Seguimento Litoral Centro - Junho 2019



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Mais um dia nublado, pela hora de almoço ficou bem abafado, subiu acima dos 25ºC, valor que já não se repetia desde o dia 2 de Junho! Geofísico passou mesmo os 26ºC. Sentia-se um ambiente de trovoada.

0,5 mm em Belas
1,8 mm em Rio de Mouro

Vento praticamente nulo, apenas quando passavam nuvens de aguaceiros pela tarde é que forçou mais.

Amanhã temos mais aguaceiros, vamos a ver o que nos calha. Pode ser a última chuvada durante algum tempo.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi um dia de céu nublado com algumas abertas, mas como já estava previsto por aqui (pelo GFS), sem precipitação. :( :rain:

A máxima foi um pouco mais alta que todas as máximas desde 2 de junho, e espero um aumento ligeiro da temperatura, mas esta não deverá chegar aos 30ºC por aqui.
No entanto, pelo Alentejo, está previsto calor e uma franja na fronteira poderá mesmo chegar aos 40ºC. Que contraste com o Litoral!
ECMWF_102_PT_T2M_pt-PT_pt.png


Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 24,9ºC
Mín: 16,8ºC

Corroios
Máx: 26,8ºC
Mín: 17,5ºC

Agora estão 19,5ºC e céu limpo. :)
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boa noite!
O céu foi limpando ao longo da tarde.
Com este tempo de sul já se sabe que os pores-do-sol costumam ser bem bonitos. :D
Lá decidi fazer uma pausa no estudo e ir até ao marco geodésico de Carnaxide. Não me arrependi:
Mal cheguei dou de caras com um belo arco íris, que o @StormRic também registou:
mmXNM5z.jpg

Subo o marco e delicio-me. O ambiente estava brutal, ouviam-se pássaros a chilrear e sentia-se um ventinho ameno:
uqM7YSW.jpg

p8ACmni.jpg

Quando tiver tempo publico as fotos da máquina fotográfica e o timelapse da GoPro. :)
Mais algumas fotos do poente de ontem, dia 24:
Arco íris com "falhas" sobre a Margem Sul e serra da Arrábida lá ao fundo:

_DSC0408 by tiago_lco, no Flickr
Mammatus?:
DSC_0409 by tiago_lco, no Flickr

DSC_0412 by tiago_lco, no Flickr

DSC_0419 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0420 by tiago_lco, no Flickr

A noite segue calma. De madrugada deve chover mais decentemente. :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Afinal tenho é a estação entupida, no pluvio artesanal tenho 1.6mm.

Mesmo assim parece-me pouco, mas talvez aqui em Monte da Barca tenha chovido mais. Sem forma de medir diria que teria chovido uns 3 a 5 mm. mas posso ter ficado com a ilusão de ter chovido mais do que realmente choveu.