Seguimento Meteorológico Livre 2019



Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O "drama", que alguns estavam a fazer, e a comunicação social, de que julho estava a ser anormalmente frio, caiu por terra com o relatório do IPMA, que classificou o mês como normal e seco, até houve quem referi-se de que nunca tinham visto um Julho assim.
A seca voltou a agravar, mas pronto, o que interessa é saber se o tempo vai estar bom para a praia, o resto, a maioria das pessoas não quer saber.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O "drama", que alguns estavam a fazer, e a comunicação social, de que julho estava a ser anormalmente frio, caiu por terra com o relatório do IPMA, que classificou o mês como normal e seco, até houve quem referi-se de que nunca tinham visto um Julho assim.
A seca voltou a agravar, mas pronto, o que interessa é saber se o tempo vai estar bom para a praia, o resto, a maioria das pessoas não quer saber.
A história típica da memória meteorológica... Uma sequência de anos quentes funciona como um novo padrão para as pessoas. E de facto há uma certa lógica, porque a tendência está, precisamente, na subida das médias.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Caso para dizer "outra vez arroz"

Sim, está chato o tempo para a praia, mas Novembro? Não exageremos.. Anormal é haver muitos dias acima dos 30° no litoral norte, e sem vento. Isto é o "normal". Os últimos anos sim, com sequências de eventos quentes extremos e verões quentes prolongados têm sido "anormais".

Se bem que em última instância, mais ano menos ano, acabaremos a chamar a esse tempo extremo como o novo "normal", e sim, o tempo que temos tido agora passará a ser anormal se calhar, memória de décadas distantes.. Mas calma...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Refiro me ao litoral norte!
Desde o início do verão tive apenas 4 /5 dias com temperaturas superiores a 30°c.
Eu por aqui tive uma mão cheia de dias seguidos de dias com mais de 30 ºC no fim de maio/começo de junho que me chegava para o verão inteiro, obrigado :D
Mas falando a sério, isto é mais que normal, não é suposto ocorrerem 20 dias com temperaturas de 30 ºC no Porto ou em Viana do Castelo
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Dezenas de dias consecutivos de nevoeiro em Matosinhos, que só levanta depois das 13/14h. Nortada nem sempre forte mas temperaturas raramente excedem os 22C e as noites continuam desagradáveis. Até o momento, o meu pior Verão dos últimos 12. Uma mão cheia de bons dias de praia desde o início do ano (e nem sou exigente) Não considero que esteja a ser um Verão normal, nem no novo normal. E refiro-me a Litoral, litoral. A temperatura pode variar 6 ou 7 graus entre o "litoral" Maia e o litoral Matosinhos, por exemplo.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Dezenas de dias consecutivos de nevoeiro em Matosinhos, que só levanta depois das 13/14h. Nortada nem sempre forte mas temperaturas raramente excedem os 22C e as noites continuam desagradáveis. Até o momento, o meu pior Verão dos últimos 12. Uma mão cheia de bons dias de praia desde o início do ano (e nem sou exigente) Não considero que esteja a ser um Verão normal, nem no novo normal. E refiro-me a Litoral, litoral. A temperatura pode variar 6 ou 7 graus entre o "litoral" Maia e o litoral Matosinhos, por exemplo.
Nem mais este é o verão que estamos a ter pelo litoral norte!
Estou em moledo e os habitantes da vila dizem que este está a ser o pior verão dos últimos anos!


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Hawk

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
tn08545_1yr.gif


tn08579_1yr.gif


tn08554_1yr.gif


Da mesma maneira que já houveram verões escaldantes, de vez em quando (e felizmente) também há verões mais frescos.

Quanto a Faro, a anomalia negativa dos últimos 2 meses não chega para neutralizar a anomalia positiva dos 10 meses anteriores.

Abordar o assunto anterior implicaria relembrar o conceito de 'médias' e a diferença entre globo e porções do globo. Se isto não resultar, haverá sempre o argumento completamente científico do 'o clima sempre mudou'. Considero-me prematuramente derrotado :D

Por fim, alguém se lembra do último Agosto extremamente chuvoso no noroeste? O que não se dirá quando isto voltar a acontecer :D

rcc_eude_eur_rrr_msum_2004_08.png


Em suma, a 'malta' está tão habituada a torrar no verão que começa a desenvolver uma intolerância à 'falta de calor'. Efeito colateral das alterações climáticas? :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial