Seguimento Sul - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Já vi figueiras praticamente sem folhas e alfarrobeiras a ficarem amarelas. Está tudo no limite e o Verão ainda é uma criança! As temperaturas aumentaram, eu diria, para valores normais para época e a cada dia que passam fazem moça, por isso ainda bem que tivemos Junho e Julho frescos. Se assistirmos a um estabilizar da atmosfera ao longo de Agosto prolongando-se por Setembro a dentro o que para mim parece-me provável entramos numa situação caótica a nível vegetativo.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, dia de céu limpo e calor.

Máxima: 30.7ºC
mínima: 17.8ºC

Nem em Agosto, uma pessoa regista noites tropicais, já não é como antigamente. :huhlmao:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Agora de regresso a Manta Rota, 24,1ºC e vento moderado de Norte.

Boa noite,
De novo pelos Algarves, mas desta vez para férias, sigo aqui em Cabanas com 25°C e céu limpo.

Mantenham-me isso assim até 5ª feira. É que não quero frio nas férias na Manta Rota. Os miúdos pediram-me muito que a água esteja quente...Tudo o que seja acima dos 22ºC já é bom.:D
Ah, e se possível acalmem o vento, já chegam os vendavais do ano passado...

Boas férias.:thumbsup:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por aqui, dia de céu limpo e calor.

Máxima: 30.7ºC
mínima: 17.8ºC

Nem em Agosto, uma pessoa regista noites tropicais, já não é como antigamente. :huhlmao:

Em que zona de Olhão vives? É que se for no Interior, essas temperaturas até se compreendem. As temperaturas mínimas mais altas têm-se registado a menos de 2 km da linha de costa. :)

Por aqui, a mudança do vento tem uma grande influência na temperatura. Na última hora e meia, esta foi a evolução da temperatura:

21:00 - 22,9°C (vento SO)
21:15 - 22,7°C
21:45 - 22,3°C
22:00 - 24,6°C (vento NO)
22:30 - 25,3°C
23:00 - 25,5°C
Agora - 24,8°C

Depois de uma pequena descida da temperatura devido à falta de vento, o vento voltou em força e, de repente, a temperatura aumentou 0,6°C. :hehe:

PS: 25,4°C. :calor:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Em que zona de Olhão vives? É que se for no Interior, essas temperaturas até se compreendem. As temperaturas mínimas mais altas têm-se registado a menos de 2 km da linha de costa. :)

Por aqui, a mudança do vento tem uma grande influência na temperatura. Na última hora e meia, esta foi a evolução da temperatura:

21:00 - 22,9°C (vento SO)
21:15 - 22,7°C
21:45 - 22,3°C
22:00 - 24,6°C (vento NO)
22:30 - 25,3°C
23:00 - 25,5°C
Agora - 24,8°C

Depois de uma pequena descida da temperatura devido à falta de vento, o vento voltou em força e, de repente, a temperatura aumentou 0,6°C. :hehe:

PS: 25,4°C. :calor:

As mínimas mais altas são registadas a menos de 2 kms da costa, :wacko:. então, a estação do IPMA em Olhão, ontem teve uma mínima de 17.3ºC e eu uma mínima de 17.9ºC, ou seja, a estação que está praticamente junto à Ria Formosa com condições melhores para ter mínimas mais altas e mesmo assim consegue ter mínimas mais baixas do que eu, que estou à porta da cidade. Logo, essa tua afirmação não faz muito sentido.

Mesmo assim, estavas mais fresco que eu, que às 00 h tinha 26.4ºC e mesmo assim, a mínima não foi tropical, 18.5ºC. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Está prevista alguma mudança na corrente? É que aparentemente a água do mar no Algarve tem estado bem fria para o normal.
E aparentemente será para continuar. Enquanto não houver um padrão que permita o surgimento do levante, deve ficar entre os valores que se tem tido ao longo do verão.
Nos próximos dias vai aparecer o vento de SW, mas será de pouca dura e terá mais influência na Costa Ocidental onde a nortada tem mantido os valores abaixo dos 15ºC em vários locais.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Dia quente com algumas nuvens altas que ao final da tarde se tornaram mais compactas. Nos próximos dias, apenas nuvens e um ambiente mais abafado.
Tanta falta que faz a chuva...Já lá vão quase 4 meses sem chover algo de jeito.
Final do dia:
YRd3TE2.jpg

