Seguimento Litoral Centro - Junho 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mas que fiasco... :facepalm: Quais 10 mm??? Nem 2!!
O acumulado do dia de hoje ficou pelos 1,8 mm. A frente "quebrou" logo a seguir à Costa da Caparica e voltou a fortificar-se já na Arrábida.
O acumulado mensal ficou pelos 3,6 mm, ou 30% do normal para o mês de junho. Certo... :rain: :(
 

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,271
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Céu limpo após a passagem da frente fria.
15.6°C. Vento moderado de NW.

Nebulosidade no horizonte a oeste:
6CK7CHd.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas

Cá rendeu 4,5 mm.
O Junho segue então nos 7 mm.
Hoje a mínima foi efectivamente baixa pá a época, cerca de 11,7 graus.
No interior norte terá ocorrido geada em algumas zonas deprimidas.

----

Tenho nova actualização sobre a rede estações meteo da cm de Cascais.

Ora bem, afinal de contas serão 5 estações, os locais serão estes(partilha em primeira mão)
  • Centro de interpretação da Duna da cresmina (guincho)
  • Tires
  • Alcoitão
  • Aboboda
  • Talaide
Fiquei um pouco desiludido, pois pensava que iam instalar em áreas de nortada violenta, casos de Cabreiro, Murches, Zambujeiro, Janes, Malveira da Serra, Biscaia e Figueira do Guincho.
Interroguei sobre a questão da referida zona do concelho continuar sem cobertura, responderam me que daqui 1 ano pode ocorrer relocalização de estações.
Quanto às 5 estações, a de Alcoitão poderá ter bons registos de vento pois é perto de Alcabideche e tem vento a montes.
Sei a localização exacta de cada estação depois partilho.
No final deste mês deve estar tudo online no site da cm de Cascais.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Só para dar conhecimento que por Azeitão o "Miguel" regou o jardim para dois ou três dias 1.5mm de acumulado e rajada máxima de 42km,h! Neste momento uns fresquinhos 13°c, e 81% de HR.

Vento fraco/nulo predominante de SSW

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi um dia de chuva e de céu nublado. Como já tinha dito, a passagem do Miguel por aqui foi um autêntico fiasco, houve apenas a passagem da frente e mais uns aguaceiros pré-frontais, que no todo renderam 1,8 mm. Para junho já é alguma coisa... :angry: :rain:

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 20,1°C
Mín: 11,6°C
Prec: 1,8 mm (mensal: 3,6 mm)
Rajada máxima: 37 km/h SO
ÍUV máx: 11

Corroios
Máx: 21,3°C
Mín: 11,9°C

Agora estão 14,4°C e céu limpo. Isto parece tempo de março/abril, não de junho! :lmao: :cold:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Boas! Dia de (começo de) primavera por Coimbra, com chuvisco/chuva fraca desde as 2 das tarde, que foram gradualmente aumentando até chuva ocasionalmente forte, que parou por volta das 8, quando o céu começou a querer abrir. Temperaturas baixas para a época do ano, algumas mínimas de hoje devem ter batido recordes nalguns lugares do país!
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia,

O Miguel deixou na Cova da Piedade 2,7mm e uma bela molha que apanhei pelas 18h e 30m na Praça de Espanha. Menos mal, já não tenho de regar a Horta hoje e amanhã. Pormenor interessante, a elevada condensação nos vidros da minha casa ás portas do Verão, algo que nunca vi em 5 anos de lá morar.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

A passagem do "Miguel" até nem foi má por aqui, rendeu 3,9 mm :thumbsup:
Quando relatei a chuva intensa no último post, estava no centro da cidade (1,5 Km de casa) e aí caiu uma valente carga de água durante 5 minutos, ao ponto de haver algumas inundações e muitos lençóis na estrada, alguns com 3 metros de largura :shocking: Devido a isso, acredito que tenha havido grandes assimetrias nos valores de precipitação em escassos quilómetros de distância.

Hoje, o dia segue fresco com sol, algumas nuvens e vento fraco a moderado de NW.
A mínima de hoje voltou a ser baixa para a época, 13,5ºC.


Aproveito também para relembrar que faz hoje 4 anos da ocorrência do famoso outflow, que "varreu" esta região :D

Extremos de ontem:

Mínima: 12,2ºC
Máxima: 22,1ºC
Acumulado: 3,9 mm

T. Atual: 20,0ºC
HR: 44%
Vento: NW / 8,6 Km/h

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde,
Este dia tem sido marcado essecialmente pelo céu nublado, e por uma temperatura agradável.
Hoje de manhã estava muita humidade junto ao solo e nas ervas, ainda deu para fazer lama, e se agarrar aos sapatos.