Seguimento Litoral Centro - Junho 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Depois de uns aguaceiros fracos por volta das 12:00, o acumulado do dia subiu para 3,6 mm. Nada mal para junho... :) :rain:

Agora estão 19,2°C e nevoeiro cerrado. De salientar a amplitude térmica do dia de hoje, de apenas 2°C. :w00t:
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem foi mais um dia soalheiro e com algumas nuvens altas.
Hoje sigo com um belo dia outonal, com céu encoberto e morrinha, por vezes persistente :w00t: O acumulado segue nos 3 mm :thumbsup:

Ontem:

Mínima: 12,7ºC
Máxima: 26,5ºC

Mínima de hoje: 18,1ºC
Máxima até agora: 22,0ºC

T. Atual: 20,9ºC
HR: 87%
Vento: Nulo
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aproveitei esta tarde, para fazer uma caminhada de cerca de 12 km, e durante o caminho apanhei com aguaceiros fracos, e depois com um ar bem abafado, que fez com que chegasse a casa a transpirar.
Os girassóis estão já a colorir os campos agrícolas.

nprkg9.jpg
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
@"Charneca" Mundial
As fotos são da Praia dos Pescadores e não do parque ribeirinho da Póvoa.

O parque fica mais para Sul e o novo parque, é no seguimento do ribeirinho.

Moinhos da Póvoa, é o nome do novo parque, chegaste a ir lá? Fizeste bem em vir conhecer esta zona!

Mínima de 18.8°C e máxima de 22.2°C, tarde bastante abafada e um acumulado de 1.9 mm nada mau.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
@"Charneca" Mundial
As fotos são da Praia dos Pescadores e não do parque ribeirinho da Póvoa.

O parque fica mais para Sul e o novo parque, é no seguimento do ribeirinho.

Moinhos da Póvoa, é o nome do novo parque, chegaste a ir lá? Fizeste bem em vir conhecer esta zona!

Mínima de 18.8°C e máxima de 22.2°C, tarde bastante abafada e um acumulado de 1.9 mm nada mau.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Por acaso não fui ao Parque dos Moinhos da Póvoa, fui da Praia dos Pescadores até ao "ex"-observatório das aves. Isso dos Moinhos fica para a próxima vez. :D

Eu soube da existência deste passeio ribeirinho quando apresentei um projeto de um terminal de mercadorias naquela zona, há um ano atrás, à Autoridade Portuária de Lisboa. Obviamente que não foi aprovado, e ainda levei uma "tareia" do vereador de Vila Franca de Xira. :lmao::lol:
_________________________
Estão neste momento 18,8°C e céu nublado com algumas abertas. :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
22.9°C de máxima às 19:59, quem diria...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Por aqui máxima de 22.7°c
atingida por volta das 19.00h IPMA a ficar mal na fotografia outra vez, previa 26°c para Setúbal!Conclusão, GFS melhor que ECM nos últimos dias
Infelizmente tal como presumia, morrinha fraca que nada acumulou, contudo um dia quase Outonal, não fosse a temperatura amena, porque com o tecto de nuvens tão baixo, que nem deixava ver a serra, era mais o que parecia! Provavelmente por lá ocorreu alguma precipitação oculta Neste momento estão 18.2°c, vento fraco predominante de SSW, e 81% de HR.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por aqui máxima de 22.7°c
atingida por volta das 19.00h
emoji6.png
IPMA a ficar mal na fotografia outra vez, previa 26°c para Setúbal!Conclusão, GFS melhor que ECM nos últimos dias
emoji108.png

Infelizmente tal como presumia, morrinha fraca que nada acumulou, contudo um dia quase Outonal, não fosse a temperatura amena, porque com o tecto de nuvens tão baixo, que nem deixava ver a serra, era mais o que parecia! Provavelmente por lá ocorreu alguma precipitação oculta
emoji106.png
Neste momento estão 18.2°c, vento fraco predominante de SSW, e 81% de HR.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Boas Ricardo, talvez querias dizer precipitação orográfica, tal como hoje também aconteceu cá na serra.
A precipitação oculta é algo mais específico, ocorre mais devido ao coberto vegetal denso e a presença de vento, que ao embater na vegetação origina chuva.
Exemplo da serra de Sintra Agosto de 2018.
Só há precipitação por baixo das árvores, em campo aberto é mais difícil.
Fui lá muitas vezes, dá para entender melhor o fenómeno.





 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Por aqui máxima de 22.7°c
atingida por volta das 19.00h IPMA a ficar mal na fotografia outra vez, previa 26°c para Setúbal!Conclusão, GFS melhor que ECM nos últimos dias
Infelizmente tal como presumia, morrinha fraca que nada acumulou, contudo um dia quase Outonal, não fosse a temperatura amena, porque com o tecto de nuvens tão baixo, que nem deixava ver a serra, era mais o que parecia! Provavelmente por lá ocorreu alguma precipitação oculta Neste momento estão 18.2°c, vento fraco predominante de SSW, e 81% de HR.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Aqui em Sampaio (Sesimbra) acumulou ontem uns espantosos 8.6 mm, muito mais que o previsto (GFS era nada, ECM uns chuviscos). Foi a manhã toda e início da tarde sempre a chover/chuviscar. Fui lá abaixo mesmo à vila de Sesimbra (uns 20 min) e chovia bem menos que cá em cima, tanto na ida como no regresso. A água escorria bem pelas bermas e formou muitas poças de água. Orografia da região (complexo da Arrábida) de facto a funcionar.

Hoje para já, nada.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Hoje ainda não acumulou nada, apesar de terem já caído umas pingas bem grossas. A chuva tem passado revés à Península de Setúbal. No entanto, parece que vem aí algo interessante, pelo radar. :) :rain: