Seguimento Meteorológico Livre 2019

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Muita gente em Portugal tem uma mente completamente simplista nos dias de hoje, que só pensa na praia o ano todo. Desde que tenham água a sair da torneira, está tudo muito bem. :buh:
Pedir às pessoas para racionalizar o consumo de água é o mesmo que pedir a uma parede para falar, simplesmente não dá. Nós aqui no Sul da Europa não temos uma organização coletiva: temos muito a mania do "seja o que Deus quiser".
Nos dias de hoje, se ocorresse um verão com temperaturas abaixo do normal, cairia o Carmo e a Trindade. Aconteceu isso em julho do ano passado, e vimos o que foi para aí nas notícias. Se ocorresse um dezembro com temperaturas acima do normal, como o de 2015, talvez ninguém reclamasse. :disgust:
Não é de admirar que isto da seca não seja falado sequer nas notícias. Há dois meses atrás, o IPMA publicou uma coisa sobre a seca no país, e houve logo uma pessoa a reclamar que não era possível pois tinha chovido muito no Norte e que estava tudo verdinho. É verdade que este inverno/primavera foi enganador, pois nos dias em que choveu o acumulado foi generoso, no entanto houve muitos dias pelo meio em que não choveu. :facepalm:

Se a água fosse mais cara, talvez as pessoas pensassem duas vezes antes de ligar a torneira sem parar. Somos uma família de 4 não pagamos mais de 15euros por més de agua.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Se a água fosse mais cara, talvez as pessoas pensassem duas vezes antes de ligar a torneira sem parar. Somos uma família de 4 não pagamos mais de 15euros por més de agua.

Nós também somos uma família de 4 pessoas, e também costumo pagar entre os 12 a 15 euros durante esta época de fim de primavera e verão.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Boas

Olhei para o último relatório do snirh datado supostamente do dia 24 Maio em que mostravam que entre 17 a 24 Maio os volumes de armazenamento tinham baixado mais um pouco na região sul.. E qual o meu espanto quando o volume de armazenamento por baixo das Albufeiras corresponde aos valores de 17 maio ao invés de 24 maio. Um erro deles..
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Em relação aos modelos claramente este mês de Maio aponta ao 2o mês mais quente desde que existem registo no que toca a máxima so atrás de 2015.
Junho promete ser mais fresco que o final de Maio com máximas caraterísticas de Maio.
Não me parece que junho seja muito quente como alguns modelos ou acoplamento de modelos assim pinta.
Acho que no geral acabará por ser um mês normal!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Se a água fosse mais cara, talvez as pessoas pensassem duas vezes antes de ligar a torneira sem parar. Somos uma família de 4 não pagamos mais de 15euros por més de agua.

Nós também somos uma família de 4 pessoas, e também costumo pagar entre os 12 a 15 euros durante esta época de fim de primavera e verão.

Devem morar numa zona, onde a água deve ser de borla. :D Se morasses aqui, já não pedias aumento do preço da água, neste país, tudo é bom para aumentar, falta de água vamos embora aumentar o preço, mas quando as barragens deitam a água fora, aí nunca baixa o preço da água.

12 a 15 € paga-se aqui só em taxas e taxinhas, portanto, não generalizem o que já está demasiado caro em outras zonas do país.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Devem morar numa zona, onde a água deve ser de borla. :D Se morasses aqui, já não pedias aumento do preço da água, neste país, tudo é bom para aumentar, falta de água vamos embora aumentar o preço, mas quando as barragens deitam a água fora, aí nunca baixa o preço da água.

12 a 15 € paga-se aqui só em taxas e taxinhas, portanto, não generalizem o que já está demasiado caro em outras zonas do país.

Eu pago este valo, porque não tenho saneamento básico, porque quem tem facilmente paga 25 euros.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Se a água fosse mais cara, talvez as pessoas pensassem duas vezes antes de ligar a torneira sem parar. Somos uma família de 4 não pagamos mais de 15euros por més de agua.

Essa é a solução fácil, mas não é a solução que resolve os problemas.
Aqui na Chã de Ferreira temos a água mais cara do país ou das mais caras. Isto onde a captação (exceptuando no verão) é feita no rio que recebe 90% da chuva que cai no planalto - uma das zonas mais húmidas do país.
É triste mas é a realidade.
O que resolve os problemas é termos armazenamento em muitos dos concelhos que andam à míngua nestes anos secos. E acima de tudo termos campanhas massivas de uso regrado da água para abastecimento humano.
O que mudou desde 2017-2018? Nada!
O poder político fez investimento ZERO para responder aos períodos de seca.
Nem mais uma barragem para abastecimento humano, nem mais uma conduta para levar a água aos concelhos onde as necessidades são mais emergentes nestes períodos.
Vide o caso da barragem que abastece Viseu, a tal que foi abastecida por auto-tanques, e que por estas alturas não pode ter a capacidade de água nos níveis máximos por questões de segurança.
A subida do preço só vai castigar quem dela mais precisa e, seguramente, castigar quem não pode ter acesso à água por outras alternativas.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Estava habituado por esta altura do ano a ver, pelo menos ocasionalmente, este mapa "pintado" de amarelo, vermelho e até algum rosa. Até 384h, o GFS prevê mais do mesmo: zero instabilidade em Portugal Continental.


Untitled.png
 
  • Gosto
Reactions: MeteoMP e srr

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,143
Local
Abrantes
Eu pago 50,00 / mês.

Com máximo de poupanças possível, para regas tenho armazenamento aguas da chuva +/-1500 litros de capacidade.

E é um roubo, porque os meus 50,00 e o resto dos municipes, são diluidos ou gastos em empregos for the boys;

e em outras regalias conexas _ portanto estamos entregues ao mesmo de SEMPRE : Ganancia e Corrupção.

A "agua" é um mero pormenor.......
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Eu também pago à volta dos 15€/mês com taxas e taxinhas incluídas. E sou uma maníaca dos banhos. No Verão já tenho pago 17€.
 
  • Gosto
Reactions: srr

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Eu sei que não é a unica solução, que há muita coisa que se podia ser feito, desde dessalinizar a água do mar para algumas soluções que possam usar este tipo de água (por exemplo campos de golf no Algarve, se fosse possível usar esta água), evitar as fugas de água no sistema, as regas dos jardins exageradas (quando morei em T.vedras tinha um sistema de rega em frente a casa que regava todos os dias á mesma hora fizesse sol fizesse chuva), e quantas vezes regava mais o passeio que o jardim, melhorar praticas agrícola (tenho uma conhecida que investiu com fundos europeus em amendoeiras no Alentejo e diz me ela que rega do poço 6 horas por dia, e que o poço estava a perder muita água. Não há planeta que aguente isto. Eu tenho amendoeiras em Foz Coa que nunca as rego, andam sempre ao sabor do mãe natureza e tenho sempre amêndoa com fartura).
E depois o preço da água, quando eu no meu concelho onde moro agora (Batalha) pago sempre 10, 12, 15 euros por mês, 4 pessoas, já contando o IVA, o saneamento, acho que é um chamamento para aquelas pessoas que não se interessam pelo ambiente gastarem água com fartura!!!
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
A questão da água não tem nada a ver com o haver muita ou pouca água ou ter chovido muito ou pouco.
Tem a ver com o tipo de serviço prestado.
Eu aqui no pinhal novo pago uma média de 12 a 15 euros a cada dois meses, o que considero bastante barato, e somos 3 embora não tenhamos assim muito consumo.
Acontece que aqui são SMAS, e em qualquer parte do país onde que fornece os serviços de águas e saneamento são SMAS ( câmaras municipais), os valores cobrados são relativamente baixos e muito acessíveis.
O problema é quando se privatiza e passam a ser águas disto e daquilo pertencentes ao grupo águas de Portugal.
E então aí sim os valores dão logo um salto.
Serviços básicos no meu entender nunca e jamais deveriam ser privatizados, porque a partir desse momento o factor principal deixa de ser o serviço prestado á população, e passa a ser o ter lucro com o consequente aumento dos preços.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
com excepção de dia 1 e 2 Junho preservativa-se desinteressante :(
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
com excepção de dia 1 e 2 Junho preservativa-se desinteressante :(

O amigo RedeMeteo não passa sem deixar uma boca foleira aqui, de tempos a tempos...
Nem sei qual é o "interessante" de dia 1 e 2...???
Então máximas de 35-36º nos dias anteriores, ainda no mês de Maio, são menos "interessantes"???? :wacko: