Seguimento Meteorológico Livre 2019



squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Que teve 2011 assim de tão especial? Até me parece em grande parte uma fotocópia de 2017, até tivemos os mesmos 3 meses (abril, maio e outubro) escaldantes
numa palavra: Trovoadas. ;)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Que teve 2011 assim de tão especial? Até me parece em grande parte uma fotocópia de 2017, até tivemos os mesmos 3 meses (abril, maio e outubro) escaldantes
numa palavra: Trovoadas. ;)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
numa palavra: Trovoadas. ;)
Lembro-me de bastantes trovoadas em maio, e algumas em abril, para além daquele festival de granizo no final de abril em Lisboa, sendo que aqui na Figueira também tenho ideia de algum granizo em maio
Mas não deixa de ter sido um ano seco e chato, com as mesmas temperaturas de abril a outubro, com muito calor fora de época e um verão ameno, e se bem me lembro, com mais dias acima dos 30ºC em abril e maio que no verão inteiro cá na Figueira, o que foi completamente aberrante
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
O que eu vejo nos modelos é mais do mesmo.
Um Forrobodó de "Gotas Frias" a Noroeste de PT com fluxo de Norte a trazer tempo Ameno / Frio. Segundo a futurologia dos Modelos meteorológicos (Gfs e ECMWF) é para continuar .
Este ano promete ser o ano da areia lol para ir para a praia, só se for para comer areia só nortada, uns dias que mal chove, mas valia descarregar para aí xD



Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Alguém me explica porque é que o boletim meteorológico da RTP é tão cinzentão?...má comunicação e má dicção ...enfim, os senhores que apresentam até parece que percebem do que estão a falar, mas é tão maçador e com falta de detalhe e de intenção, que não dá vontade de ver!. RTP, aprende por favor com a RTVE, que o faz primorosamente e de forma informal mas muito profissional! O que temos agora dá vontade de qualquer um mudar de canal assim que começa.
 
  • Gosto
Reactions: rmsg e Mjhb

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Alguém me explica porque é que o boletim meteorológico da RTP é tão cinzentão?...má comunicação e má dicção ...enfim, os senhores que apresentam até parece que percebem do que estão a falar, mas é tão maçador e com falta de detalhe e de intenção, que não dá vontade de ver!. RTP, aprende por favor com a RTVE, que o faz primorosamente e de forma informal mas muito profissional! O que temos agora dá vontade de qualquer um mudar de canal assim que começa.
Depende dos meteorologistas de serviço. Há pelo menos dois, que fazem uma explicação das condições meteorológicas presentes e previstas muito interessantes, com as cartas de análise frontal.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
no inverno nao tivemos inverno, agora no verão nao temos verão. nao há paciencia para isto este ano
Totalmente de acordo.
Tem sido um total desastre os últimos tempos a nível meteorológico..
Tivemos um inverno fraco a nível de mínimas e neve.
O verão Por aqui esteve presente no final de maio 2 dias com temperaturas acima dos 32°c , de resto um desastre..
Pessoalmente espero que o agosto seja recompensador!


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: RedeMeteo

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
2011 foi de facto um ano brutal de trovoadas, acho que um pouco por todo o país. Por cá lembro-me de grandes eventos quase em todos os meses desse ano.


Grandes festivais eléctricos nesse ano por cá: 18 de maio, 21 de agosto e 26 de Outubro.


O de 2017 também gostei bastante. Mas muito longe do tal ano ainda assim.


Este ano para já está fraquinho, algum azar também, pois têm aparecido algumas cut-off's mas ficam sempre presas a NO, afetando apenas a Galiza. :hmm:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu não entendo essa interpretação da "gota fria" sobre o noroeste da Península Ibérica durar bastante tempo. :huh:

Pelo que eu vi nos modelos (ECMWF e GFS), a gota fria apenas deverá permanecer por aqui apenas até ao dia 8. A partir de dia 8, teremos uma ligeira subida das temperaturas e parece haver um certo padrão para temperaturas próximas ou ligeiramente acima do normal lá para os dias 11/12 de junho.
De acordo com os modelos a longo prazo, esse padrão deverá continuar até ao fim do mês. Bom para quem quer ir à praia, mau para quem quer descansar. :sad:
:calor:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Eu não entendo essa interpretação da "gota fria" sobre o noroeste da Península Ibérica durar bastante tempo. :huh:

Pelo que eu vi nos modelos (ECMWF e GFS), a gota fria apenas deverá permanecer por aqui apenas até ao dia 8. A partir de dia 8, teremos uma ligeira subida das temperaturas e parece haver um certo padrão para temperaturas próximas ou ligeiramente acima do normal lá para os dias 11/12 de junho.
De acordo com os modelos a longo prazo, esse padrão deverá continuar até ao fim do mês. Bom para quem quer ir à praia, mau para quem quer descansar. :sad:
:calor:

É o que o GFS tem insistido nestas ultimas Runs para o longo prazo, a permanência do atual padrão... embora desta, a Cutt Off modelada mais a sul é deveras interessante para amantes de trovoada e temperaturas tropicais :D
gfse_cartes.php
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial