Biodiversidade

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Andas desatento. No mínimo...
O PAN foi hoje ridicularizado um pouco por todo o lado por causa disto.

https://www.jn.pt/nacional/interior...nas-a-noite-para-proteger-aves--10977426.html

Outra boa iniciativa do PAN que infelizmente foi chumbada foi a proibição do uso do Diclofenac de uso veterinário, este medicamento causa mortalidade em Aves necrofagas ameaçadas como o abutre-negro, o grifo ou o abutre-do-egipto. É um produto que não faz sentido autorizar já que há alternativas com muito menor impacto ambiental.

Em relação à colheita de azeitona nocturna penso que também não faz grande sentido manter, já basta o quão maus são os olivais intensivos para a biodiversidade, quanto mais ainda se tornarem piores por causa da colheita nocturna.

Espero que não seja por perderem tempo com coisas supérfluas que depois quando promovem coisas úteis e importantes não sejam levados a sério...
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


É caso para dizer "uma foto vale mais que mil palavras".
Tantas pessoas que não gostam que elas façam os seus ninhos no beirados porque sujam tudo, e eu ando aqui á anos, a tentar "convencer", as andorinhas, que tenho aqui um T2, disponivel para elas.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima


É caso para dizer "uma foto vale mais que mil palavras".
Tantas pessoas que não gostam que elas façam os seus ninhos no beirados porque sujam tudo, e eu ando aqui á anos, a tentar "convencer", as andorinhas, que tenho aqui um T2, disponivel para elas.


Na casa dos meus pais temos dois ninhos, durante alguns anos era só um, mas este ano passámos a ter dois casais com os ninhos um ao lado do outro. A minha mãe não lhes acha grande piada, sim, sujam tudo! :D
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Quando estás à procura de escaravelho nas batateiras e encontras uma beleza destas... que até se deixou fotografar. Lindíssima, das fotos mais bonitas que já tive o prazer de registar na minha horta.

48031715458_e14578257f_b.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quando estás à procura de escaravelho nas batateiras e encontras uma beleza destas... que até se deixou fotografar. Lindíssima, das fotos mais bonitas que já tive o prazer de registar na minha horta.

48031715458_e14578257f_b.jpg

É verdade, é um prazer poder contar com uma visita desta borboleta, também tive essa sorte agora á pouco tempo.
É também uma das maiores boroletas que se consegue observar com alguma sorte, e claro com boas práticas agrícolas.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Quando estás à procura de escaravelho nas batateiras e encontras uma beleza destas... que até se deixou fotografar. Lindíssima, das fotos mais bonitas que já tive o prazer de registar na minha horta.

48031715458_e14578257f_b.jpg
Muito boa a foto! Exemplar muito bonito!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Quando estás à procura de escaravelho nas batateiras e encontras uma beleza destas... que até se deixou fotografar. Lindíssima, das fotos mais bonitas que já tive o prazer de registar na minha horta.

48031715458_e14578257f_b.jpg
Um belíssimo exemplar de borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii), das maiores da nossa fauna :)
Também gostou das tuas batatinhas está visto... :D Bela foto :thumbsup:
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Quatro fotos que tirei há dois dias no oeste de Menorca da borboleta tigre (Danaus chrysippus), extremamente rara na ilha e uma novidade para os itinerários do projeto de seguimento de borboletas diurnas em que trabalho:

D87h6wnXkAAiH0M.jpg


D87h-X4X4AIr_ko.jpg



Macho

D87h-Y7XkAM8fqj.jpg



Fêmea

D87h-ZDXoAA9SMM.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Universidade do Minho está em "programa revolucionário" de monitorização da biodiversidade

A Universidade do Minho (UMinho)representa Portugal no BIOSCAN, um programa "revolucionário de inventariação e monitorização da biodiversidade" à escala global e que é hoje lançado em Trondheim, na Noruega, divulgou hoje a academia.

Num comunicado enviado à Lusa, a UMinho explica que o BIOSCAN envolve mais de mil investigadores de 31 países e tem um financiamento de 180 milhões de euros para os próximos sete anos.

O programa, refere, permitirá "a descoberta de plantas, animais, fungos, algas e seres unicelulares a um ritmo sem precedentes, além de aprofundar o conhecimento das simbioses entre as espécies e permitir monitorizar à escala global a dinâmica das comunidades biológicas".

O sistema de identificação baseia-se em códigos de barras de ADN, análogos aos códigos de barras dos produtos comerciais, ao definir para cada espécie um conjunto específico de carateres genéticos.

"Conhecemos cerca de dois milhões de espécies, mas estima-se existirem possivelmente entre 10 e 20 milhões, há um trabalho gigante por fazer. Por isso, esperamos até 2026 compilar códigos de barras de ADN de pelo menos as cerca de dois milhões de espécies formalmente reconhecidas, revelando pelo caminho numerosas novas espécies", refere Filipe Costa, investigador do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e professor do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.

Por via da expansão da biblioteca global de códigos de barras de ADN, o BIOSCAN vai auxiliar na verificação da autenticidade de alimentos, na deteção facilitada de pragas agrícolas, no controlo de produtos nas alfândegas, na bioprospeção e na conservação da biodiversidade.

"O caminho é virmos a saber logo se a lata de conserva tem cavala ou sarda, se a planta do bosque tem perfil medicinal, se um mosquito é da espécie que transmite malária, se uma determinada erva é considerada invasora na União Europeia ou, então, inferir se determinada pesca é sustentável com base na ocorrência e distribuição das larvas de peixe", explica a nota.

Filipe Costa destaca ainda que, "através dos códigos de barras de ADN, pode-se também fazer avaliações em larga escala sobre o impacto das alterações ambientais na estrutura dos ecossistemas. Isso permitirá à humanidade gerar informação suficiente para formular políticas que protejam a biodiversidade global".

O BIOSCAN é o segundo projeto lançado pelo International Barcode of Life (iBOL), o "maior consórcio de sempre para a biodiversidade", que tem por alvo de estudo todas as espécies multicelulares e ecorregiões do planeta.

O consórcio iBOL - liderado por Paul Hebert, da Universidade de Guelph (Canadá) - decidiu iniciar em 2010 uma proposta de inventariação da biodiversidade baseada no ADN.

A primeira fase de trabalho durou até 2015, com o programa Barcode 500K, que gerou códigos de barra de DNA para 500.000 espécies e teve 125 milhões de euros de investimento.

A segunda fase, com o programa BIOSCAN, vai analisar até 2026 as interações entre espécies e estabelecer as bases de uma rede monitorização da biodiversidade para a terceira fase, designada Missão para a Biodiversidade Planetária, a qual pretende completar em 20 anos o inventário total da vida e implementar um sistema global de biovigilância.

O 'site' oficial do projeto é ibol.org/programs/bioscan.



JCR // ROC

Lusa/Fim

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)