Seguimento Litoral Norte - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
É o que eu digo, não sei, mas gostava de saber, por parte de alguem qual é a sinóptica favorável a trovoadas aqui na zona do Porto e arredores. Ou tem a ver com a adevecção de massas de ar ou alguma coisa é, pois aqui é tão difícil haver trovoadas e quem é daqui sabe muito bem do que falo. Se Portugal passasse a ser de tempo convectivo, nós aqui na zona do Porto iriamos sofrer e muito. E a realidade está à vista á uns meses atras foi postado aqui uns mapas com a quantidade de raios durante o ano passado e é meia duzia aqui na zona do Porto. É impressionante a gente que aprecia tanto estes eventos e nao haver uma explicação para o que se passa aqui nestes arredores tudo se dissipa aqui.
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
É o que eu digo, não sei, mas gostava de saber, por parte de alguem qual é a sinóptica favorável a trovoadas aqui na zona do Porto e arredores. Ou tem a ver com a adevecção de massas de ar ou alguma coisa é, pois aqui é tão difícil haver trovoadas e quem é daqui sabe muito bem do que falo. Se Portugal passasse a ser de tempo convectivo, nós aqui na zona do Porto iriamos sofrer e muito. E a realidade está à vista á uns meses atras foi postado aqui uns mapas com a quantidade de raios durante o ano passado e é meia duzia aqui na zona do Porto. É impressionante a gente que aprecia tanto estes eventos e nao haver uma explicação para o que se passa aqui nestes arredores tudo se dissipa aqui.
A explicação que encontro é que esta zona sofre muita influência do ar marítimo com o rio Douro a ajudar a conduzir o mesmo para o interior. Além disso a orografia também não favorável, não há planícies nem montanhas altas que pelo que me parece ajuda à convecção. Claro que deve haver mais fatores mas parece-me não haver dúvida que nos distritos adjacentes há células muito mais potentes do que na zona do Porto inclusive à mesma distância do oceano... Desculpem o off-topic.

Sigo com 18 graus.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
É o que eu digo, não sei, mas gostava de saber, por parte de alguem qual é a sinóptica favorável a trovoadas aqui na zona do Porto e arredores. Ou tem a ver com a adevecção de massas de ar ou alguma coisa é, pois aqui é tão difícil haver trovoadas e quem é daqui sabe muito bem do que falo. Se Portugal passasse a ser de tempo convectivo, nós aqui na zona do Porto iriamos sofrer e muito. E a realidade está à vista á uns meses atras foi postado aqui uns mapas com a quantidade de raios durante o ano passado e é meia duzia aqui na zona do Porto. É impressionante a gente que aprecia tanto estes eventos e nao haver uma explicação para o que se passa aqui nestes arredores tudo se dissipa aqui.
Peço desculpa pelo off-topic, mas respondendo a isso quanto ao sul... na zona de Sines ocorrem muitaaas trovoadas e é junto ao mar, mas tudo plano. A zona de Ourique, Castro Verde, Almodovar e Mértola é sempre certeira! Aí dizem que a causa é o cobre, não sei até que ponto é verdade. Mas existem “spots” onde as trovoadas têm estadia habitual, as razões também nunca percebi bem.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
É o que eu digo, não sei, mas gostava de saber, por parte de alguem qual é a sinóptica favorável a trovoadas aqui na zona do Porto e arredores. Ou tem a ver com a adevecção de massas de ar ou alguma coisa é, pois aqui é tão difícil haver trovoadas e quem é daqui sabe muito bem do que falo. Se Portugal passasse a ser de tempo convectivo, nós aqui na zona do Porto iriamos sofrer e muito. E a realidade está à vista á uns meses atras foi postado aqui uns mapas com a quantidade de raios durante o ano passado e é meia duzia aqui na zona do Porto. É impressionante a gente que aprecia tanto estes eventos e nao haver uma explicação para o que se passa aqui nestes arredores tudo se dissipa aqui.

Existem as trovoadas de verão, provocadas pela interação entre o ar muito aquecido e ar frio em altitudes superiores, que são aquelas que nós gostamos mais (muito convectivas e com alguma severidade, que o diga Mogadouro), e as trovoadas invernais, associadas a depressões e frentes mais ativas. Estas últimas o Porto tem tento como outras regiões ou até mais, por estar na «linha da frente» dessas perturbações atlânticas. Quanto às primeiras, tal como o amigo coldPT disse e bem, o ar marítimo afasta-as ou dissipa-as, sendo aquelas mais frequentes no interior do país.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Trovoada audível em Gaia, junto ao litoral.

Trovoada não será certamente, pois não existe nenhuma célula nas redondezas.

--

Deixo aqui o pouco que consegui apanhar na noite de dia 12/07. O primeiro registo foi a última descarga que visualizei enquanto estive na Marina do Freixo. Avistei cerca de 15/20 descargas muito interessantes mas como estava dentro do café, não gravei. Depois quando saí começou a chover, altura em que se deu esta dupla descarga (isto pelas 23h25, para SSW).

Os 2 últimos vídeos foram registados já desde casa (Rio Tinto) para NNW, pouco depois da meia-noite.







Cumprimentos.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Por cá temos bom sol e algum calor agradável.
Nos dias anteriores a sensação tem sido de frescura durante a noite, e durante o dia tempo abafado, com bastante humidade presente, cujas máximas rondaram os 27-29ºC.
O vento tem sido nota bem marcante no litoral, aqui nestas zonas mais interiores vai aparecendo moderado.

Tactual: 26,1ºC
Hr: 59%
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

sem muito para relatar, os dias sucedem-se praticamente iguais com manhãs frescas e húmidas, nubladas, por vezes com nevoeiros bem fechados ( como aconteceu hoje) tardes com sol e nortada em geral moderada.

Hoje mínima de 15.7ºc e máxima de 23.4 ºc .

Neste momento 19.7ºc , vento NNW 22 Km/h e 77% HR.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Por aqui o fim de semana foi quente, ainda que de sexta para sábado a nevoeirada tenha entrado por aqui dentro...
Também de sábado para domingo tivemos nevoeiro mas só de madrugada e por pouco tempo.
Ontem tive 30,0ºC de Tmáx, hoje já estou com 29,9ºC. Acho que vou bater o valor deste domingo. :D

A Hr é de 51%. Neste campo, o verão tem sido de humidades relativas acima de anos anteriores, há sempre alguma neblina ainda que muito difusa. As correntes de leste ainda não se fizeram sentir.
Ainda bem, senão já estava tudo a arder cá na nossa faixa atlântica. A chuva de primavera tardia fez crescer bastante a vegetação pelos montes fora.

Boa semana! ;)
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Nevoeiro e tempo fresco em Espinho, a 400 metros da praia está sol e céu limpo.


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não sei de onde isto veio, mas acabou de cair um pequeno aguaceiro nesta zona, sem acumular, mas cheira a terra molhada. No isep acumulou 0.3 mm. Olhando para o céu, foi nuvem que passou ou desenvolveu aqui por cima, as pingas ainda eram grossas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Está explicado:D

Afinal ainda acumulou 0.2 mm por aqui.

Screenshot-20190722-231207.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.