Seguimento Litoral Centro - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Alguém teve atento ao pôr do sol? Nuvens altocumulus muito ténues no céu ou nuvens noctilutentes?
Deverão ser noctilutentes porque o satélite está praticamente limpo.
Estou por cá desde quinta e tenho visto esse fenómeno todos os dias ao poente...
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Deverão ser noctilutentes porque o satélite está praticamente limpo.
Estou por cá desde quinta e tenho visto esse fenómeno todos os dias ao poente...
Só notei agora e quando falaram na quinta-feira, mas de facto deve ser um fenómeno raro para as nossas latitudes...

O fenómeno, conta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é muitas vezes confundido com outro tipo de nuvens chamado cirrus ténues. No entanto, estas nuvens estão mais altas na mesosfera, quando grande parte das nuvens se forma na troposfera, a camada atmosférica mais próxima do solo. “Quando a parte mais baixa da atmosfera já escureceu, as mais altas continuam iluminadas por um sol já oculto no horizonte”, aponta o Ruben Del Campo. Link
São cristais de gelo que se formam na mesosfera, entre 75 a 90km de altitude.

Tirei fotos entre as 20h05 e 20h15, depois desapareceram. Canto superior esquerdo:

cbAWcTD.jpg


Estas duas estão bastante editadas:

22RXEHe.jpg


B1xLBQa.jpg


A nortada não deixava tirava mais fotos confortavelmente sem destruir o meu quarto ahah
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Só notei agora e quando falaram na quinta-feira, mas de facto deve ser um fenómeno raro para as nossas latitudes...

O fenómeno, conta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é muitas vezes confundido com outro tipo de nuvens chamado cirrus ténues. No entanto, estas nuvens estão mais altas na mesosfera, quando grande parte das nuvens se forma na troposfera, a camada atmosférica mais próxima do solo. “Quando a parte mais baixa da atmosfera já escureceu, as mais altas continuam iluminadas por um sol já oculto no horizonte”, aponta o Ruben Del Campo. Link
São cristais de gelo que se formam na mesosfera, entre 75 a 90km de altitude.

Tirei fotos entre as 20h05 e 20h15, depois desapareceram. Canto superior esquerdo:

cbAWcTD.jpg


Estas duas estão bastante editadas:

22RXEHe.jpg


B1xLBQa.jpg


A nortada não deixava tirava mais fotos confortavelmente sem destruir o meu quarto ahah
Parecem-me pouco iluminadas para serem consideradas noctilucentes.
Talvez cirrus undulatus?
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas...desta vez instalado na zona centro em Peniche :)...finalmente fora do inferno :pray:,como andei todo o dia fora de casa,só agora é soube que anda o terror dos incêndios no distrito de C.Branco :o,por aqui o dia foi com pouco momentos de sol e sempre nuvens baixas :rolleyes:,por aqui com 17.4ºC.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.