Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
https://www.google.pt/amp/s/www.mnn.../stories/amp/foxfire-strange-glow-woods-night

Se alguém alguma vez já viu e quiser partilhar o achado já sabe::

https://pirilampos-lightalive.blogspot.com/2018/05/ja-viu-algum-ser-vivo-luminoso.html?m=1

Atė já vi em troncos de eucalipto, após o corte. Mas parece ser mais comum em carvalhos por exemplo.

Mais sobre um dos responsáveis por este fenómeno:

https://www.google.pt/amp/s/www.nytimes.com/2017/11/03//humongous-fungus-armillaria-genes.amp.html

Qual agente patogėnico, qual quê, agente
patogėnico é o ser humano que tem a mania de rotular de mau, o que seja que for que se opôe às suas extravagâncias... Trata-se de um agente fitossanitário, meus caros!
. Aqui tens mais informação sobre o tema.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
. Aqui tens mais informação sobre o tema.

Obrigado pela informação, vou já ler, agora, com a humidade elevada, e as temperatura mais amenas, são propícias para os fungos, eu geralmente como só anda pelo campo durante o dia, nunca observei tal fenómeno.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Como o projeto Lightalive está a colaborar com a Dra Kahtrin Stanger-Hall (https://www.linkedin.com/in/stangerhall), num estudo genético que inclue os pirilampos portugueses (para o qual já foram enviados alguns pirilampos portugueses), nós (Lightalive), pedimos, a quem estiver interessado em colaborar nesta iniciativa, que nos envie um pirilampo (ou mais) da sua região, para que se saibam mais detalhes sobre os pirilampos portugueses, inclusive, a que espécie pertencem e se existem anomalias, possivelmente derivadas de um grave declínio populacional local (aspeto que pode ser detetado geneticamente).
Cada pessoa que contribuir, verá o seu nome mencionado na publicação (na lista de colaboradores).
Avisamos desde já, que é preciso ter um bocado de coragem para capturar um pirilampo e colocá-lo dentro de um tubinho de plástico, mergulhado em alcool etilico (poderá ser 96%, mas se for 99% ainda melhor).
Mas o pirilampo não sente assim muito, e poderá ser o sacrifício de um, para salvar toda a espécie...
Lembrem-se que se calhar matam vários pirilampos sem se aperceberem, com as luzes dos carros e do jardim, ou com a aplicação de pesticidas, por exemplo...

Podem apresentar qualquer dúvida que tenham, por aqui, por pm ou por email (livinglightfestival@gmail.com).
Obrigado!

sxm2ko.jpg


Larvas de Luciola a brilhar coletivamente (com as suas luzes de côr variável).

33oiczr.jpg


Larva de Lamprohiza

2llzy28.jpg


Tubos de eppendorf com pirilampos portugueses
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Como o projeto Lightalive está a colaborar com a Dra Kahtrin Stanger-Hall (https://www.linkedin.com/in/stangerhall), num estudo genético que inclue os pirilampos portugueses (para o qual já foram enviados alguns pirilampos portugueses), nós (Lightalive), pedimos, a quem estiver interessado em colaborar nesta iniciativa, que nos envie um pirilampo (ou mais) da sua região, para que se saibam mais detalhes sobre os pirilampos portugueses, inclusive, a que espécie pertencem e se existem anomalias, possivelmente derivadas de um grave declínio populacional local (aspeto que pode ser detetado geneticamente).
Cada pessoa que contribuir, verá o seu nome mencionado na publicação (na lista de colaboradores).
Avisamos desde já, que é preciso ter um bocado de coragem para capturar um pirilampo e colocá-lo dentro de um tubinho de plástico, mergulhado em alcool etilico (poderá ser 96%, mas se for 99% ainda melhor).
Mas o pirilampo não sente assim muito, e poderá ser o sacrifício de um, para salvar toda a espécie...
Lembrem-se que se calhar matam vários pirilampos sem se aperceberem, com as luzes dos carros e do jardim, ou com a aplicação de pesticidas, por exemplo...

Podem apresentar qualquer dúvida que tenham, por aqui, por pm ou por email (livinglightfestival@gmail.com).
Obrigado!

sxm2ko.jpg


Larvas de Luciola a brilhar coletivamente (com as suas luzes de côr variável).

33oiczr.jpg


Larva de Lamprohiza

2llzy28.jpg


Tubos de eppendorf com pirilampos portugueses

Uma noite, da semana passado, tive um visitante(pirilampo), dentro de casa, foi o 1º avistamente da temporada por aqui.
Não sabia que esse projecto de investigação, não sabia que já estava além fronteiras, mas fico bastante animado em saber.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Ainda não vi nenhum exemplar luminescente à noite, mas vi um no dia 21 de Abril em plena luz do dia.
8OScMf2.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa noite.