MFNi7nJ.jpg

XKuXYwj.jpg

iv1xyis.jpg

_______
Por breves momentos, apareceram uns muito tímidos e mal formados mammatus....
j3mcnZi.jpg

_________
Máx: 32,3ºC
Min: 15,8ºC

Tatual: 23,7ºC
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
As mínimas mais altas são registadas a menos de 2 kms da costa, :wacko:. então, a estação do IPMA em Olhão, ontem teve uma mínima de 17.3ºC e eu uma mínima de 17.9ºC, ou seja, a estação que está praticamente junto à Ria Formosa com condições melhores para ter mínimas mais altas e mesmo assim consegue ter mínimas mais baixas do que eu, que estou à porta da cidade. Logo, essa tua afirmação não faz muito sentido.

Mesmo assim, estavas mais fresco que eu, que às 00 h tinha 26.4ºC e mesmo assim, a mínima não foi tropical, 18.5ºC. :D
@algarvio1980 A mínima ontem foi de 19,7°C, e quase que não foi tropical.

Aliás, posso enumerar aqui as mínimas na estação do Clube Náutico de Tavira desde o dia 1 de agosto: :)

1/08 - 17,4°C
2/08 - 17,6°C
3/08 - 17,9°C
4/08 - 22,0°C
5/08 - 20,4°C
6/08 - 19,7°C

Das 6 temperaturas, 3 delas foram tropicais. E nos próximos dias parece que vou ter mais destas temperaturas, com o aumento da humidade relativa e da nebulosidade, e menos vento. Um tempo "mesmo" tropical. :calor: :shocking:
Hoje essa massa de nebulosidade com humidade já se nota, e a temperatura, apesar do vento, está bem mais abafada que nos últimos dias. Estão 24,8°C e céu pouco nublado. :D
 

Magnusson

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Lisboa
E aparentemente será para continuar. Enquanto não houver um padrão que permita o surgimento do levante, deve ficar entre os valores que se tem tido ao longo do verão.
Nos próximos dias vai aparecer o vento de SW, mas será de pouca dura e terá mais influência na Costa Ocidental onde a nortada tem mantido os valores abaixo dos 15ºC em vários locais.

Obrigado! Ao fim de 3 anos sem ter umas férias com praia parece que estas também não vão ser como todos gostamos, ehehe.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Alguma chuva fraca pela manhã que deu para molhar o chão e sujar tudo, 1.2mm acumulados em Portalegre e 0 nas restantes. Na sexta talvez caiam mais meia dúzia de pingos e no final da quinzena o calor deve regressar em força.

Mínima de 19,7ºC, a mais alta do verão e do ano, até ao momento.

24,4ºC atuais.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,696
Local
Loures
Por Manta Rota, dia com céu muito nublado, principalmente por nuvens altas excepto a Norte. Apesar da quase ausência de Sol, o tempo mantém-se quente e até algo abafado, com vento de Norte até ao fim da manhã e depois a rodar para SW.

De manhã eram visíveis vários mammatus a Norte, bem como um halo solar parcial.

Algumas fotos tiradas pelas 10h30/11h:

20190807_105208-2 by duarthe_sousa, no Flickr

20190807_105303-2 by duarthe_sousa, no Flickr

20190807_112142-2 by duarthe_sousa, no Flickr

20190807_112226-Pano by duarthe_sousa, no Flickr
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Milagre! Do céu lá vão caindo algumas gotas do precioso líquido... tão poucas, mas tão esforçadas por chegar ao chão, que merecem ser recebidas com todas as honras! Agradabilíssimo odor a terra molhada, fazendo os nossos sentidos recordar-se que existe uma coisa chamada chuva! E só o prazer de ver chover (tão pouco, mas é chuva!...) ajuda a aliviar o desconforto do calor húmido a fazer lembrar latitudes abaixo dos 23º 26'... :calor:
Bom verão e boas férias (se for o caso...) a todos!
 

Magnusson

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Lisboa
Boas,
Alguma chuva fraca pela manhã que deu para molhar o chão e sujar tudo, 1.2mm acumulados em Portalegre e 0 nas restantes. Na sexta talvez caiam mais meia dúzia de pingos e no final da quinzena o calor deve regressar em força.

Mínima de 19,7ºC, a mais alta do verão e do ano, até ao momento.

24,4ºC atuais.

Nenhuma previsão para o vento mudar e trazer levante? :)
 
  • Gosto
Reactions: remember
Estado
Fechado para novas mensagens.