Biodiversidade



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Nunca vi tantos sardões como este ano, especialmente na praia, coisa que nunca tinha visto. São mesmo bonitos :) E grandes!
MHViQz4.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Espetacular, João Pedro!

Os sardões realmente grandes, são sempre um bom achado.
Tenho visto de todos os tamanhos, e este não foi o maior apesar de já ter alguns 30 cm, mas foi na mesma zona. Utilizam os passadiços como abrigo por isso não é preciso procurar muito. O maior que vi estava mesmo em cima do passadiço a apanhar sol, mas não o consegui fotografar, já estava com o sangue quentinho e raspou-se num instante :D Este estava ainda meio mole, era cedo ainda :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Nunca vi tantos sardões como este ano, especialmente na praia, coisa que nunca tinha visto. São mesmo bonitos :) E grandes!
MHViQz4.jpg


Bonito exemplar!

O maior que eu vi devia ter quase uns 50cm, infelizmente estava morto numa estrada, provavelmente atropelado. :(
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
50 cm, sem contar com a cauda?

A contar com a cauda claro! Não era um dragão de Komodo! :D

Complemento que o avistamento que vi foi na Terra Quente Transmontana, perto de Morais (Macedo de Cavaleiros).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: João Pedro

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Sardões com meio metro (cauda incluída) são grandes, mas longe do potencial da espécie.

Esta espécie pode atingir 80/90cm ou possivelmente até mais,

Sim eu sei, mas nunca vi exemplares dessa dimensão, creio até que atualmente são bastante raros exemplares desse tamanho.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Nunca vi tantos sardões como este ano, especialmente na praia, coisa que nunca tinha visto. São mesmo bonitos :) E grandes!
MHViQz4.jpg

Um belo sardão, nunca vi nenhum ao vivo, aqui em redor de casa, assim que deixa de chover, tudo vira um deserto.
As rãs ainda as oiço cantar mas só até ao meio da primavera.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Nunca vi tantos sardões como este ano, especialmente na praia, coisa que nunca tinha visto. São mesmo bonitos :) E grandes!
MHViQz4.jpg

Por aqui sempre foi relativamente fácil observar esses bichinhos, mesmo aqui junto às habitações. Mas este ano também me parece que são mais numerosos. No final de março pude observar dois sardões machos numa luta bastante violenta, num pequeno jardim, bem no interior da cidade.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Rússia. Ninho de cegonha de espécie rara escapa onda de fogo gigante
Câmaras de vigilância captaram imagens do avanço impressionante de um fogo florestal na Rússia, enquanto o ninho de uma cegonha branca oriental escapava ileso. A espécie está em risco de extinção.


Fonte: Observador