Sismos Portugal 2019

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Alguém sentiu? Não sei se foi impressão minha ( provavelmente sim) mas por breves segundos, e a essa hora, senti uma ( muito ligeira e quase imperceptível) vibração no chão aqui em minha casa no Porto, coisa de uns 7/8 segundos :unsure:

2019-06-03.jpg

Custa-me a crer que se sinta um sismo dessa magnitude no Porto e nada cá em baixo. O de Arraiolos acredito que se tenha sentido bem aí, é em terra e sempre mexe com tudo, agora este? Não sei, não...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismo sentido nas ilhas do Faial e de S. Jorge
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 12:59 (hora local = hora UTC), do dia 16 de junho foi registado um evento com magnitude 2,8 (Richter) e epicentro a cerca de 12 km a N de Bandeiras, ilha do Pico.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ribeirinha, Matriz e Castelo Branco, concelho de Horta (ilha do Faial), e em Santo Amaro, concelho de Velas (ilha de S. Jorge).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

CIVISA/IVAR
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Sismo sentido nas ilhas do Faial e de S. Jorge
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 12:59 (hora local = hora UTC), do dia 16 de junho foi registado um evento com magnitude 2,8 (Richter) e epicentro a cerca de 12 km a N de Bandeiras, ilha do Pico.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ribeirinha, Matriz e Castelo Branco, concelho de Horta (ilha do Faial), e em Santo Amaro, concelho de Velas (ilha de S. Jorge).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

CIVISA/IVAR

Eu senti esse! Fez uma ressonância um tanto ou quanto estranha. Apercebi-me que provavelmente era um sismo, mas o que me intrigou foi mesmo o som, abafado e numa frequência muito baixa, quase infra-sónica. Terá sido pela sua profundidade?! A verdade é que foi quase debaixo dos meus pés o epicentro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Eu senti esse! Fez uma ressonância um tanto ou quanto estranha. Apercebi-me que provavelmente era um sismo, mas o que me intrigou foi mesmo o som, abafado e numa frequência muito baixa, quase infra-sónica. Terá sido pela sua profundidade?! A verdade é que foi quase debaixo dos meus pés o epicentro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Segundo o IPMA a profundidade foi a 14km, não é anormal..mas os sismos por cá costumam ser mais superficiais <10km.
Pelo que vi do sismograma da ROSA (S.Jorge), esse sismo teve uma frequência dominante mais alta do que por exemplo os sismos a Oeste Faial..o que juntamente com a estrutura em que estavas, poderá ter contribuído para teres ouvido melhor as ondas...especulo :)

Como diz o CIVISA, é importante preencher o inquérito macrossísmica..
CIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo
Face ao enquadramento geodinâmico do Arquipélago dos Açores, na junção entre 3 placas tectónicas (Placa Norte-Americana, Placa Euroasiática e Placa Africana), é frequente a população sentir alguns sismos ao longo do ano.

Com base numa Rede de Monitorização Sísmica Permanente própria, o CIVISA determina vários parâmetros sísmicos, nomeadamente a profundidade, a localização epicentral e a magnitude, entre outros, mantendo atualizado o mapa de sismicidade que disponibiliza à população em: www.civisa.azores.gov.pt.

No entanto, para que se proceda a uma análise rigorosa dos efeitos dos sismos, nomeadamente nas pessoas e nas estruturas, torna-se essencial determinar a sua intensidade com base na Escala de Mercalli Modificada.

Assim, o CIVISA apela à população que, em caso de sismo sentido, preencha o inquérito disponível em: www.ivar.azores.gov.pt/inquerito-macrossismica.

O CIVISA agradece a todas as pessoas que têm colaborado nesta tarefa espontaneamente e àquelas que se têm disponibilizado para serem contactadas via telefónica.
Devia-se incluir no início de cada tópico "Sismos em Portugal 20XX"

Reportar sismo sentido:

Portugal Continental e Madeira
IPMA https://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/
EMSC https://www.emsc-csem.org/Earthquake/Contribute/choose_earthquake.php?lang=pt

Açores
CIVISA http://www.cvarg.azores.gov.pt/inquerito-macrossismica/Paginas/default.aspx
IPMA https://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/
EMSC https://www.emsc-csem.org/Earthquake/Contribute/choose_earthquake.php?lang=pt
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Segundo o IPMA a profundidade foi a 14km, não é anormal..mas os sismos por cá costumam ser mais superficiais <10km.
Pelo que vi do sismograma da ROSA (S.Jorge), esse sismo teve uma frequência dominante mais alta do que por exemplo os sismos a Oeste Faial..o que juntamente com a estrutura em que estavas, poderá ter contribuído para teres ouvido melhor as ondas...especulo :)

Como diz o CIVISA, é importante preencher o inquérito macrossísmica..

Devia-se incluir no início de cada tópico "Sismos em Portugal 20XX"

Reportar sismo sentido:

Portugal Continental e Madeira
IPMA https://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/
EMSC https://www.emsc-csem.org/Earthquake/Contribute/choose_earthquake.php?lang=pt

Açores
CIVISA http://www.cvarg.azores.gov.pt/inquerito-macrossismica/Paginas/default.aspx
IPMA https://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/
EMSC https://www.emsc-csem.org/Earthquake/Contribute/choose_earthquake.php?lang=pt

Geralmente quando sinto preencho o inquérito do Ivar, o que foi o caso deste último.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Alguns sismos no dia de hoje na zona da Ribeira Quente em São Miguel. Pelo menos 3 sismos sentidos pelas populações próximas. Sismos com epicentro muito próximo de terra dai serem ainda mais sentidos.

02-07-2019 08:25
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel - 07:41
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 07:41 (hora local = hora UTC), do dia 2 de julho foi registado um evento com magnitude 2,4 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a E de Ribeira Quente, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na Povoação, Ribeira Quente e Furnas, concelho de Povoação. O evento foi ainda sentido com intensidade III no Faial da Terra, concelho de Povoação.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA


02-07-2019 18:00
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel - 17:25
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 17:25 (hora local = hora UTC), do dia 2 de julho foi registado um evento com magnitude 2,6 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a E de Ribeira Quente, ilha de S. Miguel.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na Ribeira Quente, Povoação e Furnas, concelho de Povoação. O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV no Faial da Terra, concelho de Povoação.
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA


02-07-2019 20:30
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel - 19:33
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 19:33 (hora local = hora UTC), do dia 2 de julho foi registado um evento com magnitude 1,7 (Richter) e epicentro a cerca de 2 km a SE da Ribeira Quente, ilha de S. Miguel.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na Ribeira Quente e na Vila da Povoação, concelho da Povoação. O evento foi ainda sentido com intensidade III no Faial da Terra e nas Furnas, concelho da Povoação.
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
E continuam os sismos sentidos na zona da Ribeira Quente. Ficam aqui os comunicados do IVAR/CIVISA em relação a estes eventos.


03-07-2019 03:25
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 03:03 (hora local = hora UTC), do dia 3 de julho foi registado um evento com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a ESE de Ribeira Quente, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na Ribeira Quente e na Povoação, concelho da Povoação. O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV nas Furnas, concelho da Povoação.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA




03-07-2019 03:50
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 03:12 (hora local = hora UTC), do dia 3 de julho foi registado um evento com magnitude 1,4 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a ESE de Ribeira Quente, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na Ribeira Quente, Povoação e Furnas, concelho de Povoação.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA
 
  • Gosto
Reactions: fablept

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
E continuam os sismos sentidos na zona da Ribeira Quente. Ficam aqui os comunicados do IVAR/CIVISA em relação a estes eventos.


03-07-2019 03:25
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 03:03 (hora local = hora UTC), do dia 3 de julho foi registado um evento com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a ESE de Ribeira Quente, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na Ribeira Quente e na Povoação, concelho da Povoação. O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV nas Furnas, concelho da Povoação.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA




03-07-2019 03:50
S. Miguel
Sismo sentido na ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 03:12 (hora local = hora UTC), do dia 3 de julho foi registado um evento com magnitude 1,4 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a ESE de Ribeira Quente, ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na Ribeira Quente, Povoação e Furnas, concelho de Povoação.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA

Continuo a não perceber o porquê do CIVISA não colocar a profundidade dos eventos! Nestas circunstâncias de proximidade de áreas habitadas, daria para se ter ideia da evolução das magnitudes vs profundidade e associá-los aos efeitos sentidos pela população.
Enfim, isto para tentar perceber o que é que se passa minimamente... preferem deixar as pessoas na ignorância do que informar convenientemente?!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Continuo a não perceber o porquê do CIVISA não colocar a profundidade dos eventos! Nestas circunstâncias de proximidade de áreas habitadas, daria para se ter ideia da evolução das magnitudes vs profundidade e associá-los aos efeitos sentidos pela população.
Enfim, isto para tentar perceber o que é que se passa minimamente... preferem deixar as pessoas na ignorância do que informar convenientemente?!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
informar do quê se tirando meia dúzia sabem o que é Richter ou Mercalli, as pessoas não querem saber e a escala também não é alarmante é mais para os estudiosos , mais uma Portugalidade essa de avisar sempre que o tempo ou vulcões ou a crosta der um espirro
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
informar do quê se tirando meia dúzia sabem o que é Richter ou Mercalli, as pessoas não querem saber e a escala também não é alarmante é mais para os estudiosos , mais uma Portugalidade essa de avisar sempre que o tempo ou vulcões ou a crosta der um espirro

Não, não é uma Portugalidade... por exemplo, eu gostaria de saber qual a evolução da profundidade e a evolução da magnitude... ou seja, se são eventos “estáticos” quanto à sua profundidade e qual a sua frequência de onda...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
informar do quê se tirando meia dúzia sabem o que é Richter ou Mercalli, as pessoas não querem saber e a escala também não é alarmante é mais para os estudiosos , mais uma Portugalidade essa de avisar sempre que o tempo ou vulcões ou a crosta der um espirro

O CIVISA deve ser dos poucos no mundo a não informar a profundidade dos sismos.
Então por essa ordem de ideias, se ninguém tem noção de magnitudes ninguém informava a magnitude.
Existem 3 parâmetros standard que se retira de um sismo, epicentro, hipocentro e magnitude. Porque não partilhar os 3?

E falas de portugalidade? Portugal, está a anos luz em partilhar a informação sismológica e vulcanológica em comparação com dezenas de outros observatórios, basta olhar para os nossos vizinhos das Canárias, em Itália, Islândia. É redes sociais, na internet, nos meios de comunicação, há uma aproximação entre as entidades que monitorizam e a população.
Aqui em Portugal, é como tu dizes, "só para os mais estudiosos", não vale a pena informar, educar e interessar as pessoas em sismologia e vulcanologia.

Nós nem temos uma base de dados de sismos em Portugal de acesso público, o IPMA tinha, mas retirou.
Pessoalmente, tive que fazer a minha aplicação para puder pesquisar sismos e visualizá-los (hei-de partilhar publicamente um dia, para qualquer um aceder).


Tb já reclamei e muito da falta das profundidades, em parte acredito que não partilhem, pois a profundidade é dos parâmetros que se tem maior dificuldade em obter com qualidade, mas o IPMA que tem uma rede mais limitada, costuma colocar, e os sismos em que não consegue obter a profundidade, coloca "-"..

Mas apesar de tudo, o CIVISA e o IVAR, tem melhorado na aproximação com o público, criaram uma página no Facebook no passado, tem abordado estes eventos de forma mais aberta com a comunicação social, acho que isto deve-se à nova direcção do CIVISA e IVAR
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
O CIVISA deve ser dos poucos no mundo a não informar a profundidade dos sismos.
Então por essa ordem de ideias, se ninguém tem noção de magnitudes ninguém informava a magnitude.
Existem 3 parâmetros standard que se retira de um sismo, epicentro, hipocentro e magnitude. Porque não partilhar os 3?

E falas de portugalidade? Portugal, está a anos luz em partilhar a informação sismológica e vulcanológica em comparação com dezenas de outros observatórios, basta olhar para os nossos vizinhos das Canárias, em Itália, Islândia. É redes sociais, na internet, nos meios de comunicação, há uma aproximação entre as entidades que monitorizam e a população.
Aqui em Portugal, é como tu dizes, "só para os mais estudiosos", não vale a pena informar, educar e interessar as pessoas em sismologia e vulcanologia.

Nós nem temos uma base de dados de sismos em Portugal de acesso público, o IPMA tinha, mas retirou.
Pessoalmente, tive que fazer a minha aplicação para puder pesquisar sismos e visualizá-los (hei-de partilhar publicamente um dia, para qualquer um aceder).


Tb já reclamei e muito da falta das profundidades, em parte acredito que não partilhem, pois a profundidade é dos parâmetros que se tem maior dificuldade em obter com qualidade, mas o IPMA que tem uma rede mais limitada, costuma colocar, e os sismos em que não consegue obter a profundidade, coloca "-"..

Mas apesar de tudo, o CIVISA e o IVAR, tem melhorado na aproximação com o público, criaram uma página no Facebook no passado, tem abordado estes eventos de forma mais aberta com a comunicação social, acho que isto deve-se à nova direcção do CIVISA e IVAR



Sem dúvida FablePT ...

Portugalidade é continuarmos a não informar devidamente as populações de uma forma completa e detalhada dos eventos sismológicos que acontecem.

Portugalidade é continuarmos a pensar que estas coisas são feitas para meia dúzia de iluminados quando em todos os países se procura cada vez mais envolver as populações nestes assuntos que a todos dizem respeito.

Portugalidade é a perpetuação da mentalidade que o outro há de se saber desenrascar quando as coisas acontecem e em cima do joelho alguma solução há de aparecer ... Uma sociedade mais informada nesta e noutras áreas é uma sociedade também mais consciente e mais capaz de agir em alguma situação de dificuldade.

Da minha parte apenas saúdo quem se preocupa e quem procura como tu por exemplo informar as pessoas acerca destes fenómenos ...

Ao continuarmos cegos, surdos e mudos e ao não sermos mais exigentes nesta lógica de comunicação e abertura ai sim perdemos todos pois o pânico será a única arma perante as ocorrências ... e nunca será uma boa arma ...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Sem dúvida FablePT ...

Portugalidade é continuarmos a não informar devidamente as populações de uma forma completa e detalhada dos eventos sismológicos que acontecem.

Portugalidade é continuarmos a pensar que estas coisas são feitas para meia dúzia de iluminados quando em todos os países se procura cada vez mais envolver as populações nestes assuntos que a todos dizem respeito.

Portugalidade é a perpetuação da mentalidade que o outro há de se saber desenrascar quando as coisas acontecem e em cima do joelho alguma solução há de aparecer ... Uma sociedade mais informada nesta e noutras áreas é uma sociedade também mais consciente e mais capaz de agir em alguma situação de dificuldade.

Da minha parte apenas saúdo quem se preocupa e quem procura como tu por exemplo informar as pessoas acerca destes fenómenos ...

Ao continuarmos cegos, surdos e mudos e ao não sermos mais exigentes nesta lógica de comunicação e abertura ai sim perdemos todos pois o pânico será a única arma perante as ocorrências ... e nunca será uma boa arma ...

A portugalidade quer-se quanto mais burra e ignorante melhor. Que eu saiba qualquer pessoa com o 9º ano, sabe o que é a escala de Richter e Mercalli, senão é melhor ignorante e burro. Para mais, vivendo num país que tem eventos sísmicos.

Mas, como a portugalidade é ignorante, o caso mais gritante, foi há uns anos atrás que vinha um tsunami a caminho do Algarve, o pessoal saiu da praia mas ficou à espera junto ás dunas que visse o dito, essa sim é a portugalidade ignorante.

Um dia, se ocorrer um sismo com tsunami e afectar o Algarve em pleno Verão, certamente não serão só 10000 mortos como indicam os estudos mas muito mais que isso, já estou a ver, lançado o alerta de tsunami o pessoal a fugir da praia mas a ficar junto ao mar para ver ele chegar e agora com a moda das fotos e selfies, já estou a ver o pessoal a tirar fotos ao tsunami e selfies para publicarem no face, para terem milhares de likes, alguém tem dúvidas acerca disso? :D Essa sim é a verdadeira portugalidade das coisas. :lol:

Alguma vez, realizaram um simulacro de tsunami numa praia do Algarve durante o Verão, repleta de pessoas para verem o que acontece? :rolleyes: Os únicos simulacros que fazem é no Inverno quando ninguém está na praia. :lol:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
como se os simulacros ajudassem muito, são uma espécie de festarola onde ninguém é giro para a comunicação social etc, o importante é ter os serviços prontos a actuar em caso de realmente acontecer, lembro-me perfeitamente da historia do tsunami não única, vivemos na era com o acesso a informação mais facilitado no entanto as pessoas so vão ver onde o Ronaldo foi de férias se 20 vezes formos atingidos por tsunamis nada melhora,
no fim o que conta é termos as entidades que interessam prontas a actuar o que já se viu no momento de aflição é cada um por si