Seguimento Litoral Centro - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Tal como tinha dito, cá deixo umas fotos das férias passadas pelo Litoral Centro nos últimos dias. Apesar de ter estado calor, nada se compara ao Alentejo e sempre deu para fugir um pouco ás temperaturas próximas dos 40ºC. Calhou bem! :D Nortada a intensificar-se sempre durante a tarde, como é habitual, fazendo com que as noites fossem um pouco desagradáveis, apesar da temperatura não baixar muito (têm baixado mais por cá, apesar dos dias quentes).
Capacete da Serra de Sintra praticamente presente todos os dias, o que é impressionante. A orografia sempre a surpreender!
Sexta-feira. Uma visita pela Zona Ribeirinha do Barreiro:
3emnKSw.jpg

oBMPbTI.jpg

Ao final do dia, tal como tinha visualizado na quinta-feira ao poente, apareceram as noctilucentes ou lá o que seria o fenómeno. Era de facto estranho porque no satélite nada aparecia, excepto as nuvens baixas existentes junto à costa.
o7vYXwF.jpg

___
Sábado, por Lisboa. Dia excelente!
1hferae.jpg

OrVldFs.jpg

xmQqRrN.jpg

U3IK0w6.jpg

Novamente ao poente, apareceu o tal fenómeno,( ao meio da foto, mais para a direita). Bem visível também o capacete da Serra de Sintra, ao fundo:
14smdSv.jpg

____
Domingo, na praia da Fonte da Telha.
x9izAvl.jpg

Alguma neblina presente. Foi notável a diferença da temperatura da água de manhã para a tarde. De manhã esteve fraco de Oeste/SW, mas durante a tarde rodou para W/NW.
v4xdEI1.jpg

Durante a tarde, como é evidente pelo mar, mais vento.
uXdjb7S.jpg

Apesar disso, praia completamente cheia e o capacete um pouco mais denso
urdrLvb.jpg

lcVYD4B.jpg


Desculpem pela quantidade de fotos. Cumprimentos! :)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
@joralentejano belas fotos.
Relativamente ao capacete da serra, sempre que o observares tu ou qualquer pessoa, significa que por cá está ocorrer o vendaval localizado que muitas vezes relato. :thumbsup:
-----
Calor qb, máxima de 29 graus.
Agora nortada moderada, 20,5 graus.
Obrigado Jonas! Acredita que pensei várias vezes nisso. :D É mesmo incrível a persistência de tal fenómeno e cada vez que leio um post teu pergunto como se aguentam tais ventanias. Digo isto porque se há coisas que odeio, é vento forte sendo que, esse chega a ser mesmo extremo.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado Jonas! Acredita que pensei várias vezes nisso. :D É mesmo incrível a persistência de tal fenómeno e cada vez que leio um post teu pergunto como se aguentam tais ventanias. Digo isto porque se há coisas que odeio, é vento forte sendo que, esse chega a ser mesmo extremo.

Aqui a malta aguenta, e a própria região, basta ver que há poucas ocorrências na paisagem, alguns estragos pontuais felizmente.
O mais impressionante é existir vários tipos de intensidades da nortada dentro do concelho a escassos kms e pequenas diferenças altimetricas. Sei de pessoas que vieram morar aqui, e dizem me que não tinham noção que isto era tão terrível de vento, e falo de pessoas que vivem no concelho há 40 anos mas sempre viveram em zonas mais calmas.
Não tenho grande dúvida que é sítios mais ventosos do país, aliás até temos a praia mais ventosa de Portugal , praia do Guincho.
Cá temos uma mistura explosiva por estarmos perto do ponto ocidental e encosta sul da serra.
Gostava que houvesse mais pessoal a reportar este fenómeno, mas pronto,enquanto não me fartar disto, andarei por cá a reportar.
Deixo video do dia 20 deste mês.



