Seguimento Litoral Centro - Junho 2019



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Último poente da Primavera astronomica.

Carcavelos
17,8°C
71%
NW < 10 Km/h
bc70b4ab87ea16f0447cb469614d2992.jpg
87ec91368b86527df9ea9e33865191ed.jpg
28f3914d37cb1f146df757212163c483.jpg
7a6c05b8950fa0f1131d7ab7a1ff482b.jpg
bcf028f52315a2eeb0589af41c7ae677.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Hoje por volta das 16.54h começa o Verão astronómico ,é hoje que a Terra, na sua viagem através do espaço atinge a maior inclinação em relação ao Sol, designado como o solstício de Verão, o mesmo chega meio envergonhado , enquanto que grande parte da Europa está prestes a entrar em ebulição com uma presumível vaga de calor , e probabilidade de fortes trovoadas mais a leste da mesma! Lá mais para final do mês o ECM também já vai vendo à alguns dias a ISO 24 em cima de Portugal :calor: Hoje temos mais uma dia igual a tantos outros do corrente mês, com temperaturas amenas , com um tatual de 21.9ºc, vento moderado de NW , e 44% de HR.


Brutal anticiclone sobre a Europa Central , e Portugal sobre influência de uma depressão a NW da Península Ibérica , que fará com que uma superfície frontal de fraca actividade atinja algumas zonas do litoral Norte/Centro com precipitação fraca a moderada.

hVLtkxi.gif


Dorsal Africana bem subida durante vários dias pondo a Europa a torrar, e nesta data muito provavelmente também já afectando o nosso país.

HlxUPIp.gif
 
Última edição:

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Bom dia pessoal,

Hoje por volta das 16.54h começa o Verão astronómico ,é hoje que a Terra, na sua viagem através do espaço atinge a maior inclinação em relação ao Sol, designado como o solstício de Verão, o mesmo chega meio envergonhado , enquanto que grande parte da Europa está prestes a entrar em ebulição com uma presumível vaga de calor , e probabilidade de fortes trovoadas mais a leste da mesma! Lá mais para final do mês o ECM também já vai vendo à alguns dias a ISO 24 em cima de Portugal :calor: Hoje temos mais uma dia igual a tantos outros do corrente mês, com temperaturas amenas , com um tatual de 21.9ºc, vento moderado de NW , e 44% de HR.


Brutal anticiclone sobre a Europa Central , e Portugal sobre influência de uma depressão a NW da Península Ibérica , que fará com que uma superfície frontal de fraca actividade atinja algumas zonas do litoral Norte/Centro com precipitação fraca a moderada.

hVLtkxi.gif


Dorsal Africana bem subida durante vários dias pondo a Europa a torrar, e nesta data muito provavelmente também já afectando o nosso país.

HlxUPIp.gif

Bom dia, Ricardo,

"Brutal anticiclone sobre a Europa Central ":
Já me parecias o Correio da Manhã :lol:

Não sei se copiaste o texto de algum sítio, mas, se reparares, nem vês nenhum grande núcleo anticiclónico na Europa Central e a pressão máxima é de 1025 hPa... Nem o anticiclone a sul da Islândia, muito mais definido e com cerca de 1035 hPa no centro se pode classificar como "brutal"! ;)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia, Ricardo,

"Brutal anticiclone sobre a Europa Central ":
Já me parecias o Correio da Manhã :lol:

Não sei se copiaste o texto de algum sítio, mas, se reparares, nem vês nenhum grande núcleo anticiclónico na Europa Central e a pressão máxima é de 1025 hPa... Nem o anticiclone a sul da Islândia, muito mais definido e com cerca de 1035 hPa no centro se pode classificar como "brutal"! ;)


Boa tarde Toton,

Sabes , nunca fui dramático, nem sou! Logo essa associação não encaixa de todo no meu perfil, nem na minha forma de estar na vida ;) Quando me referia a "brutal", era forma de exprimir as consequências do mesmo, dado que estamos perante uma situação de calor extremo,onde alguns recordes podem cair por essa Europa fora :unsure: Contudo o anticiclone que te referes , não deixa de todo de ser preocupante , porque vai provocar uma anomalia positiva muito preocupante naquela zona do hemisfério norte,quando partilhei a carta não era para realçar a hectopascal (hPa) , nem alta pressão , era apenas para partilhar um futuro evento extremo que possa vir a existir, sem dramas, alarmismos , e muito menos copiado ou tirado da cabeça dos outros! Mas críticas construtivas como a tua , são sempre bem vindas:thumbsup: Desculpem o off topic pessoal, por cá a tarde segue amena com 24.3ºc, e vento moderado de NW.

Anomalia positiva no hemisfério norte, ex: Islândia , Gronelândia ,etc.

M4rrmhx.gif
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Primeiro dia de Verão foi soalheiro e bastante agradável :cool:
O vento tem soprado fraco de NW, tendo se apresentando temporariamente moderado durante a tarde.
Houve algumas nuvens baixas durante a manhã, que entretanto acabaram por ser "substituídas" pela nebulosidade alta no final da manhã.

Mínima: 15,2ºC
Máxima: 25,4ºC

T. Atual: 19,9ºC
HR: 43%
Vento: NW / 4,3 Km/h
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Máxima de 26.3°c, bem abaixo dos 29°c previstos pelo IPMA Radar com muito bom aspecto, curioso por ver o que possa realmente trazer, mas toda a que vier será bem vinda, infelizmente não vai chover em grande parte do Sul do país

Tatual: 17.7, vento fraco de SSW, e 83% de HR.

e900b226c99adc7243b1330cdd9fcd11.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa noite pessoal,

Máxima de 26.3°c, bem abaixo dos 29°c previstos pelo IPMA Radar com muito bom aspecto, curioso por ver o que possa realmente trazer, mas toda a que vier será bem vinda, infelizmente não vai chover em grande parte do Sul do país

Tatual: 17.7, vento fraco de SSW, e 83% de HR.

e900b226c99adc7243b1330cdd9fcd11.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Boa noite, finalmente um dia que se aproveite depois de tantos neste Junho, com vento e temperaturas mais "frescas"...
Manhã bastante fresca, com o vento de S/SE a fazer-se sentir, a meio da tarde acalmou e a temperatura disparou!
Máxima de 28.4ºC e mínima de 15.2ºC.

Parece-me que vamos levar bola, mas espero estar enganado:unsure: