Seguimento Meteorológico Livre 2019

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Nunca perde piada quando se generaliza a meteorologia/climatologia de Portugal (só continental sem qualquer tipo de consideração pelas ilhas) para o globo.

Vá, até me dei ao trabalho :D

map_2815.png


Como o norte de Portugal até esfriou um bocadinho, é apenas óbvio que não houve aquecimento em mais lado nenhum :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e MeteoMP


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
map_5155.png


map_6026.png


Novamente, como o norte de Portugal está a esfriar no Verão, já se pode anunciar uma era do gelo :D É preciso mandar mais CO2 para a atmosfera pois o atual não está a fazer o que era suposto :D
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pena não estar ainda disponível 2018. Seria interessante ver 2014-2018 versus 2009-2013.
Foi ali por 2014/2015 que se deu um grande salto para o período absurdamente quente em que estamos inseridos.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
é claro que Há ciclos maiores que as gerações e memoria humana. Mas nos estamos num ciclo muito mau e de rápida alteração climática.
Voltando à questão das trovoadas: @joralentejano pensei que nesta altura as trovoadas tinham origem num regime diferente, mais do calor gerado pelo própria circulação continental. É um facto que já não existem trovoadas como ha 20 anos, as pessoas de mais idade como o meu avô estão sempre a falar nisso. Tb havia mta trovoada de Outono que desapareceu...
Para as trovoadas serem geradas neste regime de calor, como por vezes acontece no verão, teríamos de ter por cá algo como isto que o GFS sempre prevê a mais de 300h:
ip1phu.png


Neste caso, não haveria nada de especial, pois, o núcleo ar frio em altitude está algo afastado, mas se estivesse junto ou no centro da Península geraria boa instabilidade, principalmente no interior, como é mais normal nesta altura. Situações que o GFS prevê com fartura mas que nunca se concretizam...:p
 

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
492
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Bom, relativamente ao estado do tempo do dia de hoje só tenho uma coisa a dizer: ainda falta muito para Novembro?
Já somos 2 a pensar o mesmo, não fui feito para gostar de calor.
Não tenho outro "remédio", que não aguentar, infelizmente Novembro ainda vem muito longe.
X 3...

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e ClaudiaRM

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pois é, os títulos dos media, se fossem decentes, nesta altura, deveriam ser algo como:

MAU TEMPO EXTREMO PARA O MÊS DE MAIO
Temperaturas máximas em níveis record perigosos, humidade baixa e seca agravada

Calor é tão bom para ir à praia... Se fossem os Lisboetas a controlar o clima, o verão seria eterno. :lmao:

As previsões mostram um Junho com temperaturas abaixo da média e até algo vincada. :D

https://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/

Lá vêm os jornais a alarmar que não está a haver verão, que o verão nunca mais chega, ai o calor e a praia, se estas previsões se concretizarem... Se fosse um dezembro extremamente quente, com temperaturas a chegarem aos 25ºC, talvez não criticavam. :facepalm:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Calor é tão bom para ir à praia... Se fossem os Lisboetas a controlar o clima, o verão seria eterno. :lmao:



Lá vêm os jornais a alarmar que não está a haver verão, que o verão nunca mais chega, ai o calor e a praia, se estas previsões se concretizarem... Se fosse um dezembro extremamente quente, com temperaturas a chegarem aos 25ºC, talvez não criticavam. :facepalm:

Não é só os lisboetas, existe lá época melhor que o Verão? no Verão não me constipo, até sabe bem a chuva com o calor, as pessoas andam mais felizes, vamos à praia, tempo excelente para passear, sair à noite, os dias são maiores, a única coisa boa do Inverno é a chuva tudo o resto não me faz falta, não gosto de frio. :D Este estudo está comprovado cientificamente. :D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Não é só os lisboetas, existe lá época melhor que o Verão? no Verão não me constipo, até sabe bem a chuva com o calor, as pessoas andam mais felizes, vamos à praia, tempo excelente para passear, sair à noite, os dias são maiores, a única coisa boa do Inverno é a chuva tudo o resto não me faz falta, não gosto de frio. :D Este estudo está comprovado cientificamente. :D

Se os Verões não descambassem, como acontece nos últimos anos, com calor excessivo a maior parte do tempo, concordo contigo, agora, assim, é um sofrimento... passear ou praia ou sair com 30 e muitos e 40 graus???
Só se fosse para derreter os miolos...:nugget:
Para mim, passa a ser sinónimo é de prisão, ter que estar sempre fechado com A/C, para aguentar...
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Como devem imaginar, a conversa parece encaminhar-se para um "clássico" já visto muitas vezes... Os gostos pessoais... Legítimos, pois felizmente todos temos direito a eles, mesmo que pareçam estranhos aos olhos dos outros.
Mas na prática, pouco construtivos ou didáticos se transformarmos um tópico de meteorologia numa lista/comparação de gostos pessoais.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk