Seguimento Meteorológico Livre 2019



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Escassez de chuva pode deixar Portugal como o norte de África

Este tipo de notícia não é propriamente novo aqui :D

Para os interessados, há um relatório (infelizmente com alguns anos mas tenta ser abrangente) sobre este assunto -> https://www.dni.gov/files/documents/climate2030_north_africa.pdf

Para a malta que faz sempre comparações com Marrocos, o cenário também não é grande coisa nos últimos anos.

1-s2.0-S0921818117302783-fx1_lrg.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Jornalismo sensacionalista, no seu melhor.

E normalmente não há duas, sem três... A ver quando aparece a terceira (do dia).

PS: Completamente a favor de uma atitude cuidadosa com o uso da água no nosso país (aliás já falei neste assunto, há vários anos atrás e durante fases bem chuvosas), mas comparar a realidade de Marrocos com o nosso país, nestes termos, é um bocado exagerado... E o clima é uma realidade dinâmica, provavelmente menos estável do que muitos pensam.
O clima em Marrocos, não vai estabilizar, para o clima de Portugal aquecer. e ficar parecido com o de Marrocos.
A não ser que se esteja a projetar o clima de Portugal no futuro, e compará-lo com o clima atual de Marrocos, mas mesmo aí, cuidado com isso!
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde... Sou só eu que vejo as previsões de precipitação do GFS completamente tontas??? (acho que o meu pc está a dar o berro... só pode!!)

Já ontem também reparei nisso, o mapa fica inalterado, enquanto vai mudando correctamente o dia, e a hora de saída.
 
  • Gosto
Reactions: Leiga

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Tenho o grande pressentimento que esta chuva conservará algum combustível a Norte, e quando vier o calor a sério, haverá um desastre como aquele que ocorreu na Grécia no ano passado. É que as condições são estranhamente semelhantes... :hmm:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
aquilo que eu posso dizer e a nivel de gosto pessoal como balanço deste mês de junho, é que tem sido um sonho e dos melhores meses de junho que tenho memória.
apenas falha na questão da chuva, mas mesmo assim não tem estado ausente na totalidade e as temperaturas estão mesmo como eu gosto, por mim bem podia seguir assim até ao fim do verão.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Verdade e já escrevi muita vez contra esse tipo de coisas que aparece mais do que devia. A intenção até pode ser boa mas a médio prazo é contraproducente.

Ainda assim o problema é significativo.



A questão é outra: Será que a descoberta de novas reservas compensa o declínio das atuais tendo em conta o contínuo crescimento da procura?

Desde já antecipo-me, escrevendo que o maior aumento da oferta veio do tal xisto dos EUA que não é sustentável a longo prazo (os poços até esgotam-se mais depressa do que os convencionais). A indústria está-se a focar na produção em detrimento dos investidores que continuam a ver (a maioria d)as empresas no 'vermelho'. E o preço do petróleo é irrelevante porque as despesas com os fornecedores também aumentam (camiões com água, químicos e areia). Em suma, há uma positividade irrealista associada ao xisto e são >8 milhões de barris por dia que estão longe de estar assegurados.



Isso para 'nós' é irrelevante porque a humanidade ou não presenciou os maiores desastres que se tem conhecimento ou (quando aplicável) fê-lo em números muito inferiores. O típico citadino não faz a mínima como sobreviver na natureza sem nada :D



Quanto a isso... dá-me exemplos de tecnologia que resolveram problemas existenciais e/ou de larga escala? Os OGM's, por exemplo, (que vão acabar por ser mais aberrações do que já são) não acabaram com a necessidade de mais terra nem cessaram a agricultura intensiva que muito dano faz aos solos.

Se calhar a 'tecnologia', se e quando for criada, pode não ser tão salvadora como se pensa.

Caro Orion, cito apenas um exemplo: hoje a tecnologia de produção agrícola "intensiva", desenvolvida após a segunda guerra mundial, é o que nos aguenta a todos e - ao contrário do que refere - danifica os solos muito menos que no início do século 20. Nada mais evidente que o Midwest americano, onde a produtividade da produção de milho literalmente disparou!

https://www.agry.purdue.edu/ext/corn/news/timeless/images/CornYieldTrend_US.gif

E, com todas estas alterações climáticas, secas brutais e etc., tem ouvido falar em "dust bowls" (como na década de 1930, antes da chamada "REVOLUÇÃO VERDE" que eu aprendi no secundário, ou sequer alguns problemas relevantes de erosão ou contaminação de solos agrícolas? Eu não.

E a evolução tecnológica na agricultura não tem parado, há um número especial da National Geographic sobre isso há 1 anos ou 2 atrás, espetacular.

Reforço novamente: é por causa disso que (a grande maioria dos 7,7 mil milhões) estamos todos satisfeitos e de barriga (relativamente) cheia, exceto nalgumas regiões do mundo que tardam a "endireitar" (por exemplo, a África Subsariana).
 
  • Gosto
Reactions: Mjhb

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Bom dia

Por enquanto a anomalia de temperatura máxima deste mês anda em torno dos - 3c.
Hoje e amanhã as temperaturas ainda devem andar algo abaixo da média.. Mas depois a partir daí teremos pelo menos na região sul temperaturas cerca de 1 a 2 c acima da média que ajudarao a diminuir a anomalia!!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Re: Precipitação nas Cartas do GFS
A NOAA mudou o produto de precipitação do GFS e ainda não houve oportunidade de adaptar esse novo produto às cartas, porque dá um pouco de trabalho, mas dentro dos próximos dias deverá estar resolvido.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
E, com todas estas alterações climáticas, secas brutais e etc., tem ouvido falar em "dust bowls" (como na década de 1930, antes da chamada "REVOLUÇÃO VERDE" que eu aprendi no secundário, ou sequer alguns problemas relevantes de erosão ou contaminação de solos agrícolas? Eu não.