Só para partilhar uma curiosidade, no século XI a mais antiga referência na Europa sobre os moinhos de vento/aproveitamento do vento é precisamente de Cascais, mais precisamente Alcabideche por intermédio do poeta árabe Ibn Mucana, portanto há muita história por trás destas ventanias.
Uma frase do poema " Se és homem decidido precisas de um moinho que trabalhe com as nuvens sem dependeres dos regatos"

Desculpem a seca.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Boa Noite,
Tal como tinha dito, cá deixo umas fotos das férias passadas pelo Litoral Centro nos últimos dias. Apesar de ter estado calor, nada se compara ao Alentejo e sempre deu para fugir um pouco ás temperaturas próximas dos 40ºC. Calhou bem! :D Nortada a intensificar-se sempre durante a tarde, como é habitual, fazendo com que as noites fossem um pouco desagradáveis, apesar da temperatura não baixar muito (têm baixado mais por cá, apesar dos dias quentes).
Capacete da Serra de Sintra praticamente presente todos os dias, o que é impressionante. A orografia sempre a surpreender!
Sexta-feira. Uma visita pela Zona Ribeirinha do Barreiro:
3emnKSw.jpg

oBMPbTI.jpg

Ao final do dia, tal como tinha visualizado na quinta-feira ao poente, apareceram as noctilucentes ou lá o que seria o fenómeno. Era de facto estranho porque no satélite nada aparecia, excepto as nuvens baixas existentes junto à costa.
o7vYXwF.jpg

___
Sábado, por Lisboa. Dia excelente!
1hferae.jpg

OrVldFs.jpg

xmQqRrN.jpg

U3IK0w6.jpg

Novamente ao poente, apareceu o tal fenómeno,( ao meio da foto, mais para a direita). Bem visível também o capacete da Serra de Sintra, ao fundo:
14smdSv.jpg

____
Domingo, na praia da Fonte da Telha.
x9izAvl.jpg

Alguma neblina presente. Foi notável a diferença da temperatura da água de manhã para a tarde. De manhã esteve fraco de Oeste/SW, mas durante a tarde rodou para W/NW.
v4xdEI1.jpg

Durante a tarde, como é evidente pelo mar, mais vento.
uXdjb7S.jpg

Apesar disso, praia completamente cheia e o capacete um pouco mais denso
urdrLvb.jpg

lcVYD4B.jpg


Desculpem pela quantidade de fotos. Cumprimentos! :)
Essas fotos da Fonte da Telha deixaram me saudades... belas fotos! Tenho de dar um pulo a essa pérola um dia.
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Pelo litoral sintrense, a manhã começou com céu limpo, raro nas últimas semanas, mas rapidamente ficou nublado.
Agora estou em Santarém, céu nublado e 23,5°C
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Aqui a malta aguenta, e a própria região, basta ver que há poucas ocorrências na paisagem, alguns estragos pontuais felizmente.
O mais impressionante é existir vários tipos de intensidades da nortada dentro do concelho a escassos kms e pequenas diferenças altimetricas. Sei de pessoas que vieram morar aqui, e dizem me que não tinham noção que isto era tão terrível de vento, e falo de pessoas que vivem no concelho há 40 anos mas sempre viveram em zonas mais calmas.
Não tenho grande dúvida que é sítios mais ventosos do país, aliás até temos a praia mais ventosa de Portugal , praia do Guincho.
Cá temos uma mistura explosiva por estarmos perto do ponto ocidental e encosta sul da serra.
Gostava que houvesse mais pessoal a reportar este fenómeno, mas pronto,enquanto não me fartar disto, andarei por cá a reportar.
Deixo video do dia 20 deste mês.



Só para partilhar uma curiosidade, no século XI a mais antiga referência na Europa sobre os moinhos de vento/aproveitamento do vento é precisamente de Cascais, mais precisamente Alcabideche por intermédio do poeta árabe Ibn Mucana, portanto há muita história por trás destas ventanias.
Uma frase do poema " Se és homem decidido precisas de um moinho que trabalhe com as nuvens sem dependeres dos regatos"

Desculpem a seca.


Há algum aproveitamento da energia eólica nessa zona?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Há algum aproveitamento da energia eólica nessa zona?

Boas,

Nenhum, embora já se tenham feito estudos do potencial eólico e a colocação de pequenos aerogeradores. Esses estudos foram apresentados à CM de Cascais.
O potencial é elevado, embora ache que o vento por vezes é demasiado violento para aproveitamento. As zona mais ventosas são em área protegida, embora existam várias localidades.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.