Seguimento Incêndios - 2019

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
O de Ponte de Sôr que foi dado o alerta à cerca de 10 minutos, ou querias dizer Nisa?!! :intrigante:

Nisa já é ocorrência significativa!

Posit: 2 frentes e vários grupos de reforço accionados:
GRIF 03 FEPC, EAUF 03 FEPC, GRIF 01 Santarém, GRIF 01 Castelo Branco, GRIF 02 FEPC

Que plano é este que foi atividado, alguém sabe?!!
Planos Ativados - MIOPI Nisa
Não e mesmo Montargil, o site da ANPC não está bom, sei isto porque avisto coluna de sumo de grande dimensão da minha terra , Montemor o novo e sei o que digo

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Não e mesmo Montargil, o site da ANPC não está bom, sei isto porque avisto coluna de sumo de grande dimensão da minha terra , Montemor o novo e sei o que digo

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk

Efectivamente a coluna de fumo é visível no SAT24 mas o site da ANPC não reporta qualquer incêndio nessa zona...
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

Obrigado, não tinha o mínimo conhecimento disto :thumbsup:

Talvez GRIF's ativadas para Nisa que foram reencaminhadas para Montargil devido a falta de meios no distrito por causa do outro incêndio?

Sim, talvez seja isso! Vamos aguardar , por enquanto a ocorrência conta apenas com 10 Op, e 3 veículos no TO.

Não e mesmo Montargil, o site da ANPC não está bom, sei isto porque avisto coluna de sumo de grande dimensão da minha terra , Montemor o novo e sei o que dig

Não estou a duvidar de ti, até porque sei que sabes do que falas!;) Apenas achei estranho devido a ser uma ocorrência em fase nascente, ,mas faz sentido o que o @SpiderVV disse ;)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Parece que passou a estar em resolução. Realmente vê-se uma segunda nuvem de fumo nessa zona no Sat24, mas talvez o tenham circunscrito (e não necessariamente exitinto).

Edit: Vê se no radar do IPMA tbm, e na última imagem dissipa :)

Edit 2: A nuvem de fumo de Nisa também diminuiu um pouco, e de acordo com a RTP3 parece que o fogo começa a ceder aos meios.
 
  • Gosto
Reactions: vagas

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Parece que passou a estar em resolução. Realmente vê-se uma segunda nuvem de fumo nessa zona no Sat24, mas talvez o tenham circunscrito (e não necessariamente exitinto).

Edit: Vê se no radar do IPMA tbm, e na última imagem dissipa :)

Edit 2: A nuvem de fumo de Nisa também diminuiu um pouco, e de acordo com a RTP3 parece que o fogo começa a ceder aos meios.
Montargil ainda em curso , mas a ceder aos meios

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
IF Montargil em Monte dos Irmãos

104 OP e 5 MA. Só agora apareceu no site da ANPC. Não é o mesmo IF de Montargil que foi indicado mais acima...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Verdade. Essa zona é muito perigosa para incêndios, floresta atrás de floresta, e eucaliptal. Não esperava tanta ocorrência do género pelo distrito, nem nos dias mais quentes tem havido.

Ouço e vejo o helicóptero, está a voltar penso que para Nisa.

Está um meio da ANPC a fazer coordenação em Nisa pelo Flightradar, está outro em Montargil mas não tem a insígnia da ANPC.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Nisa já é maioritariamente área de pasto, o que melhora muito a situação, mas está com algumas projeções e ainda vai ardendo bem, pelo menos de acordo com as imagens da RTP3. Foi reforçado para 310 operacionais.

109 operacionais em Montargil.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Aparentemente Montargil também muito perto de o ser também

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Vejo algum fumo acumulado na atmosfera a sul, deve ter sido do de Montargil. 107 operacionais em Montargil, ainda não considerado dominado.
Passou agora a ocorrência significativa com 1 frente ativa, pela redução de meios, pensei que tivesse perto da resolução

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Por vezes isso deve-se à rendição de meios e não necessariamente a estar perto da resolução. Ainda assim, penso que não deve estar longe, espero eu - essa zona tem muita floresta e eucaliptal.
Mas numa fase de ataque ampliado não é muito normal, e a redução foi de mais de 50 Op

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: SpiderVV