Seguimento Meteorológico Livre 2019



blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
O que se passa com o verão no litoral Oeste?
Vi agora as previsões para a próxima semana mais parefe um filme de terror 4 dias seguidos com previs ao de chuva...
Tanto tempo a espera das férias e vão certamente ficar estragadas!
emoji853.png


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
é assim mesmo :lol: a zona do porto é congelador normal estarem 20-25ºc
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Que drama... não deve haver mais nada para fazer nas férias do que ir à praia.
Para quem vem de propósito ao litoral fazer praia compreende-se que seja chato.
No geral penso que tem sido um mês mais ventoso que o normal por cá, mas talvez seja só uma ideia minha.
@jonas_87 como é que tem sido por aí?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Todos os anos no final de Junho temos esta discussão se foi frio e ventoso, incluindo em anos com Agosto tórrido de seguida, como 2003 ou 2018...
Julho é por natureza o mês com máximo de Nortada, climatologicamente. Anormal é um Julho sem bastante nortada!

Claro que há Julho quentes, e períodos mais calmos, faz parte da variabilidade. Mas não deixa de ser engraçado quase todos os anos termos a mesma conversa!

Claro que é chato para quem está de férias de praia tempo muito ventoso. Eu próprio estive em Lagos estes dias e estava particularmente ventoso, um pouco chato. Mas ao marcar férias de praia em Julho, em particular no litoral oeste, é preciso ter noção que será provável apanhar dias ventosos. :)
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Gostos não se discutem...
Comentário desnecessário.

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

É verdade que não faz sentido discutir gostos. Mas 'filme de terror'? Porque o tempo não está como alguém desejava durante o período de férias? Não achas um pouco à Artur Albarran?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
É verdade que não faz sentido discutir gostos. Mas 'filme de terror'? Porque o tempo não está como alguém desejava durante o período de férias? Não achas um pouco à Artur Albarran?

É mesmo demais.. então e esta? :facepalm:

é assim mesmo :lol: a zona do porto é congelador normal estarem 20-25ºc

Pensava que "congelador" era assim entre -5 e -18ºC...............
 
  • Gosto
Reactions: ClaudiaRM

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
O que se passa com o verão no litoral Oeste?
Vi agora as previsões para a próxima semana mais parece um filme de terror 4 dias seguidos com previsao de chuva...
Tanto tempo a espera das férias e vão certamente ficar estragadas!

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal que deseja calor e praia, têm um presente!!

ECMWF

190H
anim_dfd8.gif


Com anomalia positiva a bater no interior centro e Norte de Portugal!
anim_yop0.gif


ISO 20 em boa parte de Portugal e ISO 22 no Sul do país!
anim_avb5.gif


De volta às anomalias positivas de temperatura!
anim_bfd3.gif



Vá, vão lá para Amareleja sentir o calor do Verão com a temperatura nos 39ºC!
j5j93J7.png



------------------------------------

E para não falarem que ECMWF é único, o GFS também se aproxima, embora um bocadinho para menos calor:
192-582SP.GIF


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resumindo, não se preocupem que o calor ainda chega! O Verão ainda não acabou e até Setembro ainda aparecem umas ofertas para os desejadores do tempo quente!

Mas não se esqueçam que o país há muito tempo que está em seca e a pedir água, especialmente no Sul!

mrrpe_agro.jpg


"Combate à seca."
"Recentemente, a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) reclamava “medidas de apoio de modo a mitigar os prejuízos causados” pela falta de chuva na região, alertando para o “impacto negativo no desenvolvimento das pastagens” para o gado, e para “um aumento significativo nos custos de produção das explorações pecuárias”.

No que toca ao regadio, a FAABA indicava, também, que o continuado período de seca extrema fez aumentar as despesas relacionadas com o consumo de água e de energia. “Esta situação, além de comprometer a qualidade e a quantidade da produção, já reduziu drasticamente as margens brutas das várias culturas”, admitia a federação que representa dos agricultores do baixo Alentejo."

31 de julho de 2019
Fonte: https://rr.sapo.pt/2019/07/31/pais/...-facilitado-a-agua-de-alqueva/noticia/159719/

"
Castro Marim adota medidas para fazer frente a «seca extrema»

Câmara Municipal coloca em prática medidas para a diminuição dos consumos de água no concelho, considerando a situação de seca extrema, em pleno período estival, e os baixos níveis de água nas barragens e reservatórios que podem vir a afetar o abastecimento púbico."

30 de julho de 2019
Fonte: https://www.barlavento.pt/algarve/castro-marim-adota-medidas-para-fazer-frente-a-seca-extrema






Nota: Não pus isto no tópico das previsões a médio prazo porque o mês de julho já acabou e não quis colocar informação num thread que será encerrado brevemente.


 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Para quem vem de propósito ao litoral fazer praia compreende-se que seja chato.
No geral penso que tem sido um mês mais ventoso que o normal por cá, mas talvez seja só uma ideia minha.
@jonas_87 como é que tem sido por aí?

Boas,
Por cá é sempre terrivelmente ventoso, mas as últimas 2 semanas têm sido um massacre medonho. E para eu me queixar...
Contudo, a Nortada que faz aqui nada tem a ver com a nortada do resto país, pois cá é muito mais violenta.
As lestadas andam longe, e a Nortada não tem tido quase interrupções nenhumas semanas após semanas. Acho desnecessário algumas trocas de galhardetes, só pelo facto de alguém se queixar que gostava de ter bom tempo para praia.
Por exemplo para mim tempo de praia é sol e 25 graus, não peço 40 graus de certeza. Vá pessoal não se zanguem. :thumbsup:
 
Última edição: