Seguimento Meteorológico Livre 2019

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Em relação a essa previsão isso faz uma mistura das previsões sazonais do início de Maio do eurosip.. Com o falhanço que todos estamos a assistir... Onde se transformou um Junho extremamente quente em fresco.
No que toca a médio prazo tudo muito incerto ainda... Mas o ecm que costuma até ser o mais modesto de todos é o mais quente neste momento, pois basta a cut off ir mais para oeste e depois para sul... E o calor que já esteve previsto ir para leste de Espanha é França... Vir para aqui..
Estamos a falar de ISO que no interior da pi ronda os 28 a 30c.
Mas se a depressão evoluir para leste ou sueste levamos tempo fresco.
Finalizando não me parece que o verão seja fresco.
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Y-CacvlsC14HeNGBUXw1GtvFjiddZ6rQE6Oese-VOUa59Bde04My2K33YoGccd34XAOZ-85iY6mKrO38yDeODwIGUWOJVs7zgkT1LM2tgdwzMBR1AHfzI-zWGJFBrjDyUq6T=s0-d-e1-ft

INÍCIO DO VERÃO NO CONTINENTE E NA EUROPA

Informação Meteorológica
Comunicado válido entre 2019-06-21 14:38 e 2019-06-25 23:59
INÍCIO DO VERÃO NO CONTINENTE E NA EUROPA
Neste início de verão, o estado do tempo no Continente será condicionada pela aproximação e passagem de ondulações frontais até dia 25 de junho.A partir do final da tarde de sábado, dia 22 de junho, prevê-se períodos de chuva no litoral a norte do Cabo Mondego, estendendo-se às restantes regiões do Norte e Centro a partir da manhã de domingo. Para dias 24 e 25, prevê-se também a possibilidade de ocorrência de precipitação na região Sul. A partir de quarta-feira dia 26, prevê-se a diminuição da probabilidade de ocorrência de precipitação.No sábado as temperaturas máximas estarão próximas dos valores médios para o mês de junho, prevendo-se valores entre 20 e 25°C na faixa costeira ocidental, podendo chegar a valores de 30/35 °C nas regiões do interior. Para os dias 23 e 24 prevê -se uma descida da temperatura máxima para valores entre 20 a 25°C na generalidade do território, atingindo valores entre 25 a 30°C no interior da região Sul e Beira Baixa. A partir de dia 25 prevê-se novamente uma subida gradual da temperatura máxima em todo o território.Em geral, as previsões meteorológicas para os meses seguintes ao mês atual têm baixo grau de confiança. Em particular, para a Península Ibérica, as previsões para os meses de julho e agosto de 2019 não apresentam qualquer sinal para a precipitação. Para a temperatura do ar, as previsões apresentam um sinal forte para a Europa de leste, o que não acontece para a Europa Ocidental, onde o nível de incerteza é elevado. Assim, na Europa de leste há tendência para temperaturas acima do normal nos próximos dois meses, em particular para o mês de Julho. Aconselha-se o acompanhamento das atualizações deste comunicado durante os próximos dias.
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emi tidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa Sex, 21 Jun 2019 14:38:58
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Apesar de não ocorrerem semelhantes eventos em países 'ricos' a erosão dos solos continua a ser bastante severa. Em países pobres e secos a desertificação é ainda pior (ex: região do Sahel). Já em países pobres e húmido (ex: Indonésia), só se cultiva palmeiras. Em ambos os casos não há solução realisticamente implementável a curto prazo (de vez em quando há tentativas). É importante mencionar que os países 'ricos' fazem muito outsourcing. Na Europa não se corta tanta árvore como antigamente e paralelamente também se implementou políticas de reflorestação. Contudo, qual foi a solução encontrada para satisfazer a contínua procura por madeira? Cortar em países corruptos e com pouca vigilância ambiental.

Se calhar é o teu inerente otimismo que te faz crer, sem fundamento, que o mundo tem alguns problemas mas está estável e que inevitavelmente vai melhorar. Já eu, (pessimista ou realista?) só consigo chegar à conclusão de que a melhoria da qualidade de vida dos humanos está a ser assente numa devastação ambiental gradual e em muitos casos irreversível. Para mim não faz muito sentido pensar que o planeta estará recuperado daqui a milhões de anos. É uma autodesculpabilização irracional.