Ainda não vi nenhum exemplar luminescente à noite, mas vi um no dia 21 de Abril em plena luz do dia.
8OScMf2.jpg

Acho que é a 1ª vez na vida que vejo uma larva destas, pressuponho que seja de pirilampo.
Como é que é a coseguiste descobrir, estava sobre alguma árvore, ou no solo.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata e belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Agora começam a aparecer várias larvas do género Lampyris a luzir nos campos.

Quando estive na Ecovia dos Percursos do Monfurado , há uns dias. vi umas à noite à superfície, num substrato bastante seco, o que sinceramente não esperava (se bem que era entre os sobreiros (tendo alguns um tronco musgoso))..
Vi grandes e pequenas. Muitas das grandes devem andar à procura de um lugar para pupar e deverão tornar-se adultas dentro de pouco tempo, já as mais pequenas deviam andar a caçar o que me surpreendeu, como disse mais acima.
De noite, a temperatura baixou e a humidade aumentou, mas quando as encontrei, não presenciei qualquer formação de orvalho, nas folhas das plantas.
Talvez se formasse umas horas mais tarde e elas estivessem a antecipar o acontecimento.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Acho que é a 1ª vez na vida que vejo uma larva destas, pressuponho que seja de pirilampo.
Como é que é a conseguiste descobrir, estava sobre alguma árvore, ou no solo.
Sim, é de pirilampo. Uma espécie que o @belem está a estudar.
Estava numa escadaria de cimento, da igreja de Modelos\Paços de Ferreira, em tempo soleado, ameno, pelas 11h da manhã.
Parecia estar a migrar de uma zona de jardim para outra a 3 metros de distância (a escada fica mais fundo do que o jardim cerca de 1 metro).
Já não é a primeira vez com que nos cruzamos com esta espécie de dia. Como são pequenas é preciso sorte\acaso para as encontrar.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu praticamente todas as noites tenho visto pirilampos a reluzir.

Então e por aí não tens visto espécies de Lampyris? Nem larvas?
Pelas descrições parece-me que te referes à Luciola.

Em Torres Novas. penso que deve estar também presente o Lamprohiza paulinoi.
Onde vi mais vezes o Lamprohiza paulinoi brilhar em vôo, foi na Serra da Estrela. Tem uma luz constante, e parece um meteoro em ponto pequeno. Mas é o brilho das fêmeas que se vê mais vezes.

E por curiosidade, a maior aglomeração de pirilampos que já vi foi há exatamente 15 anos atrás (entre o dia 10 e o dia 11 de Junho de 2004), com vários milhares de indivíduos, a surgirem simultâneamente numa localidade de Mafra.
O efeito visual foi interessante, porque 3 espécies brilhavam em conjunto (Lamprohiza paulinoi, Lampyris iberica e Luciola sp.).
Entretanto tenho recebido mais relatos de milhares de indivíduos a brilhar em conjunto mas em localidades distintas (centro do país).

Para Portugal, o Naturdata, cita a presença da espécie Lampyroidea quadrinotata mas ainda terei que ver tal pirilampo.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Então e por aí não tens visto espécies de Lampyris? Nem larvas?
Pelas descrições parece-me que te referes à Luciola.

Em Torres Novas. penso que deve estar também presente o Lamprohiza paulinoi.
Onde vi mais vezes o Lamprohiza paulinoi brilhar em vôo, foi na Serra da Estrela. Tem uma luz constante, e parece um meteoro em ponto pequeno. Mas é o brilho das fêmeas que se vê mais vezes.

E por curiosidade, a maior aglomeração de pirilampos que já vi foi há exatamente 15 anos atrás (entre o dia 10 e o dia 11 de Junho de 2004), com vários milhares de indivíduos, a surgirem simultâneamente numa localidade de Mafra.
O efeito visual foi interessante, porque 3 espécies brilhavam em conjunto (Lamprohiza paulinoi, Lampyris iberica e Luciola sp.).
Entretanto tenho recebido mais relatos de milhares de indivíduos a brilhar em conjunto mas em localidades distintas (centro do país).

Para Portugal, o Naturdata, cita a presença da espécie Lampyroidea quadrinotata mas ainda terei que ver tal pirilampo.



Um bom evento, e se bem me lembro, não é todos os dias que se ve um evento, tendo como destaque a importancia dos pirilampos, se não fosse tão longe, não faltaria de certeza.
Link do evento:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Então mas tu tens pirilampos aí...

Eu acho interessante o que oferecem e se o jantar, for decente, até é bom.

Tenho curiosidade para perceber, o que eles teoricamente vão apresentar, sobre o tema.dos pirilampos.

Uma das Reservas Lightalive (Quinta Ecológica da Moita), por acaso até fica perto desse lugar...

PS: A última caminhada que coordenei, foi há 5 dias atrás (8 de Junho) na Aldeia da Mata Pequena.
Antes da caminhada foi feita uma apresentação sobre os seres bioluminescentes da Mata Pequena, como é produzida a sua luz, que ameaças pairam sobre estes seres, a iniciativa Lightalive, as suas reservas. etc...
Além de adultos, veio criançada e foi muito alegre e positivo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993