Seguimento Meteorológico Livre 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Aqui não me parece que ande com anomalia negativa nenhuma, acho que a diferença é mais norte/sul do que litoral/interior
Nos últimos 10 dias do mês iremos ter calor próximo do normal no Litoral e acima do normal no Interior! :calor:

E ainda bem que não vamos ter os 45°C que estavam previstos pelo GFS!!! :thumbsup::thumbsup:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
A impressão que tenho é que até ao momento temos temperaturas inferiores ao normal no litoral oeste e no sul e acima do normal no interior norte e centro, mas posso estar enganado.
Até dia 20 o que estou referindo vai se acentuar.
Até final do mês posteriormente é tudo ainda muito incerto neste momento como denotam os ensembles dos modelos.
Mas nada de previsões de 40c ou superior.
As maximas andarão sempre na ordem dos 37 a 39c.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
A impressão que tenho é que até ao momento temos temperaturas inferiores ao normal no litoral oeste e no sul e acima do normal no interior norte e centro, mas posso estar enganado.
Até dia 20 o que estou referindo vai se acentuar.
Até final do mês posteriormente é tudo ainda muito incerto neste momento como denotam os ensembles dos modelos.
Mas nada de previsões de 40c ou superior.
As maximas andarão sempre na ordem dos 37 a 39c.
As máxima até podem andar abaixo do normal, mas tem havido mínima acima dos 18ºC em grande parte do litoral oeste, portanto as temperaturas não andam abaixo do normal
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Aqui pelo litoral Oeste as temperaturas tem sido bem baixinhas, posso confirmar que as máximas nãp passam dos 24 / 26ºc as mínimas essas chegam aos 14ºC
Talvez num período de 2 dias, tivemos temperaturas acima dos 30ºC, no entanto no dia seguinte as temperaturas voltam a cair para os baixos valores.
O verão aqui ainda não chegou !
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

O Atlântico continua muito calminho no que toca a actividade tropical.
Há muito ar seco a vir do Saara para a zona do atlântico tropical (Caribe).
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E a perspectiva, para o trimestre de agosto-outubro, também mantêm actividade tropical abaixo do normal para o atlântico:


Vamos lá a ver o que significa, se uma actividade meramente reduzida ou então uma actividade mais tardia do que o habitual.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Bom dia
Dia mais quente hoje, será que aparece por aqui a nortada ao fim do dia?
Alguns locais já com máximas surpreendentes a esta hora e as máximas até terça não vão baixar dos 36c.
Desta forma até dia 20 a média das máximas ainda deverá estar cerca de 1c abaixo do normal na região sul do país.
Após o dia 20 se as previsões se manterem como previsto ficaremos no mínimo este mês com temperaturas máximas na média ou até acima da média, provavelmente acima da média.
Agosto também existem indicações para temperaturas acima da média das máximas.
Obs: no que toca aos meses de Outono ainda é demasiado cedo para previsões com algum rigor, quando nem sequer sabemos se teremos el nino ou la nina.
So no início de Setembro teremos algo de mais concreto, mas há primeira vista parece algo parecido com os últimos anos.
Este verão também está a ser algo parecido Com o ano passado... Cuidado com Agosto!!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu não acredito muito no frio modelado para o final da próxima semana. O que eu acho é que vamos ter uns dias com menos calor e depois voltará à mesma situação dos últimos dias. :)
 
  • Gosto
Reactions: RedeMeteo

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A tarde de hoje poderá ser complicada para as regiões do interior norte e centro: elevado risco de trovoadas secas, nomeadamente nos distritos de Vila Real e da Guarda, que poderão degenerar em focos de incêndios florestais. Trata-se de uma probabilidade (superior a 50 %); não quer dizer que venha a ocorrer.

Subida mais ou menos acentuada da temperatura, nomeadamente nas regiões do interior.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Em relação à temperatura do verão ser uma desilusão, acho que mais do que as temperaturas, o problema tem sido mesmo a falta de sol: tem havido dias no litoral oeste em que a temperaturas até andam próximas ou ligeiramente acima do normal, com mínimas "altas" de 17/18 ºC, mas em que não se vê o sol o dia todo - aqui pela Figueira houve uns 4/5 dias seguidos sem o sol aparecer, e o pessoal da zona de Sintra tem-se queixado do mesmo ou pior
 
  • Gosto
Reactions: joselamego