Urso-pardo de volta a Portugal?



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu apanhei muita esparrela no campo quando era criança e pus no contentor do lixo. E ainda apanhei redes de armar ao pássaro e deitei fora. Os donos das esparrelas e das redes nem sonham que fui eu, ahah
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Voltando aqui ao tópico.

Na Idade Média o rei D. Dinis terá sido atacado por um urso a norte de Beja, na freguesia de São Pedro dos Pomares. É bem possível que as serras da Vidigueira e a serra de Portel tivessem naquela altura uma importante mancha florestal cerrada de sobreiro e de azinheira que seguramente albergou uma população de urso.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Quando estive no Nordeste pareceu-me que tem mais futuro para a preservação da biodiversidade que o Gerês. Não me recordo de ver eucaliptos ou invasoras, há uma mancha de carvalho extensa em regeneração, não há vedações metálicas ou estradas movimentadas.

O Gerês está cheio de invasoras, tem às portas o eucaliptal, e há excesso de turismo em áreas sensíveis. A Peneda, parece-me, passa mais despercebida, e penso que tem mais lobo que o Gerês. O Gerês salvou-de uma estrada a cortar todo o maciço central (a Estrela não teve a mesma sorte), mas não se salvou de ter uma fronteira na Portela do Homem.
Estive na Portela do Homem há coisa de semana e meia e fiquei aterrado com o facto de terem aberto um café nos edifícios da fronteira... pela primeira vez em quinze anos não consegui estacionar o carro onde sempre estaciono, pois o parque estava cheio de carros de pessoas que só lá estavam para tomar café... ainda gostava de saber quem é que autorizou aquela aberração... está claramente em boas mãos o PNPG...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estive na Portela do Homem há coisa de semana e meia e fiquei aterrado com o facto de terem aberto um café nos edifícios da fronteira... pela primeira vez em quinze anos não consegui estacionar o carro onde sempre estaciono, pois o parque estava cheio de carros de pessoas que só lá estavam para tomar café... ainda gostava de saber quem é que autorizou aquela aberração... está claramente em boas mãos o PNPG...

Estive lá há dois ou três anos e ainda não havia o tal café. Mas saí dali mal disposto com as camionetas de excursões a descarregar massas no meio da Margaraça, gente a deixar lixo, a pisotear. Aquilo deveria ter acesso limitado a visitantes, apenas x por dia, e deveria haver uma cancela e guarda à saída da Vila do Gerês.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
e já começou a histeria, o bicho não é mais perigoso que o lobo e so foram vistos rastos pelo que anda bem escondido e não deve ter grande vontade de contacto

Nas redes sociais já andam a dizer que qualquer dia o urso ataca alguém e que vai dar prejuízos, etc. A histeria já está instalada. Apenas um urso... a tribo urbana das florzinhas de estufa já está ao rubro. Mais depressa são atropelados ao atravessar a rua do que encontrarão alguma vez um lince, um lobo ou um urso se andarem no meio das serras, cromos.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Estive lá há dois ou três anos e ainda não havia o tal café. Mas saí dali mal disposto com as camionetas de excursões a descarregar massas no meio da Margaraça, gente a deixar lixo, a pisotear. Aquilo deveria ter acesso limitado a visitantes, apenas x por dia, e deveria haver uma cancela e guarda à saída da Vila do Gerês.
O café é muito recente, tinha lá estado a última vez em julho e não havia nada. É coisa deste ano certamente.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ainda bem que me dizes pois quando voltar lá vou tirar fotos e escrever uma carta aberta ao Parque.

Parabéns pela atitude e o ativismo! Um excelente exemplo para muitas pessoas.
Também muitas vezes escrevo para instituições e serviços municipais, e os resultados dessas comunicações, no geral, até têm sido bastante positivos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Nas redes sociais já andam a dizer que qualquer dia o urso ataca alguém e que vai dar prejuízos, etc. A histeria já está instalada. Apenas um urso... a tribo urbana das florzinhas de estufa já está ao rubro. Mais depressa são atropelados ao atravessar a rua do que encontrarão alguma vez um lince, um lobo ou um urso se andarem no meio das serras, cromos.

Já ontem vi uma publicação no facebook, onde referia que o urso seria mais uma problema que os apicultores tem de enfrentar, ou seja, já está a passar para um nível dramático.