Biodiversidade

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Talvez. Contudo pode ver como uma oportunidade de ver que estes rastejantes não são o bicho mau que todos fazem crer.
emoji846.png

Mas eu nunca achei que eram bicho mau nenhum. Só não as quero no mesmo sítio que eu!
Pessoal, tinha aqui outra foto nem reparei que tinha a apanhado bem no chão.
Já dá para identificar a espécie?
@algarvio1980 @ClaudiaRM peço desculpa, será a última foto, prometo!!!

À vontade. Os apreciadores não têm de ser privados daquilo que apreciam apenas porque eu tenho um problema com aranhas. Nem elas têm culpa, coitadas. É a Natureza!
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Oryctes nasicornis, e porque não ajudar e contribuir para conhecermos mais sobre a distribuição das nossas espécies de lucanídeos em http://www.vacaloura.pt/ :) podem contribuir não apenas com ocorrências de Vacas Louras mas também de outros escaravelhos. :)

Conheço bem de perto esse projecto do vacaloura.pt, e é extremamente importante todo a informação que eles tem transmitido.
Costumo fazer o registo anualmente, ou sempre que vejo de perto algum lucanídeo, neste plataforma.
Já tenho agora em mente e o próximo projecto a construir até ao outono, será um abrigo, para toda a familia dos lucanídeos, e outros tipos de escaravelhos.
 
  • Gosto
Reactions: bluejay e MSantos

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
@RStorm conheço bem essa aranha de que falas, é das que me fazem muita impressão... são muito rápidas e nojentas :scared::lol: Não me lembro do nome, mas já a encontrei pela naturdata uma vez :D
A mim não me fazem impressão, aliás até acho os bichinhos lindos, apesar de já ter sofrido de aracnofobia durante a infância :p
Acontece é que aqui no Montijo estou habituado a encontrar aranhas pequenas, agora quando vou a Pedrógão a conversa é outra: deparo-me com espécies "enormes" que nem fazia ideia que ocorriam em Portugal :lol:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Pessoal, tinha aqui outra foto nem reparei que tinha a apanhado bem no chão.
Já dá para identificar a espécie?
@algarvio1980 @ClaudiaRM peço desculpa, será a última foto, prometo!!!

Ora essa, podes publicar o que tu quiseres. ;) Duvido que quando publicam fotos de cobras, também não exista aqui, alguém com fobia.

A minha fobia, depende da aranha, mas é um bicho com demasiado olhos e pernas. :lol: A aranha tipo aquela que chamamos de cavalos não me causa impressão.

Não devia contar isto, uma vez ia conduzir e apareceu uma aranha no tecto do carro, como ia sozinho, tive que manter a calma, encostei o carro na berma e peguei no pano que tinha no carro e matei ela contra o tecto, pensava eu que a bicha estava morta e começo a conduzir, vejo a bicha a andar no pano, porra ressuscitou abro o vidro e mando o pano janela fora e nunca mais vi o bicho e suspirei de alívio. :D
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Edward O. Wilson fala sobre Espanha, mas pode incluir toda Ibéria:




De ontem em Algendar (Menorca). Celastrina argiolus. Pico de abundância nestas semanas.

D_SRxAcWkAAPyBp.jpg


D_SRyDbXsAARTcU.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Bom dia. Talvez seja uma forma esquisita de começar a manhã, mas que raio de inseto é este com antenas gigantes (que nem sei para que servem). Algum besouro não?
rzWo3sp.jpg

sj62xni.jpg

i1xuBQA.jpg

Passados mais de 4 anos, julgo que descobri o nome desta espécie. Penso tratar-se de um Cerambyx cerdo, uma espécie profundamente desconhecida no nosso país. Quatro anos depois, talvez já não exista:(, porque afinal trata-se uma espécie ameaçada/vulnerável e como se não bastasse uns anos depois fomos assolados por incêndios gigantescos. Foi um gosto tê-lo no meu quintal :hmm:

De qualquer modo li que é uma espécie protegida pela Diretiva Habitats como consta neste documento(http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/rn2000/resource/doc/rn-plan-set/inverteb/cer-cerdo), e de facto mais uma vez se refletirmos, as causas da vulnerabilidade parecem-me evidentes, o crescente número de incêndios, os desertos verdes de eucaliptal, as extensas malhas de pinhal e até outras áreas de monoculturas, nada têm contribuido para conservação de algumas espécies como esta. São estes pequenos grandes pormenores que colocam à vista a implacabilidade do Homem, no que toca à destruição das árvores autóctones, esta espécie precisa urgentemente de áreas de carvalhal, e isso não se consegue de um dia para o outro como é sabido. Acredito que esta seja uma das razões pela qual tão pouco se conhece desta espécie no nosso país.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Acho que é um escaravelho-rinoceronte. Luso, no passado dia 14.
21512144_OfFTM.jpeg


Ainda ontem de manhã avistei mais um, aqui perto de casa, e bem mais desenvolvido que este, mas não levava nada para fazer uma foto.

Sim diria que é um escaravelho rinoceronte femea, pois não tem o "corno" á frente, eu já fiz vários avistamentos mas foram sempre de machos.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima


Seria uma boa ideia, para algumas cadeias de hipermercados portugueses adoptarem, e fazerem uma campanha de sensibilização ao mesmo tempo.


É uma boa ideia. Mas demasiado redutor, há muito mais insectos polinizadores, não são só que só as abelhas que polinizam! ;)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993 e criz0r

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Excelente iniciativa. Noto que já começa a existir uma sensibilização por parte da população relativamente a este grande problema. Oxalá isto se pudesse estender ao nosso País, visto que o uso de glifosatos e outros herbicidas perigosos, continuam a ser a ordem do dia.