Novamente, a maior parte do mundo é pobre e é bem possível que nunca cheguem a ter a riqueza necessária para minimizar ou resolver os problemas (que se acumulam gradualmente mas o colapso geralmente é rápido). Um exemplo, entre tantos outros possíveis, aqui.

Mais uma vez muito obrigado pelas notas e pelo link da erosão na Europa, que é interessantíssimo.

Porém, não me expliquei bem: não tenho dúvidas, e disse-o, que o crescimento populacional e o aumento do nível de vida médio dos habitantes da Terra (com milhares de milhões por exemplo a sair da pobreza extrema nas últimas décadas) e com o aumento gradual da esperança de vida, é obviamente insustentável no quadro atual. Daí eu defender que isso só vai ser ultrapassado com "saltos tecnológicos", nomeadamente ao nível da energia (libertando-nos dos hidrocarbonetos fósseis, por exemplo) ou da possibilidade de acesso a matérias-primas noutros planetas.

Depois temos outras questões relevantes, que ressaltam dos links que mandaste: então e o "custo de oportunidade" e a avaliação do "custo-benefício"? É que na questão da erosão avaliar uma perda de produção agrícola a ela devida de 0,43% (em valor, e com outros custos externos associados) parece-me mais um daqueles artigos passa assustar o povo menos informado: é que o aumento da produtividade internanual "come" e ultrapassa essas perdas, por isso é que há mais alimentos para todos - mesmo com as brutais perdas e desperdícios desde o campo até depois das refeições...

E erosão sempre a houve - é uma consequência natural de muitos processos naturais: como não seria a erosão na pré-história, em que enormes incêndios (também) destruíam vastas áreas arborizadas a partir de causas naturais (raios)? As bacias hidrográficas têm de ter certos níveis "naturais" mínimos de erosão, para todo o sistema funcionar corretamente.

E o mesmo se aplica ao DDT: é um veneno temível, mas produziu efeitos espetaculares na qualidade de vida dos nossos avós e pais, salvando centenas de milhões de pessoas em todo o mundo (nalguns países ainda salva). Morrem pessoas devido ao seu uso no passado? Certamente. Serão centenas de milhões? Julgo que não. E quem é que anda a remexer nos lodos dos lagos florestais de Nova Brunsvique? - Abraço!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Estou a passar mini férias no interior alentejano. E, se dúvidas tivesse, agora tenho a certeza do que é o Alentejo real...

- Ontem e sobretudo hoje está calor. Do bom! Já deu para piscina, já deu para boa esplanada à noite de t-shirt!
- Falei com comerciantes contentes! Não falta gente, o turismo vai bem! Há mais gente na rua assim do que com dias de 40o em que tudo para.
-Hoje já tive o luxo matinal de fazer 6km s pé e dar 5 euros para ver um monumento. O turismo mais uma vez agradece. Embora ainda tenha suado bem (a senhora do balcão de recepção olhou para mim como se fosse um alien enquanto eu escorria suor...) fiz o que nunca teria feito se tivesse um dia absurdo de calor.
- Se prefiro isto ao que me aconteceu há 2 anos junto ao Alqueva onde tive de pedir ajuda a uma albergaria por quebra súbita de tensão... Sem dúvida. Daqui a pouco já vou sentir esse prazer numa piscina. Certamente que quem trabalha no campo também preferirá isso.


O resto... Converseta...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
a sorte é que la para dia 1 poderemos ter finalmente o tipico calor Alentejano
Calado, ganhavas mais! E desculpa usar esta expressão mas estes posts são do mais ridículo que pode haver.
Desde quando é que ter temperaturas superiores a 40ºC é uma sorte? Por amor de deus. Pensa um bocado antes de dizeres estas barbaridades, pois, é um favor que, pelo menos a mim, me fazes. São temperaturas que fazem parte do nosso clima, mas não são típicas e tal como disse no meu último post, neste tópico, só trazem consequências. Sinceramente, vives no interior Alentejano como eu e não sei qual é gosto de ter tais temperaturas. Estou habituado, é verdade, mas é super desagradável, sendo que nem nas piscinas, etc se está bem.
Caso se concretizem as temperaturas que tu tanto desejas (e eu espero que não) estou para ver se dás algum contributo ao fórum ou se tens apenas conta aqui para te continuares a queixar do tempo que não está ao teu gosto.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Outra vez a mesma conversa... Não percebo o porque de andarem sempre a espicaçar o rapaz, se ele gosta de calor, deixem-no gostar! Há certos comentários que são desnecessários, muitos dos comentários dele poderiam também ser evitados, mas depois vejo aqui com cada coisa...:shocking: Vou perdendo o entusiasmo que sempre senti nesta comunidade. Ainda bem que não temos poder sobre a natureza! Uns querem calor, outros querem chuva, outros frio... :facepalm:
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Outra vez a mesma conversa... Não percebo o porque de andarem sempre a espicaçar o rapaz, se ele gosta de calor, deixem-no gostar! Há certos comentários que são desnecessários, muitos dos comentários dele poderiam também ser evitados, mas depois vejo aqui com cada coisa...:shocking: Vou perdendo o entusiasmo que sempre senti nesta comunidade. Ainda bem que não temos poder sobre a natureza! Uns querem calor, outros querem chuva, outros frio... :facepalm:

Desculpa lá, mas não entendo o teu entusiasmo perdido... :confused:
Ele há calor e calor, o que ele deseja é um verdadeiro inferno que não faz bem a nada nem a ninguém.
Uma coisa são preferências pessoais inofensivas (um pouco mais ou menos quente ou frio, mais ou menos chuvoso...) , outra coisa é andar sempre aqui a suspirar disparatadamente por condições meteorológicas extremas e prejudiciais!!! :buh:
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Desculpa lá, mas não entendo o teu entusiasmo perdido... :confused:
Ele há calor e calor, o que ele deseja é um verdadeiro inferno que não faz bem a nada nem a ninguém.
Uma coisa são preferências pessoais inofensivas (um pouco mais ou menos quente ou frio, mais ou menos chuvoso...) , outra coisa é andar sempre aqui a suspirar disparatadamente por condições meteorológicas extremas e prejudiciais!!! :buh:

O entusiasmo perdido é mesmo devido a este tipo de "ataques" e zangas estúpidas, só porque o "outro" pode ter um(a) gosto/visão diferente do(a) meu/minha...
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e Tonton

Luis Martins

Cumulus
Registo
25 Mai 2019
Mensagens
139
Local
Quinta da Marialva - Corroios
Mais uma vez muito obrigado pelas notas e pelo link da erosão na Europa, que é interessantíssimo.

Porém, não me expliquei bem: não tenho dúvidas, e disse-o, que o crescimento populacional e o aumento do nível de vida médio dos habitantes da Terra (com milhares de milhões por exemplo a sair da pobreza extrema nas últimas décadas) e com o aumento gradual da esperança de vida, é obviamente insustentável no quadro atual. Daí eu defender que isso só vai ser ultrapassado com "saltos tecnológicos", nomeadamente ao nível da energia (libertando-nos dos hidrocarbonetos fósseis, por exemplo) ou da possibilidade de acesso a matérias-primas noutros planetas.

Depois temos outras questões relevantes, que ressaltam dos links que mandaste: então e o "custo de oportunidade" e a avaliação do "custo-benefício"? É que na questão da erosão avaliar uma perda de produção agrícola a ela devida de 0,43% (em valor, e com outros custos externos associados) parece-me mais um daqueles artigos passa assustar o povo menos informado: é que o aumento da produtividade internanual "come" e ultrapassa essas perdas, por isso é que há mais alimentos para todos - mesmo com as brutais perdas e desperdícios desde o campo até depois das refeições...

E erosão sempre a houve - é uma consequência natural de muitos processos naturais: como não seria a erosão na pré-história, em que enormes incêndios (também) destruíam vastas áreas arborizadas a partir de causas naturais (raios)? As bacias hidrográficas têm de ter certos níveis "naturais" mínimos de erosão, para todo o sistema funcionar corretamente.

E o mesmo se aplica ao DDT: é um veneno temível, mas produziu efeitos espetaculares na qualidade de vida dos nossos avós e pais, salvando centenas de milhões de pessoas em todo o mundo (nalguns países ainda salva). Morrem pessoas devido ao seu uso no passado? Certamente. Serão centenas de milhões? Julgo que não. E quem é que anda a remexer nos lodos dos lagos florestais de Nova Brunsvique? - Abraço!
Com a explosão demográfica que existe em certas partes do mundo vai ser impossivel ao planeta gerar recursos para todos . Ou começamos a baixar a população mundial ou o que nos espera não são só as alterações climaticas , elas vão é acelerar o fim do mundo como o conheçemos . Quando começar a escassear o comer e a água é que vao ser elas. Com as alterações climaticas , as regiões que hoje em dia são grandes produtoras de cereal vão virar deserto e com a seca que virá atrás , aliada á metereologia extrema que o aquecimento do mar vai causar , a população humana vai diminuir mas nao vai ser por corte na natalidade . Ou fazemos algo realmente revolucionario , ou vamos direito ao desastre .
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
O entusiasmo perdido é mesmo devido a este tipo de "ataques" e zangas estúpidas, só porque o "outro" pode ter um(a) gosto/visão diferente do(a) meu/minha...
Tal como o @Tonton referiu, uma coisa é ter gosto pelo calor, frio etc, outra é desejar temperaturas prejudicais para o ser humano e que trazem graves consequências sendo que, temos mais que exemplos disso no passado.
Respeito completamente o gosto de cada um, mas desta vez não me consegui conter porque simplesmente não acho normal alguém dizer que ter temperaturas acima dos 40 graus é uma sorte. Eu também gosto de calor (na altura certa) mas há limites, como é óbvio! Felizmente, e tal como disseste anteriormente, ninguém manda na meteorologia.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Com a explosão demográfica que existe em certas partes do mundo vai ser impossivel ao planeta gerar recursos para todos . Ou começamos a baixar a população mundial ou o que nos espera não são só as alterações climaticas , elas vão é acelerar o fim do mundo como o conheçemos . Quando começar a escassear o comer e a água é que vao ser elas. Com as alterações climaticas , as regiões que hoje em dia são grandes produtoras de cereal vão virar deserto e com a seca que virá atrás , aliada á metereologia extrema que o aquecimento do mar vai causar , a população humana vai diminuir mas nao vai ser por corte na natalidade . Ou fazemos algo realmente revolucionario , ou vamos direito ao desastre .

A questão nem é a do crescimento populacional, muito "pior" é o do aumento substancial do nível de vida de centenas ou milhares de milhões de pessoas, para terem standards similares aos nossos, no mundo ocidental. Isso é que consome recursos naturais.

Alguém aqui defende que as populações dos países pobres não tentem sair da miséria?

Podemos sempre fazer como alguns propõem: rebaixar voluntariamente o nosso nível de vida nos países desenvolvidos para não gastarmos tantos recursos, há muitos que defendem isso seriamente desde os anos 60.

Mas não me parece que haja muitos voluntários: quem é que quer largar o telemóvel ou o computador e deixar de escrevinhar no meteopt? Assim o ampas62 não tinha que se preocupar com a nova mina de lítio em Covas...

Quanto às "regiões que hoje em dia são grandes produtoras de cereal vão virar deserto", outras haverá que são hoje frias e se tornarão grandes produtoras de cereais (ou qualquer outro tipo de cultura mais produtiva), os modelos dão isso - tem é que se fazer as contas...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mesmo não sendo 40ºC, para o Interior está previsto imenso calor. Para mim, tudo acima de 34ºC é demasiado quente.
E é isto que está previsto para Portugal para o final do mês:
ECMWF_156_PT_T2M_pt-PT_pt.png

Até o GFS está a ficar como o ECMWF:
GFS_132_ESP0_T2M.png


Algo me diz que estas temperaturas que tivemos em junho têm os dias contados, especialmente para quem vive no Interior... :(

Previsão mensal para Mourão (Accuweather):
ygGwx33.png


:calor:
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo