Seguimento Incêndios - 2019

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
incendio em Estremoz com 51 bombeiros e 3 meios aéreos e 2 incêndios no concelho da Murtosa, Aveiro, os 2 com 20 bombeiros cada
Incêndio em Estremoz numa zona muito sensível,ainda à poucos dias se falou aqui num grande incêndio em 2006 naquela zona, muito eucalipto, se a localização da ocorrência estiver correcta ,será já em plena Serra d'Ossa ?!

Edit: Incêndio em resolução

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: huguh e Pedro1993


JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Incêndio em Estremoz numa zona muito sensível,ainda à poucos dias se falou aqui num grande incêndio em 2006 naquela zona, muito eucalipto, se a localização da ocorrência estiver correcta ,será em plena Serra d'Ossa ?!

Edit: Incêndio em resolução

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Sim, o fogo já era na Serra d'Ossa, numa zona onde poderia ter-se tornado complicado. Felizmente está resolvido, embora o rescaldo nestas zonas quentes de eucaliptais seja sempre complicada. Ainda ouço os aviões, possivelmente ainda estão a ajudar no rescaldo.

No último ano grande parte dos eucaliptos na serra foram cortados, mas os novos rebentos já apresentam 2/3 metros de altura. A juntar-se ao grande manto de folhas e ramos que resultaram deste corte e que ficaram no terreno a secar, qualquer ignição poderá ser problemática.
De louvar o ataque inicial com cerca de 50 bombeiros e 3 meios aéreos. Parece que finalmente perceberam que os incêndios têm que se atacar em força logo no inicio quando ainda estão pequenos.

Deixo aqui uma foto do ODigital.pt tirada já no inicio da fase de rescaldo.
61436672_1551757101620930_6220363394919170048_n by João Gonçalves, no Flickr
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Sim, o fogo já era na Serra d'Ossa, numa zona onde poderia ter-se tornado complicado. Felizmente está resolvido, embora o rescaldo nestas zonas quentes de eucaliptais seja sempre complicada. Ainda ouço os aviões, possivelmente ainda estão a ajudar no rescaldo.

No último ano grande parte dos eucaliptos na serra foram cortados, mas os novos rebentos já apresentam 2/3 metros de altura. A juntar-se ao grande manto de folhas e ramos que resultaram deste corte e que ficaram no terreno a secar, qualquer ignição poderá ser problemática.
De louvar o ataque inicial com cerca de 50 bombeiros e 3 meios aéreos. Parece que finalmente perceberam que os incêndios têm que se atacar em força logo no inicio quando ainda estão pequenos.

Deixo aqui uma foto do ODigital.pt tirada já no inicio da fase de rescaldo.
61436672_1551757101620930_6220363394919170048_n by João Gonçalves, no Flickr
Foi o que me pareceu pela localização, acho que já ontem ocorreu alguma coisa naquela zona
Felizmente o ataque inicial foi forte e deu resultado, mas esse não é o nosso problema , o problema é quando passa a ataque ampliado, esse é que é o tendão de aquiles do nosso dispositivo! Agora todo o cuidado é pouco no rescaldo, porque por vezes também temos muitos problemas nessa matéria! Infelizmente os cortes na floresta portuguesa são assim em todo o lado, corta.se e leva. se o que rende dinheiro, e o resto fica para potenciar ainda mais este grave problema que temos no nosso país relacionado com IF .

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Foi o que me pareceu pela localização, acho que já ontem ocorreu alguma coisa naquela zona
Felizmente o ataque inicial foi forte e deu resultado, mas esse não é o nosso problema , o problema é quando passa a ataque ampliado, esse é que é o tendão de aquiles do nosso dispositivo! Agora todo o cuidado é pouco no rescaldo, porque por vezes também temos muitos problemas nessa matéria! Infelizmente os cortes na floresta portuguesa são assim em todo o lado, corta.se e leva. se o que rende dinheiro, e o resto fica para potenciar ainda mais este grave problema que temos no nosso país relacionado com IF .

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Pois é verdade, eu vivo aqui relativamente perto de uma grande mancha de eucaliptos, aliás a maior mesmo do meu concelho, e sempre vi de perto levarem toda a madeira que tem proveito, e tudo o resto fica para trás.
Eu sempre disse que quem corta a madeira, deveria de no final, passar pelo menos 1 triturador acoplado a um tractor, de modo a triturar todos os sobrantes, e ainda para mais a lenha de eucalipto se decompõe rapidamente, ou então melhor levar esses sobrantes para uma central de biomassa, onde poderiam por exemplo dar a origem a composto que seria depois vendido.
Mas é verdade no nosso país é mesmo assim, tenho um vizinho que mora na Austrália, e que já me disse que fica sempre muito indignado, quando ve todo o "lixo", deixado para trás no fim do corte das madeiras de eucalipto, lá ele diz, que o comprador da madeira, não é autorizado a levar a madeira, sem antes deixar todo o material triturado.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Foi o que me pareceu pela localização, acho que já ontem ocorreu alguma coisa naquela zona
Felizmente o ataque inicial foi forte e deu resultado, mas esse não é o nosso problema , o problema é quando passa a ataque ampliado, esse é que é o tendão de aquiles do nosso dispositivo! Agora todo o cuidado é pouco no rescaldo, porque por vezes também temos muitos problemas nessa matéria! Infelizmente os cortes na floresta portuguesa são assim em todo o lado, corta.se e leva. se o que rende dinheiro, e o resto fica para potenciar ainda mais este grave problema que temos no nosso país relacionado com IF .

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Sim, ontem houve um pequeno incêndio na mesma aldeia (Glória) mas foi em mato, ainda um pouco afastado da serra.
Há cerca de 2 ou 3 meses passei a pé numa zona da serra que tinha sido recentemente cortada e é ridículo a quantidade de folhas, ramos, cascas, pequenos troncos e estevas arrancadas que ficaram ao "abandono" no meio da serra enquanto os novos eucaliptos começam a rebentar. Só mesmo visto, pois era impressionante a acumulação de matéria potencialmente inflamante no meio da serra. Nalguns locais acumulavam mais de 50/60 cm desta mistura "explosiva" e em conversa com outras pessoas todas estavam reticentes quanto à perigosidade da situação e preocupadas com este verão que se aproxima... Imaginem alguns vales da serra com 45ºC em agosto com raios a incidir sobre todos estes restos decompostos de eucalipto.. no mínimo é assustador.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Valente susto quando vi o céu cheio de fumo, esta tarde, mas fiquei confuso, que nenhuma rádio dava conta de nenhum incêndio na Serra do Caldeirão. :




Neste momento, o sol está alaranjado devido ao fumo do violento incêndio em Huelva, que conta com 16 meios aéreos. :shocking:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

Aquilo lá ao pé do incêndio está bonito, está.
humareda-del-incendio-en-beas--1024x753.jpg

Basta o vento virar para Nordeste para este fumo ir para uma cidade com 140.000 habitantes. Eu é que não queria estar lá agora... :scared:
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Incêndio numa zona delicada, na encosta norte do Marão. Ataque inicial com mais de 30 opr.
Edit: Já em resolução.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Incendio em Setúal, Palmela, Pinhal Novo, conta já com 99 operacionais, 28 veiculos, e 2 MA.
Está agora em directo na CMTV, e ve-se uma área já considerável queimada, principalmente de montado, com algumas casas por perto.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)