Apesar de não ocorrerem semelhantes eventos em países 'ricos' a erosão dos solos continua a ser bastante severa. Em países pobres e secos a desertificação é ainda pior (ex: região do Sahel). Já em países pobres e húmido (ex: Indonésia), só se cultiva palmeiras. Em ambos os casos não há solução realisticamente implementável a curto prazo (de vez em quando há tentativas). É importante mencionar que os países 'ricos' fazem muito outsourcing. Na Europa não se corta tanta árvore como antigamente e paralelamente também se implementou políticas de reflorestação. Contudo, qual foi a solução encontrada para satisfazer a contínua procura por madeira? Cortar em países corruptos e com pouca vigilância ambiental.

Se calhar é o teu inerente otimismo que te faz crer, sem fundamento, que o mundo tem alguns problemas mas está estável e que inevitavelmente vai melhorar. Já eu, (pessimista ou realista?) só consigo chegar à conclusão de que a melhoria da qualidade de vida dos humanos está a ser assente numa devastação ambiental gradual e em muitos casos irreversível. Para mim não faz muito sentido pensar que o planeta estará recuperado daqui a milhões de anos. É uma autodesculpabilização irracional.

Novamente, a maior parte do mundo é pobre e é bem possível que nunca cheguem a ter a riqueza necessária para minimizar ou resolver os problemas (que se acumulam gradualmente mas o colapso geralmente é rápido). Um exemplo, entre tantos outros possíveis, aqui.
 
Última edição:

nmcbs84

Cirrus
Registo
6 Abr 2018
Mensagens
18
Local
Sebadelhe
Viva Pessoal,

Alguém me consegue auxiliar se no dia 23 e 24 poderá haver a hipotese de ter acumulados de precipitação superiores a 8mm na zona da Beira Alta/Douro Superior?
Neste momento para a minha zona estão previstos 5,5mm para dia 23 (no tempo.pt). Existem oscilações entre modelos. A localidade é Sebadelhe.
Obrigado.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Verão chega hoje. Previsões afastam calor sufocante até final de agosto

https://www.cmjornal.pt/sociedade/c...ate-final-de-agosto?ref=HP_PrimeirosDestaques

Agora estou confuso, não vinha aí um Verão tórrido e afinal já não vem. :D Também vindo do Accuweather já era expectável ser fake, se eles todos os anos prevêem o Inverno mais frio dos últimos 100 anos mas ainda não acertaram. :lol:

Se, eu disser, todos os anos, que o próximo ano hidrológico vai ter água pelas barbas, algum ano devo acertar. :lol:

Certo, é que as previsões mensais do ECM não colocam nada de muito anómalo até 20 de Julho, por isso, o tempo vai continuar sereno e talvez dada a sinóptica um pouco mais quente no Sotavento Algarvio devido ao fluxo de NW como é mais normal nestas situações. :D
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Verão chega hoje. Previsões afastam calor sufocante até final de agosto

https://www.cmjornal.pt/sociedade/c...ate-final-de-agosto?ref=HP_PrimeirosDestaques

Agora estou confuso, não vinha aí um Verão tórrido e afinal já não vem. :D Também vindo do Accuweather já era expectável ser fake, se eles todos os anos prevêem o Inverno mais frio dos últimos 100 anos mas ainda não acertaram. :lol:

Se, eu disser, todos os anos, que o próximo ano hidrológico vai ter água pelas barbas, algum ano devo acertar. :lol:

Certo, é que as previsões mensais do ECM não colocam nada de muito anómalo até 20 de Julho, por isso, o tempo vai continuar sereno e talvez dada a sinóptica um pouco mais quente no Sotavento Algarvio devido ao fluxo de NW como é mais normal nestas situações. :D

Com as previsões meio "apocalípticas" do calor na Europa para a semana a tenderem para cair agora mais em Espanha e França (segundo as últimas saídas dos principais modelos) os tipos do AccuWeather ainda acabam a escapar de boa a uma das frases que vinha nessa previsão:

"The heat will begin in June across the Iberian Peninsula before spreading north and eastward throughout the summer months."

:D :lmao:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Também vindo do Accuweather já era expectável ser fake, se eles todos os anos prevêem o Inverno mais frio dos últimos 100 anos mas ainda não acertaram. :lol:

De certeza que são eles a prever isso?

Com as previsões meio "apocalípticas" do calor na Europa para a semana a tenderem para cair agora mais em Espanha e França (segundo as últimas saídas dos principais modelos) os tipos do AccuWeather ainda acabam a escapar de boa a uma das frases que vinha nessa previsão:

"The heat will begin in June across the Iberian Peninsula before spreading north and eastward throughout the summer months."

:D :lmao:

High temperatures in excess of 38 C (100 F) will be possible from northern France, Belgium and Netherlands into Poland, Slovakia and Hungary.

"High temperatures may reach 40 C (104 F) in parts of southern and eastern France from July into early August," AccuWeather Meteorologist Tyler Roys said.

gfs_euro-lc_t2max_10-day.png


Continua a ser uma previsão absurdamente arriscada e não deve corresponder à realidade.

Entretanto, a Europa de leste está (e vai continuar) a torrar -> https://hungarytoday.hu/record-high-temperature-budapest-hungary/

europe.anomalie.T_2M.OPER.201906.gif