Biodiversidade

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boa noite,

Hoje deparei-me com esta surpresa: um campo de alhos sem a ação humana. E nem está muito longe de casa: está em Peniche, numa ilha com o nome "Papôa", ligada à cidade por algumas travessias de madeira.
Este tipo de plantas, pelo que eu ouvi falar, foi muito comum na costa ocidental portuguesa em outros tempos, mas à medida que o alho tem vindo a ser domesticado, este tipo de paisagens tem vindo a desaparecer. :(

p8Urp6Q.jpg


zQP50f4.jpg


Não sei se vêem, mas aquelas "bolinhas" são as flores dos alhos. O alho é o tubérculo. ;)

Infelizmente o que mais sobressai nas fotos é o terrível chorão-das-praias (Carpobrotus edulis). :(
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Os meus pais têm em casa umas rolas domésticas, que têm um riso interessante. Noutro dia, fui à casa dos meus pais e finalmente consegui registar em vídeo o som característico destas aves. :)
Não liguem àquela voz a partir dos 20 segundos. ;)



P.S. Peço desculpa pela qualidade da imagem.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ontem ao atravessar um trilho a norte de Mafra deparei-me com esta aranha, tinha dimensão interessante.
Posso dizer que só a vi pois fiquei impressionado com força das linhas da teia, que cruzavam literalmente o trilho. Procurei-a e lá estava ela.


Já agora, desculpem a ignorância que insecto é este? Mosca gigante? :D
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ontem ao atravessar um trilho a norte de Mafra deparei-me com esta aranha, tinha dimensão interessante.
Posso dizer que só a vi pois fiquei impressionado com força das linhas da teia, que cruzavam literalmente o trilho. Procurei-a e lá estava ela.


Já agora, desculpem a ignorância que insecto é este? Mosca gigante? :D

Essa aranha que tu viste parece-me uma aranha-violino, uma das mais perigosas de Portugal. O veneno da aranha não mata, mas mói, e pode fazer estragos ao nível dos tecidos nas crianças. O veneno raramente mata.
O melhor é nem mexer nela. :shocking:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Loxosceles
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Essa aranha que tu viste parece-me uma aranha-violino, uma das mais perigosas de Portugal. O veneno da aranha não mata, mas mói, e pode fazer estragos ao nível dos tecidos nas crianças. O veneno raramente mata.
O melhor é nem mexer nela.
A aranha que o @jonas_87 mostra faz-me pensar que já estive em "perigo" várias vezes :D. Aparece muito por aqui, com teias grandes e bem robustas, sendo as aranhas bastante corpulentas. Mas penso que se trata de uma aranha bem maior e benigna que não a que te referes.
Trata-se em princípio da ARANHA-LOBO-RADIADA. Pode-se confundir com a Tarântula-Ibérica (ou mediterrânica) que é venenosa mas não faz teias.
A aranha-lobo-radiada pode atingir 8 cm.
Ver aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hogna_radiata

A aranha-violino é mais pequena (3\4 cm incluindo o corpo).

Espécies venenosas em Portugal:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_espécies_perigosas_em_Portugal
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Ontem ao atravessar um trilho a norte de Mafra deparei-me com esta aranha, tinha dimensão interessante.
Posso dizer que só a vi pois fiquei impressionado com força das linhas da teia, que cruzavam literalmente o trilho. Procurei-a e lá estava ela.


Já agora, desculpem a ignorância que insecto é este? Mosca gigante? :D
Para mim, a aranha parece-me ser uma araneus diadematus, mas como não tenho muito conhecimento na matéria, posso estar enganado :unsure:

Na semana passada quando estive em Pedrógão Pequeno, deparei-me com 2 aranhas de tamanho considerável, uma delas na cave da casa dos meus bisavós... quando lá entrei, reparei que numa das janelinhas para o quintal, estava uma teia enorme que parecia uma nuvem de algodão... aproximei-me e lá a avistei: tinha o tamanho da palma da mão, cor negra e pernas fininhas. A primeira coisa que me veio à cabeça foi a tradicional viúva-negra "americana", mas essa está fora de questão como é evidente :D No entanto se alguém souber da sua espécie, me diga algo...
A outra encontrei-a num terreno baldio, mas mal me pressentiu fugiu logo, não consegui ver qual era a espécie. Apenas sei que tinha cor castanha :hmm:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Estava este tópico a ir tão bem e lá veio o @jonas_87 estragar isto tudo. :ill:
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Araneus não é de certeza. As Hogna são espécies que caçam no solo. Mas sim as nossas tarântulas fazem teias. Muitas vezes no solo.
Só por curiosidade, existem duas espécies de viúvas negras conhecidas na península ibérica, embora só uma ocorra em Portugal. E são pequenotas.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Araneus não é de certeza. As Hogna são espécies que caçam no solo. Mas sim as nossas tarântulas fazem teias. Muitas vezes no solo.
Só por curiosidade, existem duas espécies de viúvas negras conhecidas na península ibérica, embora só uma ocorra em Portugal. E são pequenotas.
Obrigado pelo esclarecimento ;) Não tenho muito conhecimento à cerca desta matéria, tenho que começar mais a estudar estes bichos :D
Uma Hogna radiata para referência. Tirada este fim-de-semana.
4db93d208ab4a0c7cd5c1cf9170f4c2f.jpg


Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
Por acaso a aranha que avistei no terreno baldio tinha características semelhantes a esta, mas como foi tudo tão rápido não deu para determinar se era mesmo essa espécie :unsure:
De qualquer das maneiras, bela imagem :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: bluejay

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Já que estamos a falar destes bichinhos, a Zoological Society of London anunciou há poucos dias que eclodiram 100 tarântulas das Desertas que têm em cativeiro.

https://www.expressandstar.com/news...als-breeding-success-for-rare-spider-species/

It is only the second time that the Desertas wolf spider has been bred in captivity anywhere in the world.


4V2QYBAKVZET7CTLEKGOA5TIPI.jpg

Desertas wolf spider and babies
One of the world’s most endangered spider species has experienced a breeding success at the Zoological Society of London (ZSL).

Approximately 100 Desertas wolf spiders hatched on May 21, in what is only the second time the species has been successfully bred in captivity anywhere in the world.

⭐Breeding success for one of the world’s most #endangered spiders⭐ We're celebrating after 100 Desertas wolf spiderlings have hatched @ZSLWhipsnadeZoo! ? This is only the second time the species has been bred in captivity anywhere in the world! https://t.co/RFhYvmWyLNpic.twitter.com/kNXMm4Ug4a

— ZSL (@OfficialZSL) June 7, 2019

The success follows two years of planning by zookeepers and conservationists at ZSL, who found a dark cellar in the zoo with the correct humidity and temperature for the spiders to breed.

Zookeeper Tyrone Capel said: “It has been fantastic to see these spiderlings hatch and, after two weeks clinging on to their mother’s back, climb off her to go their own.

“Best of all it means that with a healthy population here at ZSL, we can continue to contribute to vital conservation research into one of the world’s most endangered arachnids, which we hope will benefit the species in the wild.”

The large, grey spiders, native to the Desertas Grande island in Madeira, only breed once or twice in their lifetimes.


Parabéns à nova mamã.