Seguimento Incêndios - 2019



ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
A localização foi corrigida no entretanto, as localizações da ANPC andam sempre a saltitar até fixar num ponto... Vi uma foto no Instagram do incêndio de há 2 min e vê-se uma densa nuvem de fumo escuro a partir de Castelo de Vide...

Aliás, neste momento o incêndio sumiu do site da ANPC, mas os números aparecem na lista de resumo na mesma.


Edit: Filtrando por incêndios apenas, já apareceu. 238 operacionais e 7 meios aéreos.

As localizações (Coordenadas) nas nossas ocorrências, muitas vezes são alteradas diversas vezes tendo em conta o ponto inicial do incêndio. Aquando do alerta as coordenadas que ficam inseridas nas fichas, correspondem à zona aproximada do inicio do incêndio e só quando as equipas chegam ao Teatro de operações são transmitidas as coordenadas correctas do ponto inicial, que por vezes poderá levar 2 ou 3 correcções conforme a confirmação do local exacto de inicio :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não sendo esta a maior causa dos incêndios em Portugal, este exemplo é daqueles factos que nos mostram quanto o ser humano por vezes pode ser desprezível :facepalm: Felizmente as condições não eram favoráveis , e facilmente as ignições foram sendo debeladas :pray:.

ZYR6m5Q.png
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,658
Local
Aveiras de Cima
Não sendo esta a maior causa dos incêndios em Portugal, este exemplo é daqueles factos que nos mostram quanto o ser humano por vezes pode ser desprezível :facepalm: Felizmente as condições não eram favoráveis , e facilmente as ignições foram sendo debeladas :pray:.

ZYR6m5Q.png

Todos na Beira da estrada e quase no mesmo sítio e à mesma hora... Terá sido algum carro já sem pneu a andar em cima da jante? Não seria o primeiro.

Mas pode ter sido perfeitamente um caso de incendiarismo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Todos na Beira da estrada e quase no mesmo sítio e à mesma hora... Terá sido algum carro já sem pneu com a andar em cima da jante? Não seria o primeiro.

Mas pode ter sido perfeitamente um caso de incendiarismo.

Verdade , lembro.me perfeitamente de um caso desses , em que o senhor ia alcoolizado e provocou mais de 20 ignições por não ter parado para arranjar o furo, tal como me lembro de uma situação idêntica ,mas provocado por um comboio a travar, se não me engano esta última aconteceu para os lados de Santa Comba Dão ,mas atendendo as muitas ignições no concelho do Fundão nas últimas semanas , levou .me a pensar que provavelmente terá sido mau criminosa, mas quiçá!
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Aqui, há uns anos (2014 talvez?), um grande incêndio foi causado por um comboio que foi deitando fogo à vegetação toda que estava encostada à linha, causando uma frente de fogo com alguns km.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
  • Gosto
Reactions: MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,658
Local
Aveiras de Cima
Verdade , lembro.me perfeitamente de um caso desses , em que o senhor ia alcoolizado e provocou mais de 20 ignições por não ter parado para arranjar o furo, tal como me lembro de uma situação idêntica ,mas provocado por um comboio a travar, se não me engano esta última aconteceu para os lados de Santa Comba Dão ,mas atendendo as muitas ignições no concelho do Fundão nas últimas semanas , levou .me a pensar que provavelmente terá sido mau criminosa, mas quiçá!

Poderá ser mão criminosa! Este ano 19% dos incêndios investigados tiveram mão criminosa, sendo a segunda causa mais frequente a seguir às queimas/queimadas que representaram cerca de metade das ocorrências.

Até ao momento arderam 23942 ha este ano, como resultado de 6566 ocorrências. As coisas até nem estão muito mal de forma geral, mas vão ainda bem a tempo de descambar. :unsure: A manter-se esta toada meteorológica talvez a área ardida não passe dos 50mil ha, o que olhando o nosso historial já não seria péssimo.

Mapa iterativo dos incêndios e mais informações:

https://fogos.icnf.pt/localizador/mostragooglemapsheatmaps.asp
https://www.icnf.pt/
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Incendio em Bragança, Alfandega da Fé, conta já com 91 operacionais, 22 veiculos e 9 MA.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Esse já em resolução mas está outro em Oleiros com 144 operacionais e 11 meios aéreos, a Norte da zona que ardeu.

Este incêndio de Oleiros tem potencial para se tornar no segundo grande incêndio do ano, se o ataque inicial não tiver sucesso! Muitos km´h de floresta contínua pela frente que não arde desde 2003 , e com condições meteo muito desfavoráveis! :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Este incêndio de Oleiros tem potencial para se tornar no segundo grande incêndio do ano, se o ataque inicial não tiver sucesso! Muitos km´h de floresta contínua pela frente que não arde desde 2003 , e com condições meteo muito desfavoráveis! :unsure:
Segundo sei praticamente dominado

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Segundo sei praticamente dominado

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
Só boas notícias Não menosprezando qualquer outro local, o concelho de Oleiros diz.me muito porque é a terra dos meus avós paternos, mais propriamente, São Torcato (Estreito)

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,801
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
começou quase agora um aqui perto em Barrô, Resende
já ouço o helicoptero. estão 44 bombeiros e 2 meios aéreos no TO

incendio em Tomar começou às 16:11, já com 169 bombeiros e 9 meios aéreos.

tambem em Sintra, 63 e 2 meios aéreos

EDIT: aumentou para 193 operacionais e 11 meios aéreos em Tomar
pelo menos é perto da barragem de Castelo de Bode
 
  • Gosto
Reactions: TekClub