Seguimento Incêndios - 2019

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
EN125 cortada em Vila Nova de Cacela devido a incêndio.

Incêndio em Silves com 29 operacionais e 1 meio aéreo.
 


robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Pois, por ventura, já devem de estar lá muito operacionais, aqui do distrito de Santarém, pois eles aqui para este este foco de incendio, numa zona, que está em 2º lugar, como a mais "perigosa", do concelho de Torres Novas.
Ainda por cima este local onde começou, já é habitual arder quase todos os anos, debaixo de uma linha de alta tensão, o que obrigou ao piltoto do heli, a umas manobras redobradas.
A mais perigosa é a encosta sul da serra d Aire (Pedrógão, Alqueidão, Vale da Serra) ?
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ia ajudar no combate ao incendio de Pombal, mais um meio aéreo, que irá fazer falta ao comabte.

Verdade Pedro ,dado que o piloto aparentemente está bem, essa é mesmo a pior noticia desta situação, num Verão que promete não ser nada fácil a nível de IF.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Verdade Pedro ,dado que o piloto aparentemente está bem, essa é mesmo a pior noticia desta situação, num Verão que promete não ser nada fácil a nível de IF.
Nao vai ser facil porque? Alguma previsao meteo ou social consistente que permita afirmar isso?
E ja agora...tem sido dificil ate agora?
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Meios aereos alugados quefiquem inop sao repostos pela empresa detentora.
Tal e qual como foi com o meio aereo do inem
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Lá para o fim do mês irei para a zona de Mangualde. Será que apanharei com algum incêndio? Não se sabe.
Tive a sorte de, nos anos em que fui no verão ao Interior Norte, nunca ter apanhado um incêndio no caminho ou fumo de incêndio. :pray:
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Lá para o fim do mês irei para a zona de Mangualde. Será que apanharei com algum incêndio? Não se sabe.
Tive a sorte de, nos anos em que fui no verão ao Interior Norte, nunca ter apanhado um incêndio no caminho ou fumo de incêndio. :pray:

Eu ando frequentemente por zonas de eucaliptal e mato, quando faço as minhas longas caminhadas, e ainda no domingo passado, a única coisa que ouvi foi uma femea javali, com os seus filhotes, isto ao meio da tarde.
Mas claro que não deve ser nada fácil estar numa zona destas, rodeado de fogo e fumo a todo á volta, nem quero pensar, no que passaram as pessoas vítimas dos incendio do Pedrógão, esperemos nunca na vida passar por uma situação dessas.
São zonas muitos bonitas de ver e de observar toda a biodiversidade, mas é quando estão bem verdinhas.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Verdade Pedro ,dado que o piloto aparentemente está bem, essa é mesmo a pior noticia desta situação, num Verão que promete não ser nada fácil a nível de IF.

Nos próximos dias entrarará provavelmente o Alfa de reserva do dispositivo em funcionamento...

O piloto que tenha uma recuperação (psicologica) rapida!
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,621
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Lá para o fim do mês irei para a zona de Mangualde. Será que apanharei com algum incêndio? Não se sabe.
Tive a sorte de, nos anos em que fui no verão ao Interior Norte, nunca ter apanhado um incêndio no caminho ou fumo de incêndio. :pray:


A metade Este do concelho de Mangualde (Contenças, Póvoa de Cervães, Abrunhosa, Santiago de Cassurães, Chãs de Tavares), tem sido uma zona muito fustigado por incêndios nos últimos anos, infelizmente não tem muito para arder!!!

Toda a encosta Norte do Mondego na sua travessia pelo concelho de Mangualde está com uma paisagem algo desoladora!!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Nao vai ser facil porque? Alguma previsao meteo ou social consistente que permita afirmar isso?
E ja agora...tem sido dificil ate agora?

Obviamente que não existe nenhuma previsão meteorológica , ou muito menos social que possa fundamentar esta minha afirmação, e se calhar não me expressei bem, deveria ter dito antes que este é um receio pessoal perante o cenário de seca que se vai agravando de dia para dia, e que tenho perfeita noção que até ao momento o Verão chegou apenas no calendário, até agora temos sido abonados por condições favoráveis a não progressão dos incêndios que tem surgido, contudo também sei que estas condições não vão perdurar sempre , e é ai que entra o meu receio, mas espero estar enganado :pray:.

Nos próximos dias entrarará provavelmente o Alfa de reserva do dispositivo em funcionamento...

Obrigado aos dois pela informação útil @ruijacome ,@AJB , no momento lembrei.me da situação da queda do Kamov no ano de 2012 , em Ourém e o mesmo ter ficado inoperacional, mas claro, aconteceu assim porque pertencia ao estado!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Acidente com avião de combate a incêndios na Albufeira de Castelo de Bode preocupa Quercus por possível contaminação de captações de água para consumo humano

No seguimento do acidente ocorrido hoje com um avião de combate a incêndios que amarou de emergência, na Barragem de Castelo de Bode, na Sertã, a Quercus está preocupada com um possível derrame de combustível na albufeira.

O depósito do avião estava cheio de combustível na altura do acidente que se deu num local muito próximo de uma estação de captação de água que abastece populações na zona da Zaboeira (Vila de Rei) e, por isso, a Quercus pede uma avaliação urgente à Agência Portuguesa do Ambiente para verificação de hidrocarbonetos neste lugar.

O combustível tem, como se sabe, impactes gravosos para a saúde e para a qualidade ambiental, podendo ter consequências para as atividades turísticas de uma zona conhecida pelas suas praias fluviais, além de que obriga a uma limpeza com equipas especializadas em acidentes ambientais desta natureza.

Neste sentido, a Quercus espera que as autoridades adotem medidas céleres para a contenção de um possível derrame, quer neste momento, quer no momento de remoção do avião, prevenindo qualquer situação mais gravosa.

https://quercus.pt/comunicados/2015/novembro/886-2019/julho/5777-acidente-com-aviao-de-combate-a-incendios-na-barragem-do-trizio-preocupa-quercus-por-possivel-contaminacao-de-captacoes-de-agua-para-consumo-humano?


Segundo o que foi noticiado, hoje nas notícias, o avião está submerso a cerca de 25 metros de profundidade, e agora ainda estão e estudar a melhor solução para o fazer subir.