Seguimento Meteorológico Livre 2019

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Por fim, alguém se lembra do último Agosto extremamente chuvoso no noroeste? O que não se dirá quando isto voltar a acontecer :D

rcc_eude_eur_rrr_msum_2004_08.png


Em suma, a 'malta' está tão habituada a torrar no verão que começa a desenvolver uma intolerância à 'falta de calor'. Efeito colateral das alterações climáticas? :D
Convenhamos que o agosto de 2004, o 2º mais chuvoso de sempre, tem tanto de "normal" como o do ano passado, o 2º mais quente de sempre... Nenhum deles representa um verão habitual
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nem mais este é o verão que estamos a ter pelo litoral norte!
Estou em moledo e os habitantes da vila dizem que este está a ser o pior verão dos últimos anos!


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

Até nem estou admirado, já que tivemos uma sequência de 30 anos com uma média em julho bem acima do normal. Não é de admirar que as pessoas digam que este verão está a ser um dos piores dos últimos tempos.
Nem imagino o que aconteceria se houvesse um julho com uma média semelhante à de 1977. :eek:
enV3CHV.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,943
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Até nem estou admirado, já que tivemos uma sequência de 30 anos com uma média em julho bem acima do normal. Não é de admirar que as pessoas digam que este verão está a ser um dos piores dos últimos tempos.
Nem imagino o que aconteceria se houvesse um julho com uma média semelhante à de 1977. :eek:
enV3CHV.png
Neste campo, no que diz respeito ao litoral norte (provavelmente no litoral centro será igual), uma média mensal de temperatura do continente mais baixa em julho, poderá ser uma boa notícia para os veraneantes.
Tirando a nortada sinóptica, a típica nortada com origem térmica no centro da península seria bem menor ou muitas vezes inexistente.
Uma média mensal mais baixa no continente não é necessariamente aplicável ao litoral, por isso em relação à praia provavelmente até seria benéfico para cá.
Na minha infância, anos 70-80, fiz sempre praia no litoral norte, por norma um mês completo e restantes domingos de julho\agosto. Existia nevoeiro, nortada, chuva, dias frescos e dias quentes. O que me lembro é que pouquíssimos eram os dias em que não se fazia praia.
Hoje em dia não vejo diferenças assinaláveis em relação a essa altura, talvez na questão da intensidade das nortadas, mas entre 25 e 30 km\h a sensação seja igual, sem dados concretos não se saberá responder a isto.
Uma coisa é certa: as nortadas são uma marca "registada" bem como a água fria que acompanha estes ventos de NO. ;)
 
Registo
1 Fev 2019
Mensagens
274
Local
Bairro da Areia- Coruche
Sinceramente não estou a ver qual é o espanto de este verão estar assim, então antigamente não eram sempre assim, lembro-me que as pessoas dizer que antigamente os Verões eram frescos, agora basta vir uns Verões como esses e já se andam a queixar, anormal foram aqueles Verões com anomalias bem positivas, mas enfim ai ninguém se queixa né, alias o Julho passado foi bem mais frio, mais uma vez não vejo razão para tanto queixume.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
A anomalia que postei é a da média da temperatura média e não da média da temperatura máxima.

Sim eu sei! ;) Mas para tal então as mínimas teriam de estar mais altas que o normal, que até pode ser mas diria que isso apenas visto com mais resolução nos mapas. Por exemplo numa zona de inversão como aqui as mínimas estarão dentro do normal. Nas restantes zonas mais altas acredito que a anomalia possa ser ligeiramente positiva.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Verdade, basta acima do Cabo da Roca, que a mudança é brutal.

De Sintra para a linha do Estoril e Península de Setúbal sente-se uma diferença muito grande. Julgo que devido à Serra e elevações a N/NW de Lisboa, pois o ar húmido de NW perderá a humidade ao subir essas elevações e descer depois até ao Tejo (um efeito tipo Fohen).

Porém essa influência esbate-se para sul. A sul de Sines e até Sagres fazer praia também nem sempre é fácil. A nortada é também uma constante, por vezes com alguma violência principalmente na costa ocidental algarvia, e os nevoeiros são algo frequentes. Há duas semanas quando estive em Aljezur (durante 5 dias) não houve um que não fizesse nevoeiro ou não houvesse cobertura nebulosa durante a manhã e a partir das 17:30/18h. Por vezes com precipitação oculta (chuvisco) que molhava ligeiramente o chão.

