Seguimento Litoral Centro - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Já se vêem as primeiras nuvens altas da frente de fraca actividade em aproximação.

27,5°C
60%
WNW < 10 Km/h
b121cea4b11be8796a39dd9dad750acd.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Aqui a malta aguenta, e a própria região, basta ver que há poucas ocorrências na paisagem, alguns estragos pontuais felizmente.
O mais impressionante é existir vários tipos de intensidades da nortada dentro do concelho a escassos kms e pequenas diferenças altimetricas. Sei de pessoas que vieram morar aqui, e dizem me que não tinham noção que isto era tão terrível de vento, e falo de pessoas que vivem no concelho há 40 anos mas sempre viveram em zonas mais calmas.
Não tenho grande dúvida que é sítios mais ventosos do país, aliás até temos a praia mais ventosa de Portugal , praia do Guincho.
Cá temos uma mistura explosiva por estarmos perto do ponto ocidental e encosta sul da serra.
Gostava que houvesse mais pessoal a reportar este fenómeno, mas pronto,enquanto não me fartar disto, andarei por cá a reportar.
Deixo video do dia 20 deste mês.



Só para partilhar uma curiosidade, no século XI a mais antiga referência na Europa sobre os moinhos de vento/aproveitamento do vento é precisamente de Cascais, mais precisamente Alcabideche por intermédio do poeta árabe Ibn Mucana, portanto há muita história por trás destas ventanias.
Uma frase do poema " Se és homem decidido precisas de um moinho que trabalhe com as nuvens sem dependeres dos regatos"

Desculpem a seca.

Pois, exatamente! Fenómeno que sempre fez parte do clima dessa zona e que sempre fará, daí estar tudo mais que habituado. Por cá, a última vez que tivemos rajadas superiores a 80-90km/h caíram uma quantidade significativa de árvores. :p
Impressionante a velocidade do vento nesse vídeo! No inverno ainda vá que não vá porque faz parte, agora no verão, dispenso totalmente.
Obrigado pela explicação! :)
Essas fotos da Fonte da Telha deixaram me saudades... belas fotos! Tenho de dar um pulo a essa pérola um dia.
Obrigado! É de facto uma praia fantástica, a água é que podia estar um pouco melhor, mas faz parte. :D
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

Notável aceleração do vento na última hora por Sesimbra, desagradável na rua neste momento , mesmo com cerca de 23.ºc , praia vazia mais parece Fevereiro!
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas ;)...hoje não houve praia em Peniche...foi mais para o passeio :p,dia encoberto :rolleyes: e com chuviscos de manhã e muita neblina :unsure:,desde 13h voltaram os chuviscos durante quase a tarde toda ,de momento já abriu mais com nuvens médias,com 21.2ºC e 79%HR.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Estado
Fechado para novas mensagens.