Sismos Portugal 2019

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,075
Local
Horta, Matriz, (90m)
como se os simulacros ajudassem muito, são uma espécie de festarola onde ninguém é giro para a comunicação social etc, o importante é ter os serviços prontos a actuar em caso de realmente acontecer, lembro-me perfeitamente da historia do tsunami não única, vivemos na era com o acesso a informação mais facilitado no entanto as pessoas so vão ver onde o Ronaldo foi de férias se 20 vezes formos atingidos por tsunamis nada melhora,
no fim o que conta é termos as entidades que interessam prontas a actuar o que já se viu no momento de aflição é cada um por si

E como se faz isso? Com simulacros


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:ri-te não é com simulacros que la vais , esse comentário é tipo o palhaço da turma não adicionaste nada foi só para ser engraçado, como disse simulacro é inútil tens tudo controladinho, a este partiu uma perninha aquele esta aleijadinho, é por isso que as forças armadas não os usam, basta ver os treinos dos comandos e dos rangers são duros e o mais próximo do real tão próximo que infelismente dá no que se sabe
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,075
Local
Horta, Matriz, (90m)
:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:ri-te não é com simulacros que la vais , esse comentário é tipo o palhaço da turma não adicionaste nada foi só para ser engraçado, como disse simulacro é inútil tens tudo controladinho, a este partiu uma perninha aquele esta aleijadinho, é por isso que as forças armadas não os usam, basta ver os treinos dos comandos e dos rangers são duros e o mais próximo do real tão próximo que infelismente dá no que se sabe

Meu caro, discordo, e sem te faltar ao respeito, o que percebes tu de proteção civil? Sabes por ventura para que servem os exercícios?
Já estiveste envolvido de alguma forma neles? Então cala-te! Eu sei o que é isso na primeiríssima pessoa! Eu conheço a realidade em que estou inserido e o resto são tretas ou palhacinhos...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Os simulacros são importantíssimos para testar a interacção entre as várias forças de protecção civil e até extra protecção civil em cenários de catástrofe com multi-vítimas. Em regiões como os Açores e a Madeira, esta interacção é de extrema importância porque os recursos são "finitos" e um socorro eficaz em casos de catástrofe está directamente relacionado com essa interacção entre equipas de protecção civil que vai desde os bombeiros,etc às forças armadas,etc até a empresas de transporte público caso seja necessário evacuações em massa. Essa interacção é aperfeiçoada nos simulacros.

Não se trata tanto de estar com um cronómetro a ver quanto tempo demora a levar um figurante de um lado para o outro, trata-se de ter uma única estrutura de comando que desde o 1o momento consegue coordenar forças que não foram optimizadas para trabalhar em conjunto.

Na Madeira houve uma grande evolução a esse nível e com resultados práticos e sei que nos Açores também houve porque o actual responsável máximo da Prociv RAM foi responsável da Prociv RAA anteriormente.
 

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
como se os simulacros ajudassem muito, são uma espécie de festarola onde ninguém é giro para a comunicação social etc, o importante é ter os serviços prontos a actuar em caso de realmente acontecer, lembro-me perfeitamente da historia do tsunami não única, vivemos na era com o acesso a informação mais facilitado no entanto as pessoas so vão ver onde o Ronaldo foi de férias se 20 vezes formos atingidos por tsunamis nada melhora,
no fim o que conta é termos as entidades que interessam prontas a actuar o que já se viu no momento de aflição é cada um por si

Mas que raio de lógica é esta? Pelo amor de Deus, em 5 meses que estive no Japão participei em 3 simulacros. Cada vez que um acontecia, toda a gente sabia para onde ir e o que fazer. Havia responsáveis por contactar a polícia, bombeiros, ambulâncias, etc. Um rigor e uma ordem incríveis. Sim, Japão é Japão e as pessoas serão sempre ordeiras, não há como contornar isso. Agora, é óbvio que quanto mais frequentes forem este tipo de acções, mais preparadas vão estar as populações quando o desastre acontecer. Ainda há dúvidas sobre isso em 2019?
 
Última edição:

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Meu caro, discordo, e sem te faltar ao respeito, o que percebes tu de proteção civil? Sabes por ventura para que servem os exercícios?
Já estiveste envolvido de alguma forma neles? Então cala-te! Eu sei o que é isso na primeiríssima pessoa! Eu conheço a realidade em que estou inserido e o resto são tretas ou palhacinhos...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
pois claro o argumento do sei de primeira pessoa de repente passas-te a ser o chefe da protecção civil, so para vires com o argumento da autoridade da coisa e a nossa protecção civil é tão boa que falhou em Pedrogão, so para falhar novamente meses de pois e estes são os mais mediáticos em todos os incêndios falharam
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Mas que raio de lógica é esta? Pelo amor de Deus, em 5 meses que estive no Japão participei em 3 simulacros. Cada vez que um acontecia, toda a gente sabia para onde ir e o que fazer. Havia responsáveis por contactar a polícia, bombeiros, ambulâncias, etc. Um rigor e uma ordem incríveis. Sim, Japão é Japão e as pessoas serão sempre ordeiras, não há como contornar isso. Agora, é óbvio que quanto mais frequentes forem este tipo de acções, mais preparadas vão estar as populações quando o desastre acontecer. Ainda há dúvidas sobre isso em 2019?
tenho muitas, a pois basta ver que depois de Pedrogão tudo aconteceu novamente e não é novo só que nunca tinha atingido tal tragédia, vai procurar quando bombeiros morreram em exercício e procura os relatórios dos casos. O famoso Japão o pais high tec que nos deu um nome triste Fukushima, todos gozam com a urss no caso de Chernobyl e que já mais aconteceria num pais preparado e com todos exercícios que fazem, estavam tão bem preparados que no deram um acidente pior que os Russos
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Uma pessoa chega a este tópico e começa a ver mais politiquices off-topic do que discussão e seguimento de sismos. Levem este tipo de discussão que já começa a distanciar-se do assunto dos sismos para uma mensagem privada ou então nem continuem.
Isto não é um tópico sobre a preparação de cada país para sismos, sobre a qualidade da proteção civil, ou se simulacros são úteis ou não. Alguns posts sobre o assunto, tudo bem, agora o que isto se está a tornar, não.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Aviso de Sismo Sentido no Continente 16-07-2019 14:31
2019-07-16 14:31:00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 16-07-2019 pelas 14:31 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 70 km a Sul de Faro.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Faro e Albufeira.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.


A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Não senti nada. :D
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,010
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Aviso de Sismo Sentido no Continente 23-08-2019 08:26

2019-08-23 08:26:00


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 23-08-2019 pelas 08:26 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou SE Setúbal.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) na região de Palmela.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.


A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,010
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
27-08-2019 10:20

São Miguel

Sismo sentido na ilha de São Miguel

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 08:55 (hora local = hora UTC), do dia 27 de agosto foi registado um evento com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de 2 km a NNW de Ponta Garça, ilha de São Miguel.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Furnas, concelho da Povoação e em Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo.
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

CIVISA/IVAR
 
  • Gosto
Reactions: fablept