Seguimento Meteorológico Livre 2019

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Quando chegar a Setembro e Outubro vão ter muito sol não se preocupem.
E a água até deve estar mais quente, mas as pessoas têm férias agora na sua grande maioria. Para as pessoas "normais" que querem ir torrar ao sol (não é o meu caso), interessa mais se o sol aparece na sua semana de férias do que se a temperatura está 0,5 ºC abaixo ou acima do normal
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Introducing... Scorching Sandra! Met Office should name heatwaves in same way as storms to better alert people to dangers, climate change body urges

Discutível, mas se calhar já é exagerar.

Previsões (meio experimentais) de ondas de calor ao nível europeu -> http://www.euroheat-project.org/dwd/index.php

Quanto à previsão do AccuWeather... um bocado mais a leste e cedo do que disseram (principalmente na PI e final de Julho/princípio de Agosto) mas ao menos há calor 'apocalítico' :D

"Antigamente" as ondas de calor eram igualmente severas mas mais curtas. Também há ainda muito por saber na previsão de secas.


rcc_eude_eur_hwvltr.png


Dado complementar:

rcc_eude_eur_cwvltr.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Todos os anos uns 2-3 milhões de hectares são destruídos por fogos florestais na Rússia. O governo já foi acusado de subavaliar a extensão da destruição e a dispersão populacional/falta de meios não ajudam.

À boleia do calor...

pp7oRu1.png


... a situação este ano não está grande coisa. Estão atualmente a torrar uns 850.000 hectares.

NGX8Rbf.gif




---

gfs_world-ced_t2anom_1-day.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Para finalizar o assunto Rússia, e o que vou escrever já foi abordado por mim e pelo @Pek num outro tópico, a malta gosta de referenciar o frio brutal. Contudo, cidades como Yakutsk (das mais frias do mundo) até que aquecem bastante no Verão:

LnbUM0P.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Há uma noção errada das temperaturas no Verão em Portugal.
É verdade que junho foi bastante frio, mas julho foi algo diferente em grande parte do país. De facto, a única região com temperaturas abaixo do normal em Portugal Continental é o Litoral Oeste/Norte :cold:, porque de resto as temperaturas estão próximas ou até acima do normal.
Ou seja, na minha opinião, não há nada de "anormal" neste mês. Até acho mais "anormais" aqueles verões em que temos 35°C na Costa Oeste do que o que está a ser este mês. :calor: :)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Há uma noção errada das temperaturas no Verão em Portugal.
É verdade que junho foi bastante frio, mas julho foi algo diferente em grande parte do país. De facto, a única região com temperaturas abaixo do normal em Portugal Continental é o Litoral Oeste/Norte :cold:, porque de resto as temperaturas estão próximas ou até acima do normal.
Ou seja, na minha opinião, não há nada de "anormal" neste mês. Até acho mais "anormais" aqueles verões em que temos 35°C na Costa Oeste do que o que está a ser este mês. :calor: :)
Não acho que isto corresponda à verdade. Em primeiro lugar, grande parte do litoral oeste tem tido temperaturas típicas de céu nublado o dia todo - mínimas "altas", máximas "baixas", mas as temperaturas em geral não me parece que andem abaixo do normal. E depois, houve temperaturas bem abaixo do normal no interior centro e na região sul no começo do mês, e duvido que tenham sido "compensadas" em todos esses lugares, vi por exemplo as temperaturas em Faro e as máximas continuam bem abaixo da média
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Não acho que isto corresponda à verdade. Em primeiro lugar, grande parte do litoral oeste tem tido temperaturas típicas de céu nublado o dia todo - mínimas "altas", máximas "baixas", mas as temperaturas em geral não me parece que andem abaixo do normal. E depois, houve temperaturas bem abaixo do normal no interior centro e na região sul no começo do mês, e duvido que tenham sido "compensadas" em todos esses lugares, vi por exemplo as temperaturas em Faro e as máximas continuam bem abaixo da média

Faro teve praticamente toda a 1º quinzena de Julho, com uma anomalia negativa das temperaturas.

tn08554_30.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores


No fim da tarde de ontem, na fase de cavamento, a depressão até teve uma intensidade interessante.

WMBas30_noaa.png


Este Julho foi (e está a ser) 'apenas' parcialmente invulgar...

hRRiEIL.gif


compday.FZsbK6Q2xD.gif


... tendo em conta que nos últimos anos o anticiclone tem 'migrado' com mais frequência para norte:


aIhxgBSNAP.png


A existência de uma zona depressionária semi-permanente a noroeste dos Açores (tendencialmente de fraca intensidade) foi responsável pela enorme anomalia negativa. Esta é que foi, e é, a parte mais incomum.

GGV7PDT.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial