Seguimento Litoral Centro - Maio 2019



RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Dia de vendaval, com nortada moderada a forte acompanhada de rajadas intensas durante grande parte do dia. O vento soprou quase sempre acima dos 20 Km/h, abrandando bastante agora no final da tarde.
De resto, foi mais um dia soalheiro e ameno.

Mínima: 15,3ºC
Máxima: 23,2ºC

T. Atual: 19,8ºC
HR: 59%
Vento: NW / 10,8 Km/h


 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
A subir a parada... 85 km/h. A Serra a trabalhar bem.
Como é normal a milésima vez que o ipma falha na previsão do vento para a zona. :D

Eles ai esquece, eu por acaso na minha página e nas minhas previsões ressalvo sempre na secção das curiosidades, quando há razão para isso, os valores das freguesias oeste do concelho de Cascais, precisamente por esse efeito ;), até agora comparado os valores das previsões com as estações tenho tido um bom sucesso, ainda assim essa zona é um pouco imprevisível e por vezes o fenómeno é muito localizado! Adoro ir ai sempre que posso dar um passeio nos dias de nortada forte, malveira da serra, guincho etc.

Por aqui por loures vento moderado, com rajadas bem intensas por vezes!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Sem dúvida dos dias mais ventosos do ano. Nortada não deixa descer muito a temperatura e sempre refresca durante a tarde.

Mínima: 13,7ºC

Atual às 21h: 16ºC mas com sensação de 12/13ºC. Pôr do sol fenomenal com os contrails a oeste, por 10 minutos não tive a máquina na mão...

Próximos dias prometem ser quentes, coisa que não precisava muito :rolleyes:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eles ai esquece, eu por acaso na minha página e nas minhas previsões ressalvo sempre na secção das curiosidades, quando há razão para isso, os valores das freguesias oeste do concelho de Cascais, precisamente por esse efeito ;), até agora comparado os valores das previsões com as estações tenho tido um bom sucesso, ainda assim essa zona é um pouco imprevisível e por vezes o fenómeno é muito localizado! Adoro ir ai sempre que posso dar um passeio nos dias de nortada forte, malveira da serra, guincho etc.

Por aqui por loures vento moderado, com rajadas bem intensas por vezes!

Boas,
Confesso que disse aquilo mais num tom provocador/brincadeira.
Em tempos criticava, mas assim que me apercebi que nem modelos de alta resolução conseguem prever este fenómeno de vento extremo, mudei um pouco a postura que tinha até então.
A freguesia de Alcabideche é enorme, para se ter noção vai de Manique até à escassos metros da Peninha. Toda a área é ventosa, mas os piores sítios são sem dúvida Murches, Alcabideche, Zambujeiro, Cabreiro, Janes, Malveira da Serra, Biscaia e Figueira do Guincho. Isto é um fenómeno localizado mesmo dentro do próprio concelho, muitas vezes há vento fraco em Cascais e vento forte em Alcabideche e vento muito forte na Malveira da Serra.
Só nos últimos anos é que tenho estudado mais o assunto.
-----

Ate ao momento velocidade máxima de vento nos 62 km/h e rajada máxima de 85 km/h.
15,1 graus
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Isto é que foi um dia, hein?! :lol: A única coisa de diferente em relação aos últimos dias foi mesmo a Nortada, com intensidade moderada a forte e rajada máxima de 40 km/h. @jonas_87 É pena que por aqui nunca se atinjam os valores de Cascais. :buh:

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 24,4ºC
Mín: 15,0ºC
Rajada máxima: 40 km/h NNO
ÍUV máx: 10

Corroios
Máx: 25,3ºC
Mín: 15,8ºC

Agora estão 17,8ºC, céu limpo e vento fraco a moderado. :mad:
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Boas,
Confesso que disse aquilo mais num tom provocador/brincadeira.
Em tempos criticava, mas assim que me apercebi que nem modelos de alta resolução conseguem prever este fenómeno de vento extremo, mudei um pouco a postura que tinha até então.
A freguesia de Alcabideche é enorme, para se ter noção vai de Manique até à escassos metros da Peninha. Toda a área é ventosa, mas os piores sítios são sem dúvida Murches, Alcabideche, Zambujeiro, Cabreiro, Janes, Malveira da Serra, Biscaia e Figueira do Guincho. Isto é um fenómeno localizado mesmo dentro do próprio concelho, muitas vezes há vento fraco em Cascais e vento forte em Alcabideche e vento muito forte na Malveira da Serra.
Só nos últimos anos é que tenho estudado mais o assunto.
-----

Ate ao momento velocidade máxima de vento nos 62 km/h e rajada máxima de 85 km/h.
15,1 graus

Qualquer serra consegue ter uma dinâmica semelhante em relação a ventos de certas direções, por vezes até pequenas montanhas conseguem, na costa da Caparica, em especial na zona mais a sul, o vento de leste pelo fim da madrugada até ao final da manhã é muito mais forte que nas restantes regiões, enquanto grande parte das redondezas tem ventos até 20 /30 km/h, nós lá por essa altura do dia somos assolados por rajadas fortes superiores a 50, 60 por vezes mais! Tem certas lestadas que superam as nortadas! É um fenómeno muito curioso; tenho de gravar!
A nortada dessas zonas de Cascais é bem mais generalizada( abrange mais território), basei-o me numa estimativa entre vento previsto e direção e correlação e registos das estações da zona ( quando estão online ) hoje registas-te 62 km/h com rajada até 85, encaixa bem na estimativa que fiz :D !

Por loures, o magnifico choupo da praceta faz um barulho enorme ;)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas

Hoje, dia distinto de o ontem, hoje temos lestada moderada quente e seca.
24,6 graus.
Ontem a máxima não passou dos 19,0 graus.

@Stormlover os registos que partilhei não são meus, há má cobertura por cá em termos de estações nas zonas mais ventosas, portanto há muita coisa que não se sabe. Ontem certos pontos terão ido aos 100 km/h sem grande problema.
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde,

Como dizia o outro, hoje "tá fote tá"...

Só mesmo o vento para animar a coisa

d6c1b147df0555b0e37b41d247f456df.jpg
e4ecfbb7eaa15cf02914f8d3d631c1a4.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

Tal como previsto, o Verão está ai e hoje bem mais quente que ontem Neste momento 27.8°c , e vento predominante de ENE fraco a moderado, mais ao final do dia deverá rodar para NW e acelarar bem, mas vamos ver! Neste momento apenas 22% de HR .

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais uma tarde que segue bem quente, e só não aparenta mais devido ao vento fraco, que vai soprando.
Está a chegar aquela altura em que tem-se de acordar logo ao nascer do dia para trabalhar no campo, e depois descansar logo no fim de almoço, e retomar os trabalhos, só ao final do dia.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Lestada moderada por cá , este vento seca tudo! 20% de HR


a481ae4fd1b4546b04dbf01be3f8b461.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Hoje foi mais um dia de verão, bem quente e com bastante vento! 34 km/h foi a rajada máxima do dia de hoje, de Nordeste.

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 28,9°C
Mín: 13,8°C
Rajada máxima: 33 km/h NNE
ÍUV máx: 10

Corroios
Máx: 30,4°C
Mín: 15,0°C

Agora estão 23,3°C e céu limpo. :)