Seguimento Meteorológico Livre 2019

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
dolT6L4.png


Desempenho dos 4 principais modelos em Maio (só na Europa). A médio prazo o GFS foi um desastre.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e RStorm


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
compday.29UMta9LY_.gif

compday.V4W6ZJ8kAA.gif

Este padrão (incomum) deve durar mais alguns dias:

z500_prob.lt.10th_102to144hrs_2019060800.nhemis.png

ANOM2m_fcstMTH_europe.png


Posteriormente deverão aparecer algumas depressões.

z500_ensmean_anom_150to264hrs_2019060800.nhemis.png


A NAO está atualmente negativa. No Verão não há grande tendência.

78.29.144.52.158.14.11.55.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
compday.29UMta9LY_.gif

compday.V4W6ZJ8kAA.gif

Este padrão (incomum) deve durar mais alguns dias:

z500_prob.lt.10th_102to144hrs_2019060800.nhemis.png

ANOM2m_fcstMTH_europe.png


Posteriormente deverão aparecer algumas depressões.

z500_ensmean_anom_150to264hrs_2019060800.nhemis.png


A NAO está atualmente negativa. No Verão não há grande tendência.

78.29.144.52.158.14.11.55.gif
Este é o padrão que todos os continentais amantes do inverno desejavam ardentemente em Janeiro. Atlântico bloqueado desde os trópicos até ao polo. Caso para dizer: "ai se fosse Janeiro... "

Mas não, é Junho!

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Este é o padrão que todos os continentais amantes do inverno desejavam ardentemente em Janeiro. Atlântico bloqueado desde os trópicos até ao polo. Caso para dizer: "ai se fosse Janeiro... "

Mas não, é Junho!

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk


É um belo bloqueio, acho q ja n me lembro de um tao bem formado num inverno e que durasse tanto tempo... ta tudo ao contrario :hehe:
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Qual o significado desse bloqueio?? É algo normal ou deveria ser normal no inverno?? Não sei se é essa a razão mas está a nevar imenso em Andorra hoje
Este tempo é mais normal em março/abril, e não em junho. O mesmo "bloqueio" que está a afetar Portugal trouxe chuva ao Leste de Espanha, incluindo neve em Andorra. :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Para a malta interessada no clima vs políticas energéticas, isto é leitura obrigatória.

Introducing the findings for 2018, Spencer Dale, BP chief economist, said: "There is a growing mismatch between societal demands for action on climate change and the actual pace of progress, with energy demand and carbon emissions growing at their fastest rate for years. The world is on an unsustainable path."

"The longer carbon emissions continue to rise, the harder and more costly will be the necessary eventual adjustment to net-zero carbon emissions," concluded Bob Dudley, BP group chief executive. "As I have said before, this is not a race to renewables, but a race to reduce carbon emissions across many fronts."

eh6tbxI.png


9cXrPOb.png


---



Protestar é fácil quando não se tem noção da complexidade do problema.
 
  • Gosto
Reactions: Mjhb e Norther

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Qual o significado desse bloqueio?? É algo normal ou deveria ser normal no inverno?? Não sei se é essa a razão mas está a nevar imenso em Andorra hoje


Pelo que sei não há estação propicia para tal acontecer, mas costumava ser mais no inverno, a subida do anticiclone até a Gronelândia, normalmente proporcionado pelo aquecimento abrupto da estratosfera no emisfério norte, no verão o anticiclone costuma mais, estar entre os Açores e a Península Ibérica. Mas o rozzo é capaz de esplicar melhor.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho