Seguimento Meteorológico Livre 2019

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Esperemos que seja constantemente adiado, como aconteceu com aquilo que mais falta faz....as cut-off's que tantas vezes mostrou a mais de 300h ao longo desta primavera. Se essas previsões se tivessem concretizado, não teríamos problemas com água neste momento, mas pronto, o bloqueio acaba sempre por levar a melhor.
Tanto o GFS como o ECM mostram temperaturas mais elevadas a partir da próxima semana mas os valores idênticos aos dos dias anteriores vão sendo adiados. Quanto à precipitação, Maio parece seguir as pisadas dos meses anteriores (excepto Abril) com valores bem abaixo da média. Este ano, parece que nem a umas trovoadas temos direito. :buh:

Está mau para os burros, como se diz aqui nos algarves: Não há Maio sem trovão nem burro sem "coiso " , vem aí o PAN acusar-me de estar a sacrificar o pobre do burro. :D
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Bom este Maio parece querer seguir as pisadas do de 2005...recordo-me que foi bastante quente após um ano também ele bastante seco.

Em boa verdade este mês parece querer seguir mas é as pisadas do ano 2011 pelo menos aqui a sul do país pois caso o mês terminasse ao dia 20 deste mês os valores relativamente a média da temperatura máxima seriam equivalentes aos que temos agora pelo menos a sul do país!!
So que os últimos 10 dias prometem ter uma média das máximas superior a 26... Pelo que este mês de Maio particularmente a sul poderá ficar entre Maio de 2011 e Maio de 2015.. O mais quente!!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom, nesse caso, já não será as trovoadas de maio, a não ser que venham atrasadas.
Venham atrasadas ou não, o que interessa é que apareçam :malandro: :D
Como este Maio está a ser fraquinho, pode ser que venham melhores dias em Junho, mês que também costuma ter alguma animação :trovao:
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Venham atrasadas ou não, o que interessa é que apareçam :malandro: :D
Como este Maio está a ser fraquinho, pode ser que venham melhores dias em Junho, mês que também costuma ter alguma animação :trovao:

Sim claro, as trovoadas, e a chuva fazem sempre falta, venham elas quando vierem.
Pois tirando aqueles dias de calor, que tivemos na semana passada, e parece que para o próximo fim de semana, já se está a prever temperaturas a rondar os 40ºC.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
anim_asz1.gif


O CFS é parcialmente baseado no GFS e como tal por vezes mostra algo irrealista: a 'paradinha'.

tempresult_gbd1.gif


Ainda no tópico, o CsT Andrea não deve chegar à Bermuda.

Já há previsão do MetOffice. Não deve faltar muito para a do NHC.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Ora bem...
Eu particularmente espero um verão dentro daquilo que tem sido os últimos anos.
Acho que Junho não será excepcionalmente quente mas depois espero um Agosto e metade Julho particularmente quente.
Quanto ao presente acho que já devem ter uma noção do que está a ser este mês. Neste momento creio que está ao nível de Maio de 2011 mas quando terminar o mês não deve estar muito afastado de 2015..
Maio e cada vez mais um mês de verão!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Ora bem...
Eu particularmente espero um verão dentro daquilo que tem sido os últimos anos.
Acho que Junho não será excepcionalmente quente mas depois espero um Agosto e metade Julho particularmente quente.
Quanto ao presente acho que já devem ter uma noção do que está a ser este mês. Neste momento creio que está ao nível de Maio de 2011 mas quando terminar o mês não deve estar muito afastado de 2015..
Maio e cada vez mais um mês de verão!!
Mas Maio de 2011, foi diferente deste, pois houve muito mais instabilidade com trovoadas, este mês nem sequer aparecerem.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E no final do verão vai se falar da seca no sul do país!!

Pelo caminho que isto leva, não vai ser só o sul a sofrer com a seca, mas sim praticamente todo o país, e parece que já nem vale a pena ter alguma esperança, no que resta deste mes de maio, em termos de trovoadas.
Só hoje, andei mais de 3 horas a regar, e já estou a racionar a água de maneira a que chega para as centenas de plantas, e mais as árvores de fruto.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Mas Maio de 2011, foi diferente deste, pois houve muito mais instabilidade com trovoadas, este mês nem sequer aparecerem.

Oh, se teve instabilidade, aqui fica a chuvada que colocou Faro e Olhão a boiar no dia 18 de Maio. https://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/383693.html

Faro teve 98 mm em Maio de 2011 é mesmo igual. :D Para mim, comparar este Maio com o Maio de 2011, é como comparar a maré cheia com a maré vazia. :D Em Maio de 2011, existia chuva extrema no sudoeste do país e praticamente não existia seca no sul, só existia no Norte.

http://www.ipma.pt/resources.www/do...fHlURM/cli_20110501_20110531_pcl_mm_co_pt.pdf