Seguimento Incêndios - 2019

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Pelas imagens da CMTV agora, pela 01:30h, continuava a chuviscar por Mação (mais precisamente Roda). Aparentemente a única frente que ainda continuava a lavrar era esta, que está a ser controlada...

Caso as autoridades não consigam controlar e dominar o incêndio nas próximas horas, com a chuva e humidade que se verificam, é de uma incompetência extrema por parte da proteção civil. É imperial que a consolidação total do incêndio comece ainda de madrugada, de forma a que os operacionais sejam colocados nos pontos mais críticos para estarem bem posicionados quando as condições meteorológicas começarem a "complicar" no inicio do dia. Qualquer reacendimento que surja amanhã e que não seja combatido nos minutos iniciais será mais uma frente de fogo com potencial "incontrolável" como se verificou hoje pela hora de almoço...
 


ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Pelas imagens da CMTV agora, pela 01:30h, continuava a chuviscar por Mação (mais precisamente Roda). Aparentemente a única frente que ainda continuava a lavrar era esta, que está a ser controlada...

Caso as autoridades não consigam controlar e dominar o incêndio nas próximas horas, com a chuva e humidade que se verificam, é de uma incompetência extrema por parte da proteção civil. É imperial que a consolidação total do incêndio comece ainda de madrugada, de forma a que os operacionais sejam colocados nos pontos mais críticos para estarem bem posicionados quando as condições meteorológicas começarem a "complicar" no inicio do dia. Qualquer reacendimento que surja amanhã e que não seja combatido nos minutos iniciais será mais uma frente de fogo com potencial "incontrolável" como se verificou hoje pela hora de almoço...

A chuva que cai, na zona onde há chama ativa, nem chega a tocar a chama.. No restante perimetro do incendio, a humidade por exemplo da noite passada, nem penetrava os combustiveis finos..

Chamar de incompetentes as pessoas que estao à frente da operação sem conhecer a realidade da mesma ou os detalhes da mesma (eu conheço porque estive lá) é no minimo ridiculo!
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
A chuva que cai, na zona onde há chama ativa, nem chega a tocar a chama.. No restante perimetro do incendio, a humidade por exemplo da noite passada, nem penetrava os combustiveis finos..

Chamar de incompetentes as pessoas que estao à frente da operação sem conhecer a realidade da mesma ou os detalhes da mesma (eu conheço porque estive lá) é no minimo ridiculo!

Meu caro, de acordo com as imagens em directo por volta da 01:30h, a frente de fogo era relativamente pequena, com chamas baixas e aparentemente os bombeiros pareciam estar no perímetro da mesma. Para além disso, as condições meteorológicas estavam muito favoráveis à extinção da mesma frente de fogo. Apesar de saber que o combate é difícil, que o que choveu foi muito pouco e que a temperatura e a humidade relativa não sejam as ideais para o combate, penso que não é preciso grande formação ao nível da proteção civil para ver que esta noite será uma grande oportunidade para dominar por completo o incêndio.

Na minha opinião, caso as condições se mantenham, se o fogo não for dominado nas próximas horas, haverá incompetência por parte das entidades no terreno. É a minha opinião e irei mantê-la a menos que haja alterações nas condições meteorológicas....
Não estive no local como esteve o Ruijacome, mas de acordo com o que me foi transmitido por amigos bombeiros que estiveram cerca de 24 horas no local, foi que a coordenação inicial e a colocação dos bombeiros nos locais de combate ao incêndio e proteção das aldeias foi uma grande "trapalhada". São apenas relatos que me chegaram, valem o que valem, mas se juntarmos os relatos dos bombeiros aos relatos dos populares e às imagens da comunicação social podemos chegar à conclusão que houve situações em que as coisas poderiam ter corrido melhor...

Por fim quero apenas frisar que não acho que o problema grave que Portugal tem com os incêndios tenha a ver com a proteção civil, com a falta de meios ou com falhas por parte das entidades competentes, bem pelo contrário, como arquitecto paisagista tenho plena noção que o problema é maioritariamente causado pelo "desordenamento" continuado do território nas últimas décadas... Quando me refiro à incompetência estou a referir-me à situação em si (de não aproveitar o momento), e não a toda a estrutura montada no teatro de operações.
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
Bom dia,

Já começo a perceber, que não querem apagar o incendio.

As condições ontem á noite, estavam todas a favor, as frentes eram pequenas e dominaveis.

Era evidente que não queria, matar a "fonte de rendimentos".
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Tudo isto é triste tudo isto é fado

INEM andou quatro horas às voltas com ferido grave
O INEM levou cerca de quatro horas a socorrer a vítima mais grave dos incêndios do fim de semana, em Vila de Rei.

O ferido, que sofreu queimaduras de primeiro e segundo grau no sábado ao início da noite, andou às voltas numa ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) desde Vale da Urra até ser transportado de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa, onde se encontra em coma induzido.

Tendo em conta a gravidade dos ferimentos e a impossibilidade de a vítima mais grave destes fogos ser helitransportada a partir de Vila de Rei, por ser já noite e o fumo impossibilitar a visibilidade, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) ordenou que o queimado fosse levado pela SIV, acompanhada pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER), para o aeródromo das Moitas, a cinco quilómetros de Proença-a-Nova.
Évora acabou a socorrer a vítima

Quando o héli de Santa Comba Dão já se encontrava sobre a zona, foi aconselhado a permanecer no ar até haver resposta da direção da pista. Problema: o CODU acionara a aeronave sem ter a garantia de que poderia aterrar ali. A pista não tem iluminação e era necessário alguém para ligar um holofote.

O JN sabe que o CODU não conseguiu contactar o diretor da pista e responsável pela Proteção Civil de Proença-a-Nova, Daniel Farinha, assim como o comandante dos bombeiros locais, por se encontrarem envolvidos no combate aos fogos.

No ar já há algum tempo, e com níveis de combustível só para o regresso, o héli voltou à base. O CODU acionou então o héli de Évora, que se deparou com o mesmo problema. Ao JN, Nuno Alves, dirigente da Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova, adiantou que o INEM terá então recorrido ao presidente da Câmara para autorizar a aterragem no campo de futebol Senhora das Neves.

O ferido foi para o campo onde permaneceu cerca de uma hora e meia dentro da SIV para ser estabilizado. Foi o héli de Évora que levou para Lisboa o ferido, onde só chegou cerca das três horas da manhã de domingo.

O INEM não deu qualquer resposta sobre o caso, assim como a ANAC e a Babcock - empresa que opera os hélis. Já o autarca de Proença-a-Nova, João Lobo, lamentou o sucedido. "Da nossa parte, fizemos tudo o que poderia ter sido feito", apontou.

In JN
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Meu caro, de acordo com as imagens em directo por volta da 01:30h, a frente de fogo era relativamente pequena, com chamas baixas e aparentemente os bombeiros pareciam estar no perímetro da mesma. Para além disso, as condições meteorológicas estavam muito favoráveis à extinção da mesma frente de fogo. Apesar de saber que o combate é difícil, que o que choveu foi muito pouco e que a temperatura e a humidade relativa não sejam as ideais para o combate, penso que não é preciso grande formação ao nível da proteção civil para ver que esta noite será uma grande oportunidade para dominar por completo o incêndio.

Na minha opinião, caso as condições se mantenham, se o fogo não for dominado nas próximas horas, haverá incompetência por parte das entidades no terreno. É a minha opinião e irei mantê-la a menos que haja alterações nas condições meteorológicas....
Não estive no local como esteve o Ruijacome, mas de acordo com o que me foi transmitido por amigos bombeiros que estiveram cerca de 24 horas no local, foi que a coordenação inicial e a colocação dos bombeiros nos locais de combate ao incêndio e proteção das aldeias foi uma grande "trapalhada". São apenas relatos que me chegaram, valem o que valem, mas se juntarmos os relatos dos bombeiros aos relatos dos populares e às imagens da comunicação social podemos chegar à conclusão que houve situações em que as coisas poderiam ter corrido melhor...

Por fim quero apenas frisar que não acho que o problema grave que Portugal tem com os incêndios tenha a ver com a proteção civil, com a falta de meios ou com falhas por parte das entidades competentes, bem pelo contrário, como arquitecto paisagista tenho plena noção que o problema é maioritariamente causado pelo "desordenamento" continuado do território nas últimas décadas... Quando me refiro à incompetência estou a referir-me à situação em si (de não aproveitar o momento), e não a toda a estrutura montada no teatro de operações.

Sempre que se aborda algo tão sensivel como isto dos Incêndios, 1º é preciso ter noção da realidade local e dos próprios elementos no TO. Para te enquadrar melhor, tanto o concelho de Mação como Vila de Rei, são regiões com uma Geomorfologia muito própria, com pequenos vales bem profundos e encaixados entre montes com 200/300m de altitude no máximo. O problema, reside no facto de muitos destes montes, terem desníveis significativos que fazem com que se torne completamente impossível combater o fogo por terra e mesmo pelo ar, a pluma de fumo em suspensão impede a visibilidade de qualquer meio aéreo por mais eficaz que ele seja. Se juntares a isto, o facto de ambos os concelhos terem uma Paisagem actual de cerca de 70% Eucalipto, 20% Pinheiro Bravo e os restantes 10% Azinheiras, Oliveiras etc e estarem reunidos os 3 30, é caso para se dizer que temos ali uma autêntica bomba relógio.
Incêndios de grandes proporções nesta região, coincidem precisamente com os anos 90 em que se iniciou a destruição da floresta autóctone local e é um problema crónico que vai continuar a existir e cada vez com maior violência. Por maior ou menor coordenação que possa haver e esteja lá o Comandante Nacional Joaquim ou o José, enquanto não existir vontade política para olhar com olhos de ver para os problemas no Interior do País e uma justiça que seja célere para possíveis actos de negligência ou incendiarismo, isto vai ser uma realidade ano após ano. Notar que as autarquias locais, também não são imunes a isto muito pelo contrário, são os primeiros a pactuar com os lobbys já conhecidos.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
A chuva que cai, na zona onde há chama ativa, nem chega a tocar a chama.. No restante perimetro do incendio, a humidade por exemplo da noite passada, nem penetrava os combustiveis finos..

Chamar de incompetentes as pessoas que estao à frente da operação sem conhecer a realidade da mesma ou os detalhes da mesma (eu conheço porque estive lá) é no minimo ridiculo!
Eu tambem estive e digo com todas as letras...incompetencia elevadissima!
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Este incêndio tinha potencial no flanco esquerdo...isso esteve identificado desde o inicio! Não fizeram caso e tivemos mais 2 dias de incêndio (Domingo e Segunda) completamente escusados!
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
O discurso é sempre o mesmo, durante o dia é ultrapassada a capacidade de extinção, à noite temos uma janela de oportunidade, passa o dia e a noite e os pontos de situação pouco se alteram.
Continua a ser o S. Pedro ou a falta de combustível a resolver os grandes incêndios.

Todos sabemos que não é facil apagar este tipo de fogos.

A questão é : MAS PORQUE É QUE QUEREM PASSAR A IMAGEM QUE ESTÁ TUDO CONTROLADO ?

Porque não admitem que não conseguem controlar ? o que ganham com meros "JOGOS DE PALAVRAS" ?

Até se percebe nos brifing´s que estão a "medir" as palavras, tipo "Marketing politico" , mas porque ?
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bom, todos os anos é a mesma tristeza... A tristeza dos incêndios... E também a tristeza neste tópico.
Caros colegas, voltamos a relembrar que isto é um fórum de Meteorologia. A própria existência deste tópico já podia por si ser algo "duvidosa", mas pronto, tem um intuito meramente informativo, de algum "acompanhamento".

Agora... Todos os anos a mesma "lenga-lenga" de politiquíces e de discussão de egos é que não sff. Deixem isso para as TVs ou para conversas privadas. Sinceramente cansa, e está completamente fora do espírito do fórum.

E ainda assim, com alguma tolerância por parte da Moderação, recordo que existe o seguinte tópico: https://www.meteopt.com/forum/topico/floresta-portuguesa-e-os-incendios.4792/pagina-130
Se quiserem "despejem" lá como off-topic esse tipo de conversas e discussões, ainda que discussões que ultrapassem os limites do razoável não serão toleradas.

Neste tópico apenas se pedem posts de seguimento e informativos, portanto, úteis.

Posts com o teor do que isto mais uma vez estava a tomar, serão simplesmente eliminados deste tópico.
 
  • Gosto
Reactions: Candy e criz0r

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
O discurso é sempre o mesmo, durante o dia é ultrapassada a capacidade de extinção, à noite temos uma janela de oportunidade, passa o dia e a noite e os pontos de situação pouco se alteram.
Continua a ser o S. Pedro ou a falta de combustível a resolver os grandes incêndios.

E desta vez é o que parece que vai acontecer, este incêndio vai parar quando chegar ao queimado em 2017 e o combustível disponível para arder for muito menor...
 
  • Gosto
Reactions: srr