O efeito climático naquela região do Algarve em circulação de NW é um pouco semelhante à de Sintra-Lisboa, devido à Serra de Monchique, embora em menor escala. O clima a Norte e a Sul de Monchique é completamente diferente. Para chegar a Aljezur saí de Vila Real de Santo António com céu limpo e 30ºC às 23h, em Lagos céu limpo e 25ºC às 0:00 e em Aljezur, sem inversão devido à cobertura nebulosa, céu encoberto e 17ºC. Diferenças enormes de uma ponta do Algarve para outra, com condições que se mantiveram praticamente constantes em grande parte do caminho, mas sofreram alteração brusca de Portimão/Lagos para norte.

Um dia às 12:00 fui fazer uma pequena caminhada até um local "secreto" com uma vista lindíssima. Saí de casa a 2 km do mar, já com sol depois de uma manhã enevoada. Ao chegar a cerca de 250 m do mar:

43ptgiP.jpg


Já muito perto do mar:

VIl8u57.jpg


A vista arruinada, nem se viam as praias em baixo. Pelo menos o efeito do nevoeiro também tem a sua beleza.

LjTA4wM.jpg


Já agora, só para lavar um pouco a vista de uma abertura do sol ao início da tarde depois de uma manhã de chuva fraca, num local relativamente próximo:

Ve8s1bu.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
De Sintra para a linha do Estoril e Península de Setúbal sente-se uma diferença muito grande. Julgo que devido à Serra e elevações a N/NW de Lisboa, pois o ar húmido de NW perderá a humidade ao subir essas elevações e descer depois até ao Tejo (um efeito tipo Fohen).

Porém essa influência esbate-se para sul. A sul de Sines e até Sagres fazer praia também nem sempre é fácil. A nortada é também uma constante, por vezes com alguma violência principalmente na costa ocidental algarvia, e os nevoeiros são algo frequentes. Há duas semanas quando estive em Aljezur (durante 5 dias) não houve um que não fizesse nevoeiro ou não houvesse cobertura nebulosa durante a manhã e a partir das 17:30/18h. Por vezes com precipitação oculta (chuvisco) que molhava ligeiramente o chão.

O efeito climático naquela região do Algarve em circulação de NW é um pouco semelhante à de Sintra-Lisboa, devido à Serra de Monchique, embora em menor escala. O clima a Norte e a Sul de Monchique é completamente diferente. Para chegar a Aljezur saí de Vila Real de Santo António com céu limpo e 30ºC às 23h, em Lagos céu limpo e 25ºC às 0:00 e em Aljezur, sem inversão devido à cobertura nebulosa, céu encoberto e 17ºC. Diferenças enormes de uma ponta do Algarve para outra, com condições que se mantiveram praticamente constantes em grande parte do caminho, mas sofreram alteração brusca de Portimão/Lagos para norte.

Um dia às 12:00 fui fazer uma pequena caminhada até um local "secreto" com uma vista lindíssima. Saí de casa a 2 km do mar, já com sol depois de uma manhã enevoada. Ao chegar a cerca de 250 m do mar:

43ptgiP.jpg


Já muito perto do mar:

VIl8u57.jpg


A vista arruinada, nem se viam as praias em baixo. Pelo menos o efeito do nevoeiro também tem a sua beleza.

LjTA4wM.jpg


Já agora, só para lavar um pouco a vista de uma abertura do sol ao início da tarde depois de uma manhã de chuva fraca, num local relativamente próximo:

Ve8s1bu.jpg

Excelente post Jorge, como sempre.
É sempre útil ler essas descrições!
Pois é, temos vários micro climas por esse país fora, no meu caso, só conheco mais detalhadamente o da serra de Sintra/troço de costa Cabo da Roca. Por vezes penso como seria o clima da linha de Cascais caso não existisse a serra, acredito que seria muito menos ventoso principalmente nas zonas expostas e próximas da base da vertente sul, assim como as horas de sol que seriam bem inferiores.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Jorge_scp

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Excelente post Jorge, como sempre.
É sempre útil ler essas descrições!
Pois é, temos vários micro climas por esse país fora, no meu caso, só conheco mais detalhadamente o da serra de Sintra/troço de costa Cabo da Roca. Por vezes penso como seria o clima da linha de Cascais caso não existisse a serra, acredito que seria muito menos ventoso principalmente nas zonas expostas e próximas da base da vertente sul, assim como as horas de sol que seriam bem inferiores.

Sem a Serra de Sintra, arriscaria dizer que haveria de facto menos horas de sol na costa de Cascais-Lisboa devido a uma maior progressão dos nevoeiros e nebulosidade baixa de final de tarde e/ou matinais. A Serra de Sintra de certa forma actua como uma barreira, tal como Monchique no Algarve. E ambos os casos é frequente observar nebulosidade a Norte e céu limpo a sul, pelo que não é muito difícil chegar a essa conclusão.

Quanto ao vento, é bem mais complicado fazer uma projecção, embora seja para mim evidente que o regime de ventos seria fortemente afectado tendo em conta a clara influência da Serra. Arrisco dizer que a nortada poderia sentir-se de forma igualmente violenta no Cabo da Roca/ Cabo Raso mesmo sem a Serra de Sintra devido à proximidade do litoral e por serem pontos muito expostos, um pouco à semelhança de Sagres, do Cabo Espichel e até Sines. Porém, na vertente sul da Serra um pouco mais para terra (Alcabideche) apostava numa diminuição do vento pois não encontro outra explicação senão algum efeito muito localizado, provocado de alguma forma que desconheço pela Serra de Sintra.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Não querendo ser repetitivo, em relação ao tema praia e temperaturas normais ou não, ontem a estação do IPMA daqui teve os seguintes extremos: 17,8 ºC e 26,3 ºC. Valores que andarão 1 ou 2 ºC acima do normal, diria eu. Um bom dia de praia, certo? Errado, porque com rajadas de 40 km/h no começo de tarde, onde esteve pouco nublado e a máxima foi atingida, e nevoeiro e céu nublado em quase todo o resto do dia, que não deixaram a mínima descer, com alguns chuviscos até ao começo da noite, foi uma dia terrível para quem se aventurou a ir à praia - já para não falar na água a 14 ºC... Que quero dizer com isto? Que é redutor referir-se apenas às temperaturas quando as pessoas se queixam de férias estragadas, sendo que o vento (que admito que é comum na nossa costa, e incomum é não haver, mas que me parece que neste julho andou mais forte que o normal), a nebulosidade (o IPMA costumava incluir as horas de sol nos seus boletins e a comparação com os valores médios, pena que o tenha deixado de fazer) e a temperatura da água do mar têm muito mais influência na experiência dos veraneantes do que estarem 23 ºC ou 27 ºC quando a média é 25 ºC
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Índice de Seca a aumentar ⬆️

yEzc15x.png

c4X0Tly.png
8ke898l.png


Índice de água bastante crítico para as seguintes zonas:

  • Trás os Montes;
  • Alto Douro;
  • Beira Alta;
  • Beira Baixa;
  • Vale do Tejo;
  • Médio Tejo;
  • Lezíria do Tejo;
  • Alto Alentejo;
  • Alentejo Central;
  • Baixo Alentejo;
  • Vale do Sado;
  • Baixo Sado;
  • Sotavento Algarvio;
  • Barlavento Algarvio.

"No final do mês [de julho] verificou-se, em relação ao final de junho, uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo em quase todo o território e em particular nas regiões do Litoral Norte e Centro. As regiões do interior Norte e Centro, região de Vale do Tejo, Alentejo e Algarve continuam com valores inferiores a 20 % e em alguns locais, os valores são muito próximos do ponto de emurchecimento permanente" (Fonte: IPMA)

MMF9PM0.png



"Distritos do Sul de Portugal estão “extremamente ameaçados” pela seca
7 de agosto de 2019
Várias regiões portuguesas, principalmente no Sul do país, enfrentam uma escassez de água “extremamente elevada”, de acordo com o relatório do Instituto Mundial de Recursos publicado esta terça-feira. Entre os distritos sinalizados pelo documento estão Setúbal e Portalegre e algumas regiões de Évora, Beja e Faro. Num total de 164 países, Portugal encontra-se na posição 41."
Fonte: https://www.publico.pt/2019/08/07/s...ta-escassez-agua-extremamente-elevada-1882676

"Seca.
7 de agosto de 2019
“Grande parte das reservas de água está esgotada. Ouvimos diariamente relatos de furos artesianos que estão secos e os aquíferos de profundidade também já não respondem às necessidades”, alertou hoje o presidente da ACORPSOR, Rui Varela, em declarações à agência Lusa.


As zonas mais complicadas, devido à seca, são Alter do Chão e Avis. Nestes concelhos existe a Barragem do Maranhão, um grande reservatório de água, mas o que é facto é que basta o agricultor estar afastado 500 a mil metros da quota máxima da barragem e já não tem acesso à água e há muita gente em dificuldade neste momento."
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artig...te-de-sor-lamentam-falta-de-apoios-do-governo
 
  • Gosto
Reactions: Cesar e Thomar

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Resumindo: A partir de do fim-de-semana volta o regime que estava no início do mês, muita nortada no litoral, água do mar a ficar mais fria e calor no interior.
 
  • Gosto
Reactions: Aine