Seguimento Litoral Centro - Maio 2019

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Máxima até agora 35,2ºC. Começou a descer e já vai nos 34,7ºC, a ver se mantém-se esse ritmo...
A lestada voltou a carregar e vai soprando moderada com algumas rajadas.

T. Atual: 34,7ºC
HR: 15%

Vento: E / 11,9 Km/H
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E depois de um dia de inferno, a noite segue pelo mesmo caminho, bastante quente.
Hoje o dia foi para esquecer, pois nem agora ás 7 da tarde se conseguia trabalhar, estava a instalar o sistema de rega, e os tubos até me queimavam as mãos, e o suor pingava-me pela cabeça abaixo.
Hoje o sol, parece-me estar a incidir num angulo diferente do que tem estado até agora, pois hoje conseguiu entrar mesmo debaixo de árvores, onde nunca tinha visto o sol, e o mesmo se passou no vale da minha horta, onde, ás 7 da tarde já a sombra vai ao meio do terreno, e hoje apenas cobria a parte inicial.
Acho que vou ter de fugir para uma local com ar condicionado, até este calor se ir embora.

A evapotranspiração diária está quase a rondar os 7 mm, não á rega que aguente.
 

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,276
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Máxima do dia: 31.7°C.
Temperatura começou a descer depois das 14h quando o vento rodou para NW. Por volta das 18h voltou a subir com o vento a rodar para o quadrante Norte.

Neste momento noite segue tropical com 25.2°C. Vento fraco de norte.
Registo do poente a oeste:
mcb6urC.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Afinal não foi o dia mais quente do ano, e ainda bem! Contudo uma máxima tórrida de 36.9°c , e com a HR a tocar novamente nos 11% Neste momemto ainda 27.8°c , e a descer bem mais devagar que ontem Hoje sim, se não aparecer o vento de Sul devo ter mínima tropical! Amanhã é mais do mesmo, e Sábado a prometer ser o mais escaldante deste evento, mas veremos! Hoje também ficou abaixo do modelado devido à rotação do vento para SW , que foi fraco pela tarde, mas que funcionou como sempre muito bem como A/C natural


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal,

Hoje recebi uma boa novidade aqui sobre a meteo do concelho de Cascais, provavelmente muitos de nós vamos ficar satisfeitos. Ora bem, a câmara municipal desde o início do ano que está com um projecto de instalação de estações meteorológicas. Curiosamente uma das pessoas que está à frente do projecto, na parte informática, é uma pessoa amiga, o mundo é pequeno. :D
Adiantou me que serão 10 estações, espalhadas pelo concelho. Como é lógico perguntei logo as localizações, foi me dito que só sabia de 2, pelo menos para já, uma no centro interpretação da duna da Cresmina Guincho(é uma Davids que está por lá há uns 3 anos) e outra é em Talaide no limite do concelho. Os dados das estações serão publicos, no site do município. Vamos ver se é desta que o reino do vento vai ter cobertura...
---
Lestada forte e 27 graus!
Pois é este mês vai fechar com 2 mínimas de 23 graus, é obra!!
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas pessoal,

Hoje recebi uma boa novidade aqui sobre a meteo do concelho de Cascais, provavelmente muitos de nós vamos ficar satisfeitos. Ora bem, a câmara municipal desde o início do ano que está com um projecto de instalação de estações meteorológicas. Curiosamente uma das pessoas que está à frente do projecto, na parte informática, é uma pessoa amiga, o mundo é pequeno. :D
Adiantou me que serão 10 estações, espalhadas pelo concelho. Como é lógico perguntei logo as localizações, foi me dito que só sabia de 2, pelo menos para já, uma no centro interpretação da duna da Cresmina Guincho(é uma Davids que está por lá há uns 3 anos) e outra é em Talaide no limite do concelho. Os dados das estações serão publicos, no site do município. Vamos ver se é desta que o reino do vento vai ter cobertura...
---
Lestada forte e 27 graus!
Pois é este mês vai fechar com 2 mínimas de 23 graus, é obra!!
Grande notícia João, excelente iniciativa da autarquia de Cascais, os meus parabéns Todos vão ficar a ganhar com este projecto, inclusive este fórum Finalmente a terra do vento vai ter registos à altura do fenômeno

27°c estáveis

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
Boas pessoal,
---
Lestada forte e 27 graus!
Pois é este mês vai fechar com 2 mínimas de 23 graus, é obra!!

Diria que é, mais um fenómeno sobrenatural do que obra do acaso :D, normalmente as noites tropicais são mais frequentes no Algarve e para estranho que pareça, nem 1 existiu este mês,.que é uma raridade, dado as temperaturas registadas, nem nortada nem lestada conseguiu dar 1 noite tropical por aqui. :wacko:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Diria que é, mais um fenómeno sobrenatural do que obra do acaso :D, normalmente as noites tropicais são mais frequentes no Algarve e para estranho que pareça, nem 1 existiu este mês,.que é uma raridade, dado as temperaturas registadas, nem nortada nem lestada conseguiu dar 1 noite tropical por aqui. :wacko:

No total tive 3 mínimas tropicais.
Sim vocês têm mínimas tropicais em doses industriais. Aqui a questão é que as lestadas estão cada vez mais potentes na faixa costeira ocidental, este mês os dois cabos do distrito de Lisboa, tiveram máximas de 32-34 graus, e temperaturas nocturnas de 26/27 graus.
São valores surreais, para o clima daquela faixa costeira.