Seguimento Meteorológico Livre 2019

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
É bom que a comunicação social não veja isto senão dizem que estamos sob um furacão :D Upper Level Low vista satélite:
Ksd3JFk.jpg


Mera curiosidade: O "olho" da depressão parece estar bem mais a NW do que o GFS indica:
aUiwpKG.gif
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Essa posição do núcleo a NW terá alguma influência na posição da massa de ar quente a partir de 4a ou são 2 fenómenos distintos?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Esta carta do GFS não representa as depressões à superfície; refere-se aos 500 hPa (sensivelmente a 5 500 metros de altitude).
Mas a depressão de hoje é em altura.

Olhando ao comportamento das nuvens no satélite quando se desenvolvem verticalmente (e mesmo no radar), o GFS nem parece estar assim tão errado. Aquilo a NW parece um vórtice nos níveis baixos.
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Peço desculpa pela minha ignorância, será isto então certo? Continua a indicar o núcleo mais a SE embora :confused:
h7wfwXG.gif

Em superfície temos uma baixa pressão no leste da Península Ibérica; em altitude existe ar muito frio (depressão em altitude) que, conjugado por suficiente humidade proveniente do Mar Mediterrâneo, propiciam condições para o desenvolvimento de nebulosidade do tipo convectivo e ocorrência de precipitação e trovoadas no bordo leste, nordeste, norte e noroeste da baixa pressão centrada no leste da Península Ibérica.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Ai sim? Então registou 44ºC num dia, 49 no outro, 54 no outro e 59 no outro? :D (Fora de brincadeiras, obviamente que o único dia que conta para record é o dia que teve a temperatura máxima, mesmo que se sucedam uns aos outros, continua apenas a ser um record num dia) O que está em causa aqui é o facto de ser raro um novo máximo ser 5ºC acima do anterior máximo. Acontece, tal como aconteceu no Algarve, mas não é comum de todo em Portugal.

Edit: Já agora, por favor levem este tipo de conversa para o Seguimento Livre porque já nada tem a ver com o seguimento meteorológico na Europa se começamos a falar de extremos e da frequência destes...

Por acaso, até podia ter sido como tu dizes,no 1º dia 41 e a seguir 44, mas não. Dia 25 com máxima de 44.3ºC e dia 26 com máxima de 41.7ºC, de resto, foram abaixo do anterior recorde de 39.8ºC. :intrigante:

http://www.ipma.pt/resources.www/do...IybpiM/cli_20040101_20041231_pcl_aa_co_pt.pdf

Resumindo, foram só 2 dias, mais excepcionais. :D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Por acaso, até podia ter sido como tu dizes,no 1º dia 41 e a seguir 44, mas não. Dia 25 com máxima de 44.3ºC e dia 26 com máxima de 41.7ºC, de resto, foram abaixo do anterior recorde de 39.8ºC. :intrigante:

http://www.ipma.pt/resources.www/do...IybpiM/cli_20040101_20041231_pcl_aa_co_pt.pdf

Resumindo, foram só 2 dias, mais excepcionais. :D
Mais extraordinária para mim foi a mínima de 32ºC, ainda hoje é recorde nacional. Embora isso se deva em parte ao "sistema" usado na altura: se o IPMA fizesse medições das 0 às 0 h, em vez de fazer das às 9 às 9 h como fazia na altura, a mínima mais alta teria sido de "apenas" 28,6 ºC
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Essa posição do núcleo a NW terá alguma influência na posição da massa de ar quente a partir de 4a ou são 2 fenómenos distintos?



Não, esta depressão em altura vai deslocar-se para norte, mas teremos a formação de outra cut off no Atlântico, que se vai deslocar para a zona das Ilhas Canárias e devido a sua circulação, vai traze-nos ar bem quente do norte de África.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Bom dia.

Ora na 3ª feira lá atingi os 27,9ºC de Tmáx.
Ontem a Tmáx já subiu aos 31,9ºC. Bem bom para aquecer a casa. :unsure::dry: O verão tem andado frio...:D
O vento também foi a marca de 4ª feira, principalmente pela tarde\fim de tarde.

Hoje lá temos o céu limpo e o vento a soprar fraco.
E já aquece bem...a caminhos dos "trintas e...".

Tmín: 16,4ºC

Tactual: 30,4ºC
Hr: 46%

E eu sempre a ver é o contrário, se consigo arrefecer a casa... :confused:

Com o tempo abafado que tem estado, não tem baixado de 23-24º, às vezes 25ºC, dentro de casa, o que é demais para nós.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
E eu sempre a ver é o contrário, se consigo arrefecer a casa... :confused:

Com o tempo abafado que tem estado, não tem baixado de 23-24º, às vezes 25ºC, dentro de casa, o que é demais para nós.
O mesmo se passa na minha. Durantes estes últimos dias frescos, a temperatura andou sempre em torno dos 24ºC.
Agora com a chegada deste calor, subiu com toda a força e neste momento marca 27,6ºC... e tenho os estores fechados e as ventoinhas a bombar :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
O mesmo se passa na minha. Durantes estes últimos dias frescos, a temperatura andou sempre em torno dos 24ºC.
Agora com a chegada deste calor, subiu com toda a força e neste momento marca 27,6ºC... e tenho os estores fechados e as ventoinhas a bombar :wacko:
As ventoinhas não arrefecem o ar, só nos fazem sentir mais frescos pelo "vento" que produzem, mas não vão baixar a temperatura
 
  • Gosto
Reactions: RStorm

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
As ventoinhas não arrefecem o ar, só nos fazem sentir mais frescos pelo "vento" que produzem, mas não vão baixar a temperatura
Eu sei, mas é forma mais barata que tenho para conseguir ter algum "fresco" aqui em casa durante estes dias :D Para ela arrefecer mesmo, agora terei de esperar por dias mais ventosos e frescos :unsure: É o que dá a fachada ser virada a sul... durante o inverno é bom, mas no verão é uma chatice :hmm:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E eu sempre a ver é o contrário, se consigo arrefecer a casa... :confused:

Com o tempo abafado que tem estado, não tem baixado de 23-24º, às vezes 25ºC, dentro de casa, o que é demais para nós.

Epá...calma lá que eu estava a brincar.:malandro:
Sabe tão bem ter a casa fresca. Tão bom.

Aqui no rés-do-chão estão 24,8ºC.
No piso superior perto de 25,5ºC.

Para mim é quente mas suportável, basta abrir as janelas a partir desta hora que a casa arrefece um pouco. Aqui é extremamente raro ter uma noite tropical, talvez 1-2 vezes ao ano. Mais é difícil.
A Tmín mais alta deste ano é de 16,6ºC no passado dia 8. Vamos ver se é hoje que tenho maior valor.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A minha casa está a uma temperatura de 26,9°C neste momento, com corrente de ar artificial (Ventilação Manual Controlada - VMC). :)
Já a casa dos pais está a 25,5°C. Apesar de não ter nenhum esquema de arrefecimento ultramoderno, está numa cave. Que sorte! :inocente:
 
  • Gosto
Reactions: RStorm