temos aqui hoje. O vento tem soprado moderado com rajadas, persistente, de SO.
Parece um qualquer dia de inverno, tirando a parte de estar bastante ameno...A humidade está entranhada até ao tutano. :p
A partir das 13.30h o tecto de nuvens baixou, ficando nevoeiro cerrado por períodos, parecendo um quase-anoitecer. A chuva tornou-se nessa altura moderada, bem puxada a vento, alternando entre o fraca e o moderada no resto da tarde e início da noite.

Na 3ª feira, fruto da chuva depois das 22h, o acumulado ficou nos 4,3 mm.
Ontem o acumulado subiu aos 11,7 mm.
E hoje...estou com 15,7 mm.
No acumulado do ano hidrológico (1 out-) levo agora 1230 mm.

O total deste evento não é mau para cá, mas é evidentemente mau para o resto do país. Muito pouca ou nenhuma chuva é sinal de um agravamento da seca. E mais um falhanço dos modelos, principalmente do ECMWF que pensávamos estar nesta altura bem melhor que o GFS - este até esteve mais perto dos valores acumulados.

Tactual: 15,1 ºC
Hr: 96%
P.S.: @João Pedro bonitas fotos! Gosto desse ambiente do parque da cidade.
Já o visitei imensas vezes durante os invernos em que trabalhei no Porto. As árvores eram pequenas na altura...:)