Bioluminescência em Portugal

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Então mas tu tens pirilampos aí...

Eu acho interessante o que oferecem e se o jantar, for decente, até é razoável.

Uma das Reservas Lightalive (Quinta Ecológica da Moita), por acaso até fica perto desse lugar...

Sim tenho, publiquei o evento apenas, para salientar, que nunca tinha visto algo a dar destaque deste género ao pirilampos.
Assim vou fazendo as minhas observações, em silencio.
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Na quarta-feira passada participei num passeio noturno para ver os pirilampos do Parque das Ribeiras do Uíma, organizado pela câmara de Santa Maria da Feira. Fiquei agradavelmente surpreendido pois numa das paragens pudemos, com toda a certeza, observar algumas centenas deles, absolutamente maravilhoso de ver :) Consegui agarrar um... :D A espécie presente era a Luciola lusitanica.

Estou a pensar voltar esta semana com a máquina, para ver se consigo apanhar alguma coisa :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Na quarta-feira passada participei num passeio noturno para ver os pirilampos do Parque das Ribeiras do Uíma, organizado pela câmara de Santa Maria da Feira. Fiquei agradavelmente surpreendido pois numa das paragens pudemos, com toda a certeza, observar algumas centenas deles, absolutamente maravilhoso de ver :) Consegui agarrar um... :D A espécie presente era a Luciola lusitanica.

Estou a pensar voltar esta semana com a máquina, para ver se consigo apanhar alguma coisa :D

Esses passeios que começam agora a surgir, e ainda bem, são muito bons pois elucidam as pessoas para a importancia destes seres tão pequenos, e ainda para mais com a ajuda de algum profissonal, como um biólogo, ou outra pessoa mais entendido no assunto.
Os pirilampos, sempre me chamaram a atenção, e ainda hoje gosto muito de os observar e de percorrer campos, longe de poluição luminosa.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Esses passeios que começam agora a surgir, e ainda bem, são muito bons pois elucidam as pessoas para a importancia destes seres tão pequenos, e ainda para mais com a ajuda de algum profissonal, como um biólogo, ou outra pessoa mais entendido no assunto.
Os pirilampos, sempre me chamaram a atenção, e ainda hoje gosto muito de os observar e de percorrer campos, longe de poluição luminosa.
O guia foi um biólogo meu conhecido, mas confesso que a dada altura fui-me deixando ficar para trás... estava mais interessado no espetáculo do que nas explicações :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
E no «fim de semana» mundial dos pirilampos (6/7 Julho:https://www.mns.my/2019/06/26/2019-world-firefly-day-celebration/ ), decidi colocar a notícia de que os pirilampos (da espécie Lampyris noctiluca, que também existe por cá) aparentemente estão a desaparecer em Inglaterra:

https://www.researchgate.net/public..._noctiluca_L_Coleoptera_Lampyridae_in_England

Mesmo em zonas sem perturbação, tal tem vindo a ser verificado.
Para já não existe uma explicação satisfatória para tal acontecimento, por isso a solução é continuar a investigar...
O que parece ser dado adquirido, neste estudo, é a necessidade de proteger corredores ecológicos entre as diferentes populações.



720px-Lampyris_Noctiluca_%28firefly%29_mating.gif

Macho e fêmea

Fotos de Uk glow worm survey:

b89v2q.jpg


f2rj82.jpg



Espero que tal situação se inverta.

Aqui em Portugal, começa em força, a época dos pirilampos ditos estivais (como Lampyris noctiluca), normalmente de maiores dimensões, do que os ditos primaveris.
A lista das espécies de pirilampos presentes em Portugal, ainda não está completa... E ainda não se sabe qual o estatuto das espécies tidas como presentes no nosso país.
Quem conseguir encontrar algum pirilampo ou outro ser vivo luminoso (peixe, lula, etc...), se quiser, diga-me alguma coisa ou melhor ainda, se possível tire uma foto (nem que seja com o tlm) e envie-me por aqui, por pm, ou para este email: livinglightfestival@gmail.com


Obrigado pela colaboração!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos e Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
DSCN3749.JPG


Fêmea adulta de Phosphaenus hemipterus (Noroeste de Portugal).
Esta é uma espécie mais primaveril (em Portugal), e este exemplar tinha pouco mais de 10 mm.
São muito difíceis de encontrar (as fêmeas) e esta estava quase a morrer (já tinha depositado alguns ovos).

https://pirilampos-lightalive.blogspot.com/
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boas. Seguem os meus contributos mais recentes (13/07/2019):
0dQmUN7.jpg

X4LCLj9.jpg

8tKbK0t.jpg
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ainda vão aparecendo pirilampos adultos, mas aqui no sul da Estremadura, praticamente só os tenho visto em zonas frescas com alguma altitude.
Junto ao mar, em zonas de frequentes nevoeiros, também ainda se vão vendo.
Com as rajadas de vento que sopram em alguns locais, é ver as luzes a baloiçar de um lado para o outro, sempre que estão poisados na vegetação.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993 e MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

Excelente iniciativa, essa das caminhadas nocturnas para observação dos vários seres luminosos, até porque nem tudo o que brilha são pirilampos, se não estou em erro, se houve aqui pelo ribatejo ainda participava.
Eu agora tenho andado em saídas de campo, para observação de aves, e de morcegos, ainda na semana passado estive na gruta, na nascente do Alviela, em Alcanena, onde habitam cerca de 5 mil morcegos, e aprendi muito de facto sobre este pequeno animal muito importante, pois ajuda muito no combate de pargas, principalmente na agricultura biológica.
 
  • Gosto
Reactions